Questões de Concurso Público UFMT 2021 para Farmacêutico Bioquímico

Foram encontradas 19 questões

Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805972 Farmácia
A coluna da esquerda apresenta agentes utilizados no tratamento das infecções bacterianas e a da direita, o mecanismo de ação correspondente. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Penicilina G e Cefalexina          ( ) Inibem a síntese de proteínas ao atuar sobre a subunidade ribossômica 30S.

2. Neomicina e Gentamicina                 ( ) Inibem a síntese da parede celular bacteriana.

3. Tetraciclina e Doxiciclina                ( ) Atuam sobre a DNA-girase, enzima envolvida na replicação do DNA bacteriano.

4. Norfloxacina e Ciprofloxacina       ( ) Inibem a síntese de proteínas ao atuar sobre a subunidade ribossômica 50S.


Marque a sequência correta. 

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805973 Farmácia
Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais considerando as diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos, pH regional e permeabilidade das membranas. Sobre a distribuição dos fármacos no organismo, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Algumas áreas do corpo, por exemplo, o cérebro, são facilmente acessíveis a fármacos, devido à inexistência de barreiras anatômicas. ( ) Uma vez no sistema circulatório, alguns fármacos podem ligar-se de modo inespecífico e reversivelmente a várias proteínas plasmáticas, como albumina e globulinas. ( ) A distribuição do fármaco no interior do compartimento tecidual é considerada desuniforme e lenta em comparação com sua absorção e eliminação. ( ) Os fatores que afetam a distribuição do fármaco incluem o débito cardíaco, conteúdo de lipídio no tecido e suas características físico-químicas.
Assinale a sequência correta
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805974 Farmácia
A incidência da tuberculose vem aumentando no mundo. Pessoas que possuem o sistema imune comprometido por doenças, que fumam e/ou consomem drogas possuem maior probabilidade de serem infectadas. A coluna da esquerda apresenta fármacos utilizados no tratamento da tuberculose e a da direita, os efeitos colaterais de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 
1. Isoniazida          ( ) Distúrbios visuais, perda da capacidade de diferenciar o vermelho do verde.
2. Rifampicina       ( ) Até 20% dos pacientes desenvolvem níveis séricos elevados de aminotransferases (TGO e TGP).
3. Pirazinamida      ( ) A urina, o suor, as lágrimas e as lentes de contato adquirem cor laranja.
4. Etambutol          ( ) Pode-se verificar a ocorrência de hiperuricemia e gota.
Marque a sequência correta. 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805975 Farmácia
Os antibióticos beta-lactâmicos atuam inibindo a síntese da parede celular das bactérias provocando sua lise. As betalactamases são enzimas produzidas por muitas bactérias, que tornam os antibióticos betalactâmicos ineficazes. Qual antibiótico NÃO é considerado betalactâmico?
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805976 Farmácia
O diabetes mellitus envolve não apenas deficiência de insulina, como também excesso de outros hormônios, como hormônio do crescimento, glicocorticóides e glucagon. Por conseguinte, não só o pâncreas está envolvido na homeostasia da glicose, mas a hipófise anterior e o córtex suprarrenal. A partir dessas informações, analise as assertivas.
I. No diabetes mellitus tipo I (insulino dependente), ocorre deficiência completa da função das células beta do pâncreas, enquanto que as células alfa das ilhotas secretoras de glucagon, as células delta secretoras de somatostatina e as células secretoras de polipeptídios pancreáticos são preservadas. II. O achado patognomônico de espessamento da membrana basal capilar causa complicações no paciente com diabetes mellitus, incluindo microangiopatia, nefropatia, neuropatia, retinopatia e aterosclerose. III. A insulina zinco cristalina (insulina regular), quando injetada, atua como depósito tecidual na corrente sanguínea; é uma insulina de ação longa, de até 36 horas, produzindo absorção lenta. IV. O glucagon, a adrenalina e o hormônio do crescimento diminuem as necessidades de insulina no organismo, enquanto que o exercício físico aumenta, ao tornar o músculo mais permeável à glicose e ao liberar a insulina ligada a ele.
Estão corretas as assertivas
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805977 Farmácia
Como a causa da hipertensão arterial sistêmica permanece desconhecida, a terapia farmacológica dessa condição é empírica e quase sempre inespecífica. O tratamento inadequado pode resultar em complicações significativas para o paciente hipertenso. Sobre os fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) São consideradas classes de fármacos anti-hipertensivos os diuréticos, os betabloqueadores, os bloqueadores dos canais de cálcio e os vasodilatadores. ( ) A anlodipina, o diltiazem, o verapamil, a felodipina e a nifedipina são fármacos que diminuem a vasodilatação e aumentam a resistência periférica dos vasos. ( ) A metildopa, inibidor da enzima conversora da angiotensina (ECA), é o medicamento mais utilizado no tratamento da hipertensão arterial devido à ausência de efeitos colaterais. ( ) O nitroprussiato de sódio é utilizado para rápida redução, a curto prazo, da pressão arterial em emergências hipertensivas, visto que o fármaco reduz a pré-carga cardíaca e a demanda de oxigênio do miocárdio.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805979 Farmácia
A coluna da esquerda apresenta os tipos de sistemas de distribuição de medicamentos numa unidade hospitalar e a da direita, vantagens e desvantagens de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Sistema Coletivo

