Questões de Concurso Público UFMT 2016 para Enfermeiro
Foram encontradas 2 questões
O Brasil é um país de dimensões continentais com amplas desigualdades regionais e sociais. O SUS aumentou o acesso ao cuidado com a saúde para uma parcela considerável da população brasileira nas últimas décadas. Em relação às Políticas de Saúde no Brasil, analise as assertivas.
I - Na República Velha, foi criado o primeiro Conselho de Saúde no Brasil, sendo considerado um marco principal da Saúde Pública moderna. Quanto melhores as condições de vida da população, tanto maiores seriam as possibilidades econômicas de um país.
II - A reforma do setor de saúde brasileiro ocorreu de forma separada do processo de democratização, tendo sido liderada por profissionais da saúde e pessoas de movimentos e organizações da sociedade civil.
III - A implementação do SUS foi complicada pelo apoio estatal ao setor privado, pela concentração de serviços de saúde nas regiões mais desenvolvidas e pelo subfinanciamento crônico.
IV - O SUS conseguiu melhorar amplamente o acesso à atenção básica e de emergência, atingir uma cobertura universal de vacinação e assistência pré-natal e investir fortemente na expansão dos recursos humanos e de tecnologia.
Estão corretas as assertivas
A informação é instrumento essencial para tomada de decisões. Nesta perspectiva, representa imprescindível ferramenta à vigilância epidemiológica, por constituir fator desencadeador do processo “informação-decisão-ação”, tríade que sintetiza a dinâmica de suas atividades que, devem ser iniciadas a partir da informação de um indício ou suspeita de caso, de alguma doença ou agravo. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Sinan
2 - Sinasc
3 - Sisvan
4 - SIH/SUS
( ) É um sistema importante para conhecimento da situação de saúde e gestão de serviços, reúne informações de cerca de 70% dos internamentos hospitalares.
( ) Tem como instrumento padronizado de coleta de dados a Declaração de Nascido Vivo (DN), cuja emissão é de competência exclusiva do Ministério da Saúde.
( ) É alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos constantes da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde regionalmente importantes.
( ) Instrumento utilizado para manter o diagnóstico da situação de saúde do município, estados e País, diagnosticando os problemas referentes à situação alimentar e nutricional que possuam relevância em termos de Saúde Pública num determinado território.
Assinale a sequência correta.