Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea Grande - MT 2018 para Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social - Arquiteto

Foram encontradas 19 questões

Q1304328 Arquitetura
Para projetar proteções solares, é necessário o conhecimento da máscara de sombra que cada tipo de brise proporciona. Sobre essa temática, assinale a máscara de sombra correspondente ao brise vertical infinito.
Alternativas
Q1304329 Arquitetura
A norma técnica NBR 15220:2005 define absortância como o quociente da taxa de radiação solar absorvida por uma superfície pela taxa de radiação solar incidente sobre essa mesma superfície. Essa propriedade está relacionada a qual característica do material?
Alternativas
Q1304330 Arquitetura
Qualquer terreno com declividade está exposto aos efeitos das chuvas. O alagamento ou a erosão dependerá da natureza do solo, de sua permeabilidade, de sua inclinação e de como se encontra coberto. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Se a declividade é pequena, o terreno alaga facilmente; se é grande, a água que o percorre adquire velocidade e produz erosão. ( ) Qualquer declividade está exposta à erosão, dependendo da natureza do material, do ângulo de inclinação e da cobertura vegetal. ( ) Quando coberto por vegetação rasteira densa e firme ou outro tipo de planta, o terreno em declive geralmente é instável. ( ) A grama pode ser um elemento vegetal importante na estabilização de encostas, na medida que dificulta a erosão do solo.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1304331 Arquitetura
A NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – estabelece que todo degrau ou escada deve ter sinalização visual na borda do piso, em cor contrastante com a do acabamento, medindo entre 2 cm e 3 cm de largura, conforme imagem.

Imagem associada para resolução da questão
Qual a extensão mínima da sinalização restrita à projeção dos corrimãos laterais (X) ilustrada na imagem anterior?
Alternativas
Q1304332 Arquitetura
O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais. O elemento definido como a aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante e tem a função de captar águas é:
Alternativas
Q1304333 Arquitetura
A fissuração das paredes pode ser considerada como causa mais frequente de falha de desempenho da alvenaria. As fissuras, entretanto, prejudicam a estética, o conforto do usuário, a estanqueidade da construção, ou seja, as condições de serviços deixam de ser atendidas. A coluna de cima apresenta as causas de fissuras em alvenarias e a de baixo, a origem de cada uma. Numere a coluna de baixo de acordo com a de cima.
1 - Efeitos externos 2 - Mudanças volumétricas dos materiais 3 - Interação com outros elementos estruturais
( ) Atuação das cargas variáveis e movimentação das fundações. ( ) Elementos estruturais retraem-se ou dilatam, ou induzem a deformações excessivas na alvenaria. ( ) Retração, mudanças de temperatura e de umidade.