(  ) Vantagens: Ausência de estoque periférico, maior devolução dos medicamentos não administrados à farmácia.

      Desvantagens: Aumento de recursos humanos e infraestrutura da farmácia, investimento necessário no início do sistema.



2. Sistema Individualizado 

(  ) Vantagens: Estoques periféricos dos setores reduzidos, a medicação é separada para um período de 24 horas, a enfermagem separa com menos frequência os medicamentos.

   Desvantagens: A enfermagem separa as dosagens por paciente gastando muito tempo com esse procedimento, ausência do controle efetivo do estoque e faturamento.



3. Sistema de Dose Unitária

(  ) Vantagens: Fácil acesso aos medicamentos para uso imediato, poucas requisições à farmácia.

   Desvantagens: Mais erros com medicação (doses, formas farmacêuticas, horários de administração), perdas econômicas devido à falta de controle de estoque; facilidade de desvio e/ou troca de medicamento de um paciente para outro.

                                                  

                                                 


( ) Vantagens: Não é necessário investimento inicial, recursos humanos e infraestrutura da farmácia reduzidos.

    Desvantagens: O farmacêutico praticamente não participa da equipe de saúde, ocorrem mínimas atividades de devolução à farmácia.



Marque a sequência correta

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805980 Farmácia
De acordo com a Portaria n.º 344, de 12 de maio de 1998, que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, analise as afirmativas.
I. A prescrição de medicamentos à base de substâncias antirretrovirais (lista C4) poderá ser emitida por médico, médico veterinário ou cirurgiões dentistas. II. As plantas constantes da lista ¨E ¨(que podem originar substâncias entorpecentes e /ou psicotrópicas) e as substâncias da lista ¨F ¨ (substância de uso proscrito no Brasil) somente poderão ser objeto de prescrição e manipulação de medicamentos homeopáticos. III. As farmácias ou drogarias ficarão obrigadas a apresentar dentro do prazo de 72 (setenta e duas) horas à Autoridade Sanitária local as Notificações de Receita da lista ¨A¨ procedentes de outras Unidades Federativas, para averiguação e visto. IV. A Notificação de Receita da lista ¨A¨, para prescrição dos medicamentos entorpecentes e psicotrópicos de cor amarela, será impressa às expensas da Autoridade Sanitária Estadual ou do Distrito Federal, contendo 20 folhas em cada talonário.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805981 Farmácia
A elevação do número de leucócitos com presença de células imaturas pode ser considerada um quadro hematológico semelhante ao da Leucemia Mieloide Crônica (LMC). Isso ocorre em alguns quadros clínicos de infecção bacteriana, uso de corticoides, em quadros hemolíticos, carcinoma de pulmão ou metástases, tuberculose e uso terapêutico do fator estimulador de granulócitos. Essa condição é denominada ¨reação leucemoide¨. Para diferenciar a reação leucemoide da LMC, é necessário realizar
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805982 Farmácia
Quanto à interpretação clínica dos exames laboratoriais de bioquímica quando as alterações estão relacionadas a doenças hepáticas, analise as assertivas.
I. Os valores de aminotransferases (AST e ALT) se apresentam elevados quando ocorre lesão hepatocelular com necrose. Valores acima de 1000 UI/L são vistos na hepatite viral aguda, hepatite isquêmica e no dano hepático agudo induzido por drogas ou toxinas. II. Redução acentuada nos níveis séricos das aminotransferases (AST e ALT) pode ser sinal de recuperação da doença hepática, mas também sinalizar a destruição maciça dos hepatócitos viáveis, indicando lesão hepática avançada e pior prognóstico. III. A hiperbilirrubinemia direta é observada em distúrbios associados à redução na captação ou conjugação hepática, como é o caso das icterícias neonatais. IV. A bilirrubina indireta encontra-se elevada na disfunção do parênquima hepático e dos ductos biliares e na obstrução do fluxo da bile, com refluxo para o sangue.
Estão corretas as assertivas
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805983 Farmácia
A toxoplasmose geralmente é assintomática e passa despercebida. No entanto, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la ao feto ocasionando aborto, danos neurológicos, retardo mental e convulsões no bebê. Sobre o diagnóstico laboratorial da toxoplasmose, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interpretação da sorologia para toxoplasmose somente com anticorpos IgM positivos pode não servir para determinar com exatidão se o paciente está ou não na vigência de uma infecção aguda. ( ) Um teste de avidez para toxoplasmose não necessita ser realizado quando, numa reação sorológica, a pesquisa de anticorpos IgM é reagente, independente se os níveis de anticorpos IgG estão elevados ou não. ( ) Um teste de avidez para toxoplasmose sempre será realizado quando os índices de anticorpos IgM forem baixos ou inferiores a 4UI/mL (quando quantificado). ( ) A medida da avidez de IgG é o exame mais indicado para confirmar se uma gestante com sorologia IgM positiva para toxoplasmose está ou não infectada.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805984 Farmácia
Diante de desequilíbrios respiratórios, metabólicos, entre outros, o exame de gasometria arterial é um aliado no auxilio médico com a proposição de diagnóstico rápido e seguro, possibilitando tomada de decisão clínica e terapêutica. A coluna da esquerda apresenta os distúrbios ácido-básicos frequentes em pacientes hospitalizados e a da direita, os resultados de exames laboratoriais de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Imagem associada para resolução da questão


Marque a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805985 Farmácia
Os helmintos constituem um grupo muito numeroso de animais, incluindo espécies de vida livre e também de vida parasitária A coluna da esquerda apresenta tipos de helmintos e a da direita, os mecanismos de transmissão de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1. Ascaris lumbricoides

( ) Ingestão de carne bovina crua ou mal cozida infectada.



2. Strongyloides stercoralis

( ) Ingestão de ovos infectantes junto com alimentos contaminados. Poeira e insetos veiculam mecanicamente os ovos infectantes.



3. Taenia saginata

( ) Ingestão de ovos embrionados da região perianal levados à boca pelas mãos.

4. Enterobius vermicularis

( ) Penetração de larvas filarioides infectantes nas áreas de pele mais fina dos pés.



Marque a sequência correta


Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805986 Farmácia

Uma mulher de 80 anos, acometida com diabetes mellitus, precisou amputar uma das pernas e ficou confinada à cama nos últimos 6 (seis) meses. Atualmente apresenta disúria, dor nas costas e febre. O médico solicitou exames de sangue e urina, obtendo os seguintes resultados: 

Resultado: 280 mg/dL (valor de referência: 70 a 100mg/dL) 
Glicemia de jejum
Exame de urina tipo I
Exame físico-químico: Cor: amarelo pálido Aspecto: turvo Densidade: 1020                                                               Sangue: presente (++)                                          pH: 5,5                                                                                Bilirrubinas: negativo Proteínas: traços                                                                Urobilinogênio: normal Cetonas: negativo                                                             Glicose: presente (+++)
                                                                                           Nitrito: negativo
Exame microscópico
Células epiteliais: aumentadas Hemácias: 10 por campo microscópico (valor de referência: < 3 por campo microscópico) Leucócitos: 45 por campo microscópico (valor de referência: < 5 por campo microscópico) Leveduras e hifas: moderadamente aumentadas (valor de referência: ausente) Bactérias: moderadamente aumentadas (valor de referência: ausente)
A partir dessas informações, analise as afirmativas. 
I. Fungos crescem melhor em pH alcalino, portanto o laboratório deveria solicitar nova amostra de urina à paciente. II. Como as bactérias sempre reduzem nitrato a nitrito, o teste de nitrito dessa amostra pode ser considerado falso negativo. III. A presença de mioglobina na urina é a causa do resultado de sangue presente (++), considerando que a paciente ficou acamada por um período prolongado, causando destruição muscular. IV. Como o método da glicose oxidade/peroxidase em tira reativa é específico para glicose, reações falsopositivas não são obtidas pelos outros constituintes urinários, incluindo outros açúcares que possam estar presentes. 
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805987 Farmácia
Os equipamentos de proteção individual (EPI) são utilizados para proteger o profissional do contato com agentes biológicos, químicos e físicos no ambiente de trabalho. Sobre os EPI, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805988 Farmácia
A Hemocultura é uma análise laboratorial de grande importância e utilidade, especialmente em casos de febre de origem incompreensível. Sobre as indicações, intervalo de coletas e número de amostras de hemoculturas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em casos de suspeita de endocardite aguda, colher 03 (três) amostras, com intervalo de 15 minutos entre cada uma das amostras. ( ) Infecções sistêmicas e localizadas, colher 02 (duas) amostras simultâneas em locais diferentes ou 2 (duas) amostras com intervalo de 15/20 minutos entre cada uma delas, de locais diferentes. ( ) Em casos de suspeita de endocardite subaguda, colher 03 (três) amostras, dentro de 24 horas, com intervalos mínimos de 1 hora. ( ) Febre de origem indeterminada, colher 01 (uma) única amostra no momento da hipertermia. Se negativa nas primeiras 24/48 horas de incubação, o exame é considerado negativo.
Assinale a sequência correta
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805989 Farmácia
A biossegurança é a ciência voltada para prevenção, controle, minimização ou eliminação de riscos de dano ou acidente advindos da prática em laboratório para proteção da saúde humana, animal, do meio ambiente e da qualidade dos trabalhos desenvolvidos. A coluna da esquerda apresenta tipos de procedimentos em biossegurança e a da direita, a aplicação de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Desinfecção com álcool 70%

( ) Bancadas de trabalho, superfícies tocadas com frequência (maçanetas, refrigeradores, telefone, teclado, mouse).

2. Descontaminação com hipoclorito de sódio a 0,05%

( ) Tomadas elétricas, interruptores, equipamentos de de laboratório.


3. Limpeza com água e sabão

( ) Paredes e pisos, exceto em caso de derramamento de material biológico.

4. Esterilização em autoclave

( ) Instrumentos para transferência ou inoculação de microrganismos, sobras de amostras, respiratórias ou não, para descarte.


Marque a sequência correta.


Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805990 Farmácia
O medicamento Sinemet é o nome comercial de uma preparação que combina Cardiodopa e Levodopa em proporções fixas (1:10 e 1:4). Ainda é considerado o tratamento mais eficaz para
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Farmacêutico Bioquímico |
Q1805991 Farmácia
A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, o qual faz parte da família dos coronavírus. Apresenta um quadro clínico variando de infecção assintomática a sintomas graves, podendo levar o paciente a óbito. Sobre a Covid-19, analise as afirmativas.
I. O vírus é transmitido por meio de secreções da pessoa infectada, como saliva, tosse, espirros ou fala, também a transmissão indireta ocorre por meio de superfícies ou objetos contaminados. II. Embora a maioria dos pacientes apresentem sintomas leves, pessoas com mais de 60 anos de idade e pacientes com comorbidades são suscetíveis à um quadro grave da covid-19. III. O teste laboratorial RT-PCR (Real time- Polymerase Chain Reaction) salivar, ou em swab nasal ou o teste de antígeno, é sensível para detecção de contato prévio com o vírus. IV. O teste sorológico para detecção de anticorpos neutralizantes, produzidos contra o SARS-CoV-2, foi desenvolvido para qualificar a resposta imune, analisando a capacidade de os anticorpos bloquearem a ligação da proteína da espícula viral ao receptor nas células humanas.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: B
5: D
6: A
7: D
8: B
9: C
10: D
11: A
12: C
13: A
14: B
15: D
16: C
17: A
18: B
19: A