Questões de Concurso Público UFMT 2016 para Enfermeiro
Foram encontradas 15 questões
I - A palavra mal está empregada no texto como adjetivo e sua forma no plural é males. II - Em Esses são alguns dos nós na cartilha de gestão das universidades, o termo nós apresenta sentido de obstáculo, dificuldade. III - Em Os concursos públicos recrutam gente que terá sua vaga garantida até a sua aposentadoria, à revelia dos resultados obtidos ao longo do trabalho., os pronomes que e sua funcionam como elementos coesivos e retomam o sentido do mesmo termo anterior. IV - Os substantivos busca e escolhas são formados a partir do infinitivo dos verbos buscar e escolher, daí serem denominados deverbais.
Estão corretas as afirmativas
( ) As formas verbais trabalhar e acarretar são formas nominais, pois podem também, em contextos linguísticos diferentes do atual, desempenhar funções próprias dos nomes, a exemplo de o passar do tempo. ( ) O futuro do presente indica uma ação a ser ainda realizada em relação ao tempo atual, a exemplo de manisfestarão no texto. ( ) A forma atuava, no pretérito imperfeito, indica uma ação já realizada antes de um outro fato também já concluído. ( ) Sabem e podem são formas verbais do presente do indicativo e estão pluralizadas pois ligam-se ao mesmo termo: muitos. ( ) O tempo verbal pretérito perfeito do indicativo serve para indicar uma ação que foi realizada e concluída no passado, como a forma circularam.
Assinale a sequência correta.
I - A autora se mostra indignada contra as vergonhas perpetradas no país e estende esse sentimento aos leitores da revista. II - Lya comenta, de forma intolerante, ações e atitudes acontecidas no país contra as quais incita os leitores a lutar. III - Luft, a partir da fala da pessoa que assaltou uma conhecida, volta-se para fatos atuais do país, já apontados anteriormente como insanidades.
Está correto o que se afirma em
( ) A expressão historinha real constitui uma contradição, o diminutivo minimiza o fato mesmo com o uso do adjetivo real, sugerindo não ser real. ( ) O pronome comigo, assim como contigo e consigo, deve sempre vir acrescido dos vocábulos próprio/própria e mesmo/mesma para reforçar ainda mais a reflexividade. ( ) Os advérbios incansavelmente e instintivamente foram usados com diferentes funções: o primeiro marca a posição da autora frente ao que ela fala e o segundo refere-se ao modo como a conhecida da autora se encolheu. ( ) A autora aprofunda a imagem negativa das insanidades por meio de adjetivos e expressões adjetivas, em Frases sem sentido, afirmações loucas, brigas despudoradas. ( ) No trecho É pra ver se tu tem arma, dona, a linguagem oral é marcada por redução de palavra e pela não concordância entre sujeito e verbo.
Assinale a sequência correta.
I - Os vocábulos sempre, também, ou e até pertencem à mesma classe gramatical, advérbio, pois que circunstanciam um verbo ou um adjetivo. II - As orações Desfiles, tendências. e Mas muitas sim. são exemplos de frases nominais e se diferenciam de A idade média dos modelos aumentou., que não é nominal. III - Em Nem todas as agências fazem., o verbo fazer estabelece ligação de sentido com ideia dita anteriormente: agências permitem que seus modelos prestem serviços sexuais aos clientes. IV - O trecho Até há algum tempo atrás apresenta o verbo haver com sentido de existir e o advérbio atrás empregado inapropriadamente.
Está correto o que se afirma em
I - Alguns adjetivos têm seu sentido alterado se colocados antes do substantivo, é o caso de novos hábitos e novas marcas. II - Em Para conquistá-lo, o pronome remete ao sentido do termo produto, ambos em perfeita concordância: singular e masculino. III - A palavra que nos trechos discutiu os novos hábitos de um consumidor que já não faz questão de ter um carro e citou uma pesquisa com jovens mostrando que 71% deles comprariam um carro exerce diferentes funções, pronome relativo no primeiro e conjunção integrante no segundo. IV - Os termos sensação e relação fazem o plural de igual forma, mas diferentemente dos termos capitão e guardião.
Está correto o que se afirma em
africanas nos casamentos de escravos na fronteira oeste da América Portuguesa - Mato Grosso – Séculos XVIII e XIX. Cuiabá: Carlini e Caniato, 2012.)
I - Os escravos, ao chegarem ao Brasil, se identificavam na alfândega pela região de procedência na África. II - O sistema escravista no Brasil tratava os escravos como se todos fossem iguais em origem e língua. III - Os escravos no Brasil procuravam aproximar-se de outros escravos com os quais tivessem alguma similaridade. IV - O sistema escravista no Brasil, principalmente em Mato Grosso, buscava escravos negros com práticas culturais acessíveis.
Está correto o que se afirma em
africanas nos casamentos de escravos na fronteira oeste da América Portuguesa - Mato Grosso – Séculos XVIII e XIX. Cuiabá: Carlini e Caniato, 2012.)
( ) O conector ainda que indica sentido de concessão e pode ser substituído por embora, que apresenta o mesmo valor semântico. ( ) As expressões na maioria das vezes e sempre que possível estão virguladas antes e depois porque indicam tempo. ( ) A expressão parceiros de infortúnio pode ser entendida como pessoas nas mesmas condições de escravidão. ( ) Os pronomes los e lhes funcionam como elementos coesivos e retomam o sentido do mesmo termo.
Assinale a sequência correta.
(HIDALGO, César. Revista Veja, ed. 2439.)
Nesse trecho, Hidalgo defende que a educação por si só não basta para o desenvolvimento de um país. Sobre o argumento que utiliza para embasar essa tese, assinale a afirmativa correta.