Marque a sequência correta.
Alternativas
Q1304335 Arquitetura
Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Classificam-se em diretas e indiretas, de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As fundações indiretas podem ser subdivididas em rasas e profundas. ( ) Fundações diretas transferem as cargas para camadas de solo capazes de suportá-las, sem deformar-se exageradamente. ( ) As fundações diretas são todas profundas, devido às dimensões das peças estruturais. ( ) Fundações indiretas transferem as cargas por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por efeito de ponta.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1304336 Arquitetura
A NBR 8403/84 - Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas – Larguras das linhas – fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes. A coluna de cima apresenta a denominação da linha e a de baixo, a aplicação geral de cada uma. Numere a coluna de baixo de acordo com a de cima.
1 - Contínua larga 2 - Contínua estreita 3 - Traço e ponto estreita 4 - Tracejada larga
( ) Linhas de centro ( ) Contornos não visíveis ( ) Arestas visíveis ( ) Hachuras
Marque a sequência correta. 
Alternativas
Q1304337 Arquitetura
O vento influencia significativamente na ambiência dos espaços arquitetônicos e urbanos e, consequentemente, na sensação térmica de seus usuários. Por meio de adequada proposta urbano-arquitetônica e paisagística, é possível amenizar efeitos indesejáveis, visto que a vegetação permite controlar a direção e a velocidade do vento. Sobre a temática, assinale a assertiva correta.
Alternativas
Q1304338 Arquitetura
Quanto às obrigações gerais presentes no Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I - Estabelece como regra que o arquiteto e urbanista deve responsabilizar-se pelas tarefas ou trabalhos executados por seus auxiliares, equipes, ou sociedades profissionais que estiverem sob sua administração ou direção, e assegurar que atuem em conformidade com os melhores métodos e técnicas. II - Recomenda que o arquiteto e urbanista deve aprimorar seus conhecimentos nas áreas relevantes para a prática profissional, por meio de capacitação continuada, visando à elevação dos padrões de excelência da profissão. III - Recomenda que o arquiteto e urbanista deve declarar-se impedido de assumir responsabilidades profissionais que extrapolem os limites de suas atribuições, habilidades e competências, em seus respectivos campos de atuação. IV - Estabelece como regra que o arquiteto e urbanista deve defender o direito de crítica intelectual fundamentada sobre as artes, as ciências e as técnicas da Arquitetura e Urbanismo, colaborando para o seu aperfeiçoamento e desenvolvimento.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1304339 Arquitetura
Quanto à Resolução n.º 51, de 12 de julho de 2013, que especifica as atividades, atribuições e campos de atuação privativos dos arquitetos e urbanistas e os que são compartilhados entre estes e os profissionais legalmente habilitados em outras profissões regulamentadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ficam especificadas como privativas dos arquitetos e urbanistas, na área de atuação de Arquitetura e Urbanismo, o projeto arquitetônico de edificação ou de reforma de edificação, o ensino de teoria, história e projeto de arquitetura em cursos de graduação e projeto de arquitetura de interiores. ( ) Ficam especificadas como privativas dos arquitetos e urbanistas, na área de atuação de conforto ambiental, o projeto de arquitetura da iluminação do edifício e do espaço urbano e o projeto de acessibilidade e ergonomia da edificação. ( ) Ficam especificadas como privativas dos arquitetos e urbanistas, na área de atuação da Topografia, a elaboração e interpretação de levantamentos topográficos cadastrais para a realização de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo. ( ) As áreas de atuação dos arquitetos e urbanistas constantes do art. 2.º da Lei n.º 12.378/2010, que não lhes sejam privativas nos termos do art. 2.º dessa Resolução, constituem áreas de atuação compartilhadas entre os profissionais da Arquitetura e Urbanismo e os de outras profissões regulamentadas.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1304340 Arquitetura
Em um terreno com dimensões de 12 m × 30 m, foi construída uma edificação com 4 pavimentos de 180 m² cada. Qual o coeficiente de ocupação desse edifício?
Alternativas
Q1304341 Arquitetura

O sistema formal descrito no Livro 1 do tratado de Vitrúvio está fundamentado na noção de composição realizada a partir de elementos, podendo-se agrupar os termos da teoria em dois grandes grupos: o de princípios, que determinam condições para excelência arquitetônica, e o de procedimentos, que auxiliam o arquiteto no controle do projeto. A coluna de cima apresenta alguns desses princípios de composição e a de baixo a definição de cada um. Numere a coluna de baixo de acordo com a de cima.
1 - Equilíbrio 2 - Escala 3 - Ênfase 4 - Ritmo
( ) Está associado à maneira que os elementos estão dispostos no ambiente, identificando-o como uma unidade. (  ) Pressupõe a coexistência de elementos dominantes e subordinados na composição de um interior. ( ) É um fluxo de movimento que pode ser medido ou controlado e geralmente é produzido por uma ordenação de vários elementos diferentes. ( ) Refere-se ao tamanho de uma coisa relacionada a um padrão conhecido ou a uma constante conhecida.
Marque a sequência correta. 
Alternativas
Q1304342 Arquitetura
Considerando o exposto na NBR 9077, que trata de saídas de emergência em edifícios, qual dos modelos de corrimão, ilustrados a seguir, é considerado “não aceitável” para instalação em saídas de emergência?

Alternativas
Q1304343 Arquitetura
Um sistema de drenagem de águas pluviais é composto por uma série de unidades e dispositivos hidráulicos para os quais existe uma terminologia própria. Sobre essa temática, analise a ilustração a seguir.

Imagem associada para resolução da questãoImagem associada para resolução da questão
Assinale a alternativa que denomina corretamente os dispositivos hidráulicos numerados na ilustração.
Alternativas
Q1304344 Arquitetura

O uso irracional dos sistemas de iluminação artificial pode causar impactos indesejáveis no meio ambiente, como danos à flora, desorientação dos animais, além do consumo excessivo de energia. É fundamental o conhecimento aprofundado sobre as lâmpadas e sistemas de iluminação para desenvolver projetos de iluminação mais conscientes. A coluna de cima apresenta grandezas relacionadas à luminotécnica e a de baixo, o conceito de cada uma. Numere a coluna de baixo de acordo com a de cima.
1 - Intensidade Luminosa 2 - Fluxo Luminoso 3 - Índice de Reprodução de Cor 4 - Temperatura de Cor 5 - Iluminância
( ) Indica o fluxo luminoso de uma fonte de luz que incide sobre uma superfície situada a certa distância desta fonte. ( ) É a radiação total da fonte luminosa, entre os limites de comprimento de onda 380 nm e 780 nm. ( ) Fluxo Luminoso irradiado na direção de um determinado ponto. ( ) Descreve uma determinada fonte de luz pela comparação com a cor de um corpo negro à medida que se altera sua temperatura. ( ) Capacidade de a luz incidente reproduzir com fidelidade as cores dos objetos.
Marque a sequência correta.  
Alternativas
Q1304345 Arquitetura
As vistas de um objeto habitualmente são obtidas sobre três planos perpendiculares entre si, um vertical, um horizontal e outro de perfil, que definem um triedro tri-retângulo como sistema de referência. Essas três vistas ortográficas habituais, que garantem a univocidade da representação do objeto, são denominadas: vista frontal (VF), vista superior (VS) e vista lateral esquerda (VLE). A respeito dessa temática, analise o objeto a seguir.
Imagem associada para resolução da questão Qual alternativa ilustra corretamente a vista lateral esquerda (VLE) do objeto apresentado?
Alternativas
Q1304346 Arquitetura
Quanto às propriedades físicas do som, analise as assertivas.
I - O som é um fenômeno vibratório resultante de variações da pressão no ar. Essas variações de pressão se dão em torno da pressão atmosférica e se propagam longitudinalmente, à velocidade de 344 m/s para 20º C. II - Frequência (f) é o número de oscilações por minuto do movimento vibratório do som. Para uma onda sonora em propagação, é o número de ondas que passam por um determinado referencial em um intervalo de tempo. III - Qualquer fenômeno capaz de causar ondas de pressão no ar é considerado uma fonte sonora. Pode ser um corpo sólido em vibração, uma explosão ou um vazamento de gás à alta pressão. IV - O ruído é um som de baixa complexibilidade, resultante da superposição desarmônica de sons provenientes de várias fontes. Seu espectro sempre será uma confusa composição de harmônicas sem qualquer classificação ou ordem de composição.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1304347 Arquitetura
A NBR 7190 – Projeto de estruturas de madeira – descreve carregamento como o conjunto das ações que têm probabilidade não desprezível de atuação simultânea. Em cada tipo de carregamento as ações devem ser combinadas de diferentes maneiras, a fim de serem determinados os efeitos mais desfavoráveis para a estrutura. Sobre essa temática, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um carregamento é normal quando inclui apenas as ações decorrentes do uso previsto para a construção. Corresponde à classe de carregamento de duração instantânea. ( ) Um carregamento é especial quando inclui a atuação de ações variáveis de natureza ou intensidade especiais, cujos efeitos superam em intensidade os efeitos produzidos pelas ações consideradas no carregamento normal. ( ) Um carregamento de construção é transitório e deve ser definido em cada caso particular em que haja risco de ocorrência de estados limites últimos já durante a construção. ( ) Um carregamento é excepcional quando inclui ações excepcionais que podem provocar efeitos catastróficos. Corresponde à classe de carregamento de longa duração, podendo ter duração igual ao período de referência da estrutura.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: A
6: A
7: C
8: D
9: A
10: D
11: C
12: B
13: A
14: B
15: D
16: C
17: A
18: B
19: D