Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea Grande - MT 2018 para Profissional de Nível Superior completo do SUS - Psicólogo
Foram encontradas 20 questões
No Brasil, a Reforma Sanitária e a Reforma Psiquiátrica tornaram-se lutas para garantia do direito à saúde dos seus cidadãos. Deste modo, percebem-se como indissociáveis as ações, tanto da Atenção Básica quanto da Saúde Mental, sendo assim, com o objetivo de ampliar a abrangência das ações da Atenção Básica, foram criados os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Considerando a inserção do Psicólogo nessa equipe que atua de maneira integrada e oferece apoio aos profissionais da Atenção Básica, analise as ações.
I - Discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos.
II - Educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade.
III - Direção das atividades realizadas em equipe, escuta ativa e acolhedora, como porta de entrada do usuário.
IV - Ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes.
São ações do Psicólogo na equipe:
Os CAPS têm como proposta o desenvolvimento de várias atividades, tais como em grupos, individuais, outras são destinadas às famílias e outras comunitárias, sendo assim, quando o usuário é atendido em um desses dispositivos de saúde mental, tem acesso a vários recursos terapêuticos. No que diz respeito à Psicologia, uma das vertentes teóricas que pode ser utilizada para atuar neste campo de trabalho é a Abordagem Centrada na Pessoa. Sobre esse referencial teórico, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pessoas possuem dentro de si vastos recursos para a autocompreensão e para modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo. Esses recursos podem ser ativados se houver um clima permeado por atitudes psicológicas facilitadoras.
( ) Ratificando a relevância das atitudes facilitadoras, há grande número de resultados de pesquisas que demonstram que, quando essas condições facilitadoras estão presentes, ocorrem mudanças efetivas na personalidade e no comportamento. Essas pesquisas vêm sendo realizadas desde 1949.
( ) Em cada organismo, não importa em que nível, há um fluxo subjacente de movimento em direção à realização construtiva das possibilidades que lhe são inerentes. Há também nos seres humanos uma tendência natural a um desenvolvimento mais completo e mais complexo.
( ) Pouco importa que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento e sua reprodução.
Assinale a sequência correta.
O Conselho Federal de Psicologia publicou, em julho de 2016, a Nota Técnica Parâmetros para atuação das e dos profissionais de Psicologia no âmbito Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Sobre as Orientações Gerais ao profissional Psicólogo, analise as assertivas.
I - A atuação profissional da Psicóloga e do Psicólogo no SUAS deve se sustentar no princípio da garantia de direitos, fundante da Política de Assistência Social. Para isso, baseará sua prática nos campos teóricos e metodológicos que contemplam a visão crítica da realidade social, a sua historicidade, as lutas políticas e as relações de poder.
II - A Psicologia Social, em suas diversas abordagens, é privilegiada em possibilitar o entendimento crítico que o profissional deve ter ao construir seu fazer, a partir das diferentes metodologias ou campos teóricos com os quais dialoga, para contemplar a construção do trabalho coerente com os direitos, as demandas e as necessidades sociais do público usuário/sujeito de direitos dessa política.
III - Com apoio em metodologia de trabalho interdisciplinar e intersetorial, a atuação da Psicóloga e do Psicólogo no SUAS compreende a construção de abordagens ética, técnico-científica, reflexiva, preventiva e participativa, com a centralidade na garantia de direitos, visando ao desenvolvimento de potencialidades e da heteronomia dos sujeitos.
IV - Aos profissionais de Psicologia atuantes no SUAS cabe a realização de intervenções crítico-reflexivas para com/junto às condições de vida do sujeito de direitos e suas famílias, face ao contexto social em que estão inseridos, bem como favorecer a análise crítica das condições de vida do sujeito de direitos, sujeitos do processo de atendimento, face ao contexto social mais amplo.
Está correto o que se afirma em
O gráfico seguinte mostra a série histórica dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Brasil , entre 1998 e 2015, conforme consta no Relatório de Saúde Mental no SUS (Gestão 2011-2015).
Nessa escala crescente de implantação, os CAPS surgiram para atender às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, em um dado território, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico. Sobre tipos de atendimentos desse serviço substitutivo em saúde mental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Não Intensivo: oferecido quando a pessoa não precisa de suporte contínuo da equipe para viver em seu território e realizar suas atividades na família e/ou no trabalho, sendo atendida todos os dias durante o mês, com acompanhamento em atendimento domiciliar. ( ) Semi-intensivo: nessa modalidade de atendimento, o usuário pode ser atendido até 12 dias no mês. Essa modalidade é oferecida quando o sofrimento e a desestruturação psíquica da pessoa diminuíram, melhorando as possibilidades de relacionamento, mas a pessoa ainda necessita de atenção direta da equipe para se estruturar e recuperar sua autonomia. Esse atendimento pode ser domiciliar, se necessário. ( ) Intensivo: trata-se de atendimento diário, oferecido quando a pessoa se encontra com grave sofrimento psíquico, em situação de crise ou dificuldades intensas no convívio social e familiar, precisando de atenção contínua. Esse atendimento pode ser domiciliar, se necessário. ( ) Super-intensivo: permanência diurna e noturna com hospitalização especializada e uso de medicamentos para redução dos sintomas da doença e que frequentemente não favorece a melhora do paciente por provocar o isolamento social e a perda de laços afetivos. Assinale a sequência correta.