Questões de Concurso Público POLITEC-MT 2022 para Perito Oficial Criminal - Perfil: Geologia
Foram encontradas 25 questões
( ) Esmeralda, água-marinha, morganita e heliodoro são variedades do mineral berilo. ( ) Rubi, jade e rubelita são variedades das seguintes espécies minerais: coríndon, turmalina e actinolita, respectivamente. ( ) Os refratômetros medem o índice de refração das gemas, mas no caso do diamante, que apresenta o índice de refração muito alto, utiliza-se o condutivimetro que mede a condutividade elétrica ou térmica da gema e informa num visor se é diamante, zircônia cúbica ou outra imitação. ( ) O peso das gemas lapidadas é expresso sempre em quilates (símbolo ct). Um quilate corresponde a 100 miligramas, ou seja, um grama equivale a 10 quilates. ( ) O pleocroismo muitas vezes não é perceptível a olho nu em gemas anisotrópicas, razão pela qual utiliza-se, para a identificação dessa propriedade, o equipamento denominado Dicroscópