Questões de Concurso Público IF-MT 2015 para Professor - Geografia
Foram encontradas 20 questões
Observe a figura.
Essa figura simboliza a Organização das Nações Unidas (ONU), que apresenta uma conotação política e
também técnica das projeções cartográficas. A qual projeção ela é categorizada?
Observe a figura.
(Fonte: http://www.not1.com.br/clima-e-massas-de-ar-do-brasil-mapas-e-climogramas-regioes-brasileiras/, 2012. Acesso em 20/07/2015.)
Sobre as massas de ar que atuam no território brasileiro, analise as afirmativas.
I - As massas de ar mPa e mTa possuem mais influência no inverno.
II - A mEa atua tanto no verão quando no inverno brasileiro, em especial na região Sul.
III - As massas de ar de maior influência no verão são a mEc e a mTa, pois atingem em conjunto todas as regiões brasileiras.
IV - As massas de ar mPa e mTa deslocam-se pelos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste brasileiro.
Estão corretas as afirmativas
O fenômeno de unificação física e ou funcional entre duas ou mais cidades contíguas ocorre devido ao grande crescimento demográfico.
Essa definição está relacionada
Sobre a economia globalizada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Auxilia na redução das discrepâncias econômicas entre os países na escala global e protege as culturas na escala local.
( ) Possibilita a integração de economias por meio do aparato tecnológico desenvolvido e difunde hábitos pelo mundo, como as redes de fast food.
( ) Proporciona, pelos meios da comunicação, maior visibilidade a culturas locais incluindo as minorias, os povos e culturas de recantos isolados do mundo.
( ) Por ser global, anulou a xenofobia e diminuiu consideravelmente os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta, em especial nos países da América Latina e da África Austral.
( ) As formações de blocos econômicos facilitam a circulação de mercadorias, proporcionando maiores mercados consumidores e investimentos de capital financeiro numa escala global.
Assinale a sequência correta.
Apresenta normalmente baixa fertilidade, exceto quando originados de rochas mais ricas em minerais essenciais às plantas, acidez e teor de alumínio elevados. Possuem boas condições físicas para o uso agrícola, associadas a uma boa permeabilidade por serem solos bem estruturados e muito porosos. Porém, devido aos mesmos aspectos físicos, possuem baixa retenção de umidade, principalmente os de textura mais grosseira em climas mais secos.
(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa)
O texto acima se refere aos solos
A figura abaixo ilustra características do território brasileiro.
A área em destaque ilustra um bioma e uma bacia hidrográfica, respectivamente:
Os conceitos balizadores da análise geográfica, na ótica de Milton Santos, são:
I - O cotidiano compartido entre as mais diversas pessoas, firmas, instituições-cooperação e conflito são a base da vida em comum. (SANTOS, 1997.)
II - É o conjunto de formas, que, num dado momento, exprime as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza. (SANTOS, 1997.)
III - É formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, [...] considerados [...] como um quadro único no qual a história se dá. (SANTOS, 1997.)
IV - É determinado pelas diferentes funções espaciais ou pelos diferentes usos espaciais, não é possível entendê-lo ignorando as relações políticas e econômicas [...]. (SANTOS, 1998.)
Marque a sequência com a correta identificação dos referidos conceitos.
No que diz respeito à relação entre as Escolas Geográficas nascidas no âmbito da Evolução do Pensamento Geográfico e a legitimação de interesses de determinados Estados-Nações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Determinismo Geográfico serviu para legitimar a política expansionista bismarckiana, na Alemanha, baseado na supremacia do meio sobre o homem.
( ) O Possibilismo Geográfico serviu para legitimar a política colonialista francesa na África e na Ásia, baseado na supremacia do homem sobre o meio.
( ) A Geografia Quantitativa nasceu nos EUA, serviu para legitimar a política de que o desenvolvimento e o subdesenvolvimento no mundo estão intimamente relacionados à adoção de políticas de planejamento.
( ) A Geografia Neopositivista nasceu na antiga URSS, baseada em críticas aos postulados utilizados pela
Nova Geografia inserida no mundo técnico e no enfrentamento à exploração das camadas populares
menos favorecidas da sociedade.
( ) A Geografia Crítica nasceu na França, com a obra de Paul Claval denominada “A Geografia Serve Antes de Mais Nada Para Fazer a Guerra”, baseada nos pressupostos da justiça social e na essência das lutas entre as classes sociais.
Assinale a sequência correta.
O modo de apropriação e uso dos recursos naturais e a produção e (re)produção do uso do solo estão vinculados à história do homem e dos desastres naturais ocorridos na Terra. Desde a formação dos primeiros agrupamentos humanos até a concepção das cidades modernas, os desastres têm gerado duros impactos na sociedade. O desequilíbrio na dinâmica dos ambientes naturais iniciou-se com a intensa intervenção das sociedades no processo de exploração dos recursos naturais, quando o homem passou de uma situação de nômade onde a atividade coletora era a base de sua sobrevivência para a fixação e cultivo dos solos com a Revolução Agrícola, gerando o excedente dos produtos, subsídio para o advento da Revolução Industrial e o surgimento das cidades e os grandes desastres naturais começam a aparecer. As primeiras cidades foram consolidadas, geralmente, sobre as planícies dos grandes rios, no litoral e nas encostas vulcânicas. Os solos próximos aos vulcões são ricos em minerais, essenciais para agricultura, que foram depositados pelas cinzas vulcânicas e derrames de lava. Desta forma, mesmo diante do perigo, a produtividade das terras fez com que os moradores dessas cidades absorvessem o risco de um desastre iminente. Com o passar dos séculos novas áreas foram povoadas e as cidades se solidificaram, formando densos aglomerados urbanos e os danos provocados pelos desastres passam a atingir maiores proporções. As consequências mais frequentes deixadas por esses episódios são: o elevado número de desabrigados e mortos, as doenças (leptospirose, traumas psicológicos etc.), as perdas de bens materiais, os assoreamentos e solapamentos dos rios, as quedas de pontes, os bloqueios de estradas, entre outros.
(NUNES, 2009.)
A partir do texto acima, sobre desastres naturais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As ações antrópicas também são consideradas responsáveis pelos desastres naturais, como enchentes, inundações urbanas e deslizamentos de encostas.
( ) No tocante aos deslizamentos de encostas, como as que ocorrem no Rio de Janeiro, a responsabilidade é da população que insiste em viver em áreas de risco.
( ) Além das enchentes, inundações e deslizamentos de encostas que são problemas socioambientais que ocorrem na estação chuvosa, as secas fazem parte dos grupos de risco de desastres naturais.
( ) Nos países desenvolvidos, raramente acontecem estes problemas socioambientais, pois possuem tecnologia e informações sobre o manejo de infraestrutura altamente especializadas.
( ) As enchentes urbanas são causadas pelas fortes chuvas, aliadas às “bocas de lobo” entupidas e à impermeabilização do solo que impede a percolação das águas pluviais.
Assinale a sequência correta.
É encontrado na atmosfera, sob forma gasosa, e nos oceanos em estado dissolvido. Através da fotossíntese realizada pelas plantas verdes, terrestres e aquáticas, ele é captado e transformado em carboidrato, servindo a partir deste momento, de alimento para os seres vivos, através das cadeias tróficas. A base desta cadeia é representada pelos vegetais. Em qualquer nível, se houver morte, a matéria será atacada pelos decompositores para ser reintegrada aos ciclos biogeoquímicos.
(TROPMMAIR, 2001.)
O texto acima se refere ao Ciclo do
A coluna da esquerda apresenta as denominações da classificação de bacias hidrográficas e a da direita, o significado de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Arreica
2 - Exorreica
3 - Endorreica
4 - Criptorreica
( ) Escoa as águas dos rios em direção aos oceanos.
( ) Escoa as águas para o interior do continente.
( ) Escoa as águas em áreas cársticas gerando lagos subterrâneos, como nas grutas.
( ) O escoamento não é favorecido pela estrutura do relevo, como em áreas desérticas.
Marque a sequência correta.
Sobre as projeções cartográficas, analise as afirmativas.
I - As projeções permitem representar a superfície esférica da Terra em um plano, mas todas apresentam discrepâncias em relação ao real.
II - As projeções mais comuns encontradas nos livros de geografia são a cilíndrica, a cônica e a azimutal.
III - A projeção de Mercator é a mais utilizada nos mapas de navegação marítima, entretanto ela não conserva a proporcionalidade dos polos.
IV - A projeção de Peters é uma projeção cilíndrica e conserva a proporcionalidade das áreas.
Estão corretas as afirmativas
A coluna da esquerda apresenta variáveis climáticas e a da direita, a denominação das isolinhas pelas quais podem ser expressas na representação cartográfica. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Temperatura do ar
2 - Umidade relativa do ar
3 - Velocidade do vento
4 - Chuvas
5 - Pressão atmosférica
( ) Isótocas
( ) Isotermas
( ) Isóbaras
( ) Isoietas
( ) Isoígras
Marque a sequência correta.
Um dos problemas que tem sido identificados na discussão sobre impacto socioambiental enquanto categoria de interpretação dos processos de degradação socioambiental diz respeito às maneiras distintas, e mesmo conflitantes, pelas quais tal noção tem sido apropriada pelas agendas verde e marrom.
(FERNANDES, 2014.)
Sobre as agendas marrom e verde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As discussões sobre a poluição industrial nas cidades fazem parte da agenda marrom.
( ) O discurso ambientalista faz parte da agenda verde.
( ) O discurso das questões ambientais da agenda verde tem sido focado no conceito de socioambiental.
( ) A noção de impacto ambiental surgiu na década de 1960, mais especificamente, no contexto da discussão da agenda marrom.
( ) A agenda verde surgiu no contexto das discussões da Conferência de Estocolmo na década de 1970.
Assinale a sequência correta.
“TEMPERATURA CAI PARA 14 GRAUS EM CUIABÁ NESTA SEXTA; CHEGA A 11 EM CHAPADA”
Nesta sexta-feira (19), a temperatura cai para 14 graus na capital, desce ainda mais, para 11 graus, na Chapada dos Guimarães, chega a 15 graus em Rondonópolis e a 13 em Cáceres.
(KEKA WERNECK.Disponível em http://www.reportermt.com.br/18.06.2015. Acesso em 02.07.2015.)
Normalmente, ocorrem episódios do fenômeno da friagem na estação seca (inverno) no Mato Grosso localizado em zonas tropicais. Nessas ocasiões o tempo local apresenta baixas temperaturas, aumento da umidade relativa, presença de ventos e chuvas que são características da chegada de frentes frias na região.
A partir desse episódio de tempo e dos estudos da Climatologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As frentes frias são formadas pelo encontro de uma massa de ar frio e uma massa de ar quente com magnitudes semelhantes nos valores de temperaturas.
( ) Os Centros de Alta Pressão (AP) apresentam maiores valores de pressão atmosférica na área central da isóbara.
( ) Os pontos de igual valor de radiação solar podem gerar os Centros de Alta Pressão (AP) e Baixa Pressão (BP).
( ) Os Centros de Baixa Pressão (BP) apresentam menores valores de pressão atmosférica na área central de suas isóbaras.
( ) Os ventos comandam a trajetória das frentes e, para isso, saem do Centro de Alta Pressão (AP) para um Centro de Baixa Pressão (BP).
Assinale a sequência correta.