Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea Grande - MT 2018 para Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Foram encontradas 12 questões
I - Em tem um enorme poder de absorção, como uma esponja maleável. (trecho 1), o termo como apresenta função de preposição e pode, em outros contextos, pertencer a outra categoria gramatical. II - Em Só não podemos deixar de encarar (trecho 1), a palavra só denota exclusão, assim como jamais em A mensagem jamais pode ser. III - O operador argumentativo De outro lado (trecho 2) dá início a uma contraposição a algo dito anteriormente: a criança que teve grandes incentivos tem vantagens na vida. IV - As conjunções Se (trecho 1) e mas (trecho 2) apresentam valor semântico de condição e de oposição respectivamente às orações às quais se relacionam. V - As palavras tão (trecho 1) e bem (trecho 2) exercem a função de advérbio, de intensidade e de modo, respectivamente.
Estão corretas as afirmativas
Sobre os recursos linguísticos usados para a construção da coesão do texto, assinale a afirmativa INCORRETA.
“Todo mundo tem tchá fala, cuiabano também tem! Tchupa, tchupa o cadju doce, põe o pêtche no djacá, pintcha fora a trixteza, pãnha o môtcho, vem cestear! Tchá por Deus, o quê que é esse?”
A respeito de variedades linguísticas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A fala exemplificada no texto constitui uma variedade social, bastante diferente da norma de prestígio, contra a qual entra em conflito. ( ) As variedades linguísticas decorrem do fato de as línguas serem dinâmicas e sensíveis a fatores como região geográfica, escolaridade, idade e outros. ( ) O preconceito linguístico tem base na expectativa de que todas as pessoas de uma comunidade falem da mesma maneira, o que pressupõe uma forma correta de uso da língua e outras erradas. ( ) Na escola, lugar onde se ensina a norma culta da língua, deve-se aceitar que as crianças usem somente essa variedade. ( ) No texto, estão marcadas, de forma predominante, as diferenças de pronúncia que o cuiabano apresenta no uso da língua.
Assinale a sequência correta.
I - Em Se você parar para ver, o pronome de tratamento remete a um leitor específico, não a qualquer leitor da propaganda. II - A frase final constitui a síntese das ideias apresentadas ao longo do texto: a função benéfica da música contrapondo-se ao que o mundo faz de não benéfico. III - O trecho A música fala todas as línguas. refere-se ao quanto a música atinge em todo o mundo, em qualquer língua em que é composta. IV - A predominância dos verbos no presente do indicativo indica que as ações atribuídas à música têm caráter habitual e aspecto durativo, de permanência.
Estão corretas as afirmativas
A vírgula é um sinal de pontuação essencial para a organização de um texto, contribuindo para a coesão e ordenação das ideias. Acerca do uso de vírgulas no texto acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em A Educação em Direitos Humanos trata do ensino de valores, que são necessariamente aprendidos nas experiências de vida, a vírgula está separando a oração adjetiva explicativa da principal. ( ) Em o período mais importante de formação das pessoas, que vai da infância à juventude, a vírgula indica que as orações são coordenadas assindéticas. ( ) Em Entre todos esses contextos, a escola é, a vírgula sinaliza que a expressão adverbial está fora de seu lugar habitual. ( ) Em É, portanto, uma inalienável tarefa dos educadores, as vírgulas está indicando uma conjunção intercalada.
Assinale a sequência correta.
• A transformação na Educação exige professores preparados para uma nova prática. • Os professores devem atender também às pessoas com deficiência. • A inclusão de pessoas com deficiência faz parte do paradigma de uma sociedade democrática, comprometida com o respeito aos cidadãos e à cidadania. • A formação continuada tem um papel fundamental na prática profissional.
Reescrevendo essas frases em um único período, com as modificações pertinentes e com coesão e coerência, como ficaria?
Os gêneros textuais não devem ser trabalhados isoladamente como uma matéria ou conteúdo a ser ensinado. Os alunos não precisam classificar os textos ou memorizar todos os gêneros textuais, pois não seriam capazes. A escola deve propor situações didáticas onde o aluno possa utilizar também a linguagem oral em diferentes situações comunicativas.
PORQUE
O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. Segundo Schneuwly & Dolz (2004), “é através dos gêneros que as práticas de linguagem materializam-se nas atividades dos aprendizes”
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Frente a essas considerações, analise a situação a seguir.
Jucineide é professora de uma classe de alfabetização. No início do ano letivo, pediu para as crianças que escrevessem um texto sobre o que quisessem. Três textos apresentados pelos alunos chamaram a atenção da professora:
Gustavo – A nave espacial deceu no quintau da caza da vó e sairu estraterreste prafora dexando todo mundo com medu porque eles tinha um cabessão verde cum olho só no meiu da testa. − Deuz meu, oque tá acontessendo aqui? Os homes corrião, as mulher gritavão...
Leonardo – Zeca e eu fomu pescá e daí ele jogou a linha. De rrepente ela puxô e ele pegô pex dus grandei. Então ele disse: − Hogi vai sê uma pescaria daquelas mais comesou chovê a agua ficou suja aí o ansol enroscô e nois fumo imbora...
José Pedro – Eles sartaro da crasse e foro pegá kiba de cigarro mais a zeladora viu e cagetô pra diretora.. A diretora pois eles di castigu e falô que so sortava eles quando o pai vinhesse.
A análise linguística desses textos aponta que o trabalho do professor deve enfocar