Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea Grande - MT 2018 para Médico- Clínico Geral
Foram encontradas 4 questões
Sobre os métodos diagnósticos do tromboembolismo pulmonar (TEP), considere as afirmativas.
I - O raio X de tórax pode ser normal e, na presença de dispneia de causa não definida, aumenta o valor preditivo positivo para TEP agudo.
II - Atelectasias laminares de base e derrame pleural discreto são possíveis achados ao raio X de tórax.
III - A dosagem do dímero D tem alta sensibilidade e baixa especificidade diagnóstica de TEP.
IV - S1-Q3-T3 tem baixa sensibilidade e alta especificidade diagnóstica de TEP.
Estão corretas as afirmativas
Sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É uma doença frequente, prevenível e curável. Caracteriza-se por obstrução ao fluxo de ar, persistente e geralmente progressiva.
( ) A deficiência de α-1-antitripsina (AAT) é uma doença genética associada com altos níveis da proteína AAT e maior risco de desenvolver DPOC.
( ) A tosse é o sintoma mais frequente no portador de DPOC.
( ) Parar de fumar aumenta a sobrevida, reduz a mortalidade, mas não retarda a progressão da doença.
( ) A espirometria é essencial para confirmar o diagnóstico.
Assinale a sequência correta.
A bronquiolite viral aguda sazonal é uma doença em que ocorre inflamação das vias aéreas de pequeno calibre, levando a quadro obstrutivo de intensidade variável, precedida por infecção de vias aéreas superiores. Tipicamente inicia-se com coriza e febre baixa que progride com tosse, taquipneia, sibilos, estertores subcrepitantes e sinais de desconforto respiratório. [...] Embora de ocorrência universal, ganha maior importância quando acometem prematuros, portadores de cardiopatias congênitas e de doença pulmonar crônica da prematuridade, grupos considerados de maior morbimortalidade. Em relação às bronquiolites, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O metapneumovírus tem sido envolvido como o 2.º agente etiológico mais frequente em alguns estudos, mas o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) ainda é o agente mais frequente. Merecem destaque também o rinovírus, influenza, parainfluenza tipo 3, adenovírus, enterovírus e o Mycoplasma pneumoniae, que, apesar de não ser um vírus, é citado na literatura como causa.
( ) Tiragem intercostal e/ou xifoidiana é o parâmetro de maior sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de infecção de vias aéreas inferiores em crianças.
( ) O diagnóstico é essencialmente clínico, entretanto a pesquisa do agente etiológico por imunofluorescência indireta é a melhor ferramenta diagnóstica.
( ) O RX de tórax pode evidenciar hiperinsuflação, retificação diafragmática, infiltrados peribroncovasculares e atelectasias segmentares.
Assinale a sequência correta.