Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea Grande - MT 2018 para Médico- Clínico Geral
Foram encontradas 49 questões
( ) Ocorre aumento da habilidade de captação de glicose pela insulina. ( ) Há declínio progressivo do enchimento ventricular cardíaco. ( ) Ocorre redução dos níveis de hemoglobina, levando à anemia relacionada à idade. ( ) Espera-se que haja declínio da função renal. ( ) Há diminuição da capacidade de troca de O2 nos alvéolos pulmonares. Assinale a sequência correta
Sobre a conduta terapêutica para um homem de 55 anos de idade, raça branca, previamente sadio, sem comorbidades e diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica há duas semanas, considere as afirmativas.
I - Na ausência de comorbidade, pode-se utilizar alfabloqueador em monoterapia, pois é eficaz em longo prazo e poderá reduzir os sintomas se o paciente vier a apresentar hipertrofia prostática benigna.
II - Há evidências de que o uso de ácido acetilsalicílico em baixa dose nesses casos não reduz o risco cardiovascular, já que não apresenta comorbidades.
III - Os inibidores da enzima conversora de angiotensina não podem ser utilizados como monoterapia.
IV - A opção por terapia combinada de um bloqueador do canal de cálcio com inibidor da renina é reconhecida como eficaz para esses casos.
Estão corretas as afirmativas
Sobre as doenças sexualmente transmissíveis, considere as seguintes afirmativas.
I - O cancro duro, ou lesão primária da sífilis, aparece, em geral, em torno do 21.º dia da prática sexual sem uso de preservativo e é indolor.
II - O tratamento medicamentoso preferencial para infecções por Chlamydia trachomatis envolve o uso de macrolídeos e a presença desse patógeno pressupõe a necessidade de investigação concomitante de Neisseria gonorrhoeae.
III - Em sua evolução, a infecção pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) pode associar-se a dermatites, estrongiloidíase, uveíte e Síndrome de Sjögren.
IV - As hepatites B e E são de transmissão preferencialmente via parenteral e sexual, sendo também consideradas como doenças sexualmente transmissíveis.
Estão corretas as afirmativas
Sobre os métodos diagnósticos do tromboembolismo pulmonar (TEP), considere as afirmativas.
I - O raio X de tórax pode ser normal e, na presença de dispneia de causa não definida, aumenta o valor preditivo positivo para TEP agudo.
II - Atelectasias laminares de base e derrame pleural discreto são possíveis achados ao raio X de tórax.
III - A dosagem do dímero D tem alta sensibilidade e baixa especificidade diagnóstica de TEP.
IV - S1-Q3-T3 tem baixa sensibilidade e alta especificidade diagnóstica de TEP.
Estão corretas as afirmativas
O eletrocardiograma mostrado abaixo é de um paciente masculino, 68 anos, hipertenso, dislipidêmico e extabagista. Chega à UPA com queixa de dor no peito em aperto, com irradiação para membro superior esquerdo, acompanhada de náuseas e sudorese fria, com duração de 2 horas, sem outras comorbidades.
O laudo conclusivo e a conduta recomendada são:
Sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É uma doença frequente, prevenível e curável. Caracteriza-se por obstrução ao fluxo de ar, persistente e geralmente progressiva.
( ) A deficiência de α-1-antitripsina (AAT) é uma doença genética associada com altos níveis da proteína AAT e maior risco de desenvolver DPOC.
( ) A tosse é o sintoma mais frequente no portador de DPOC.
( ) Parar de fumar aumenta a sobrevida, reduz a mortalidade, mas não retarda a progressão da doença.
( ) A espirometria é essencial para confirmar o diagnóstico.
Assinale a sequência correta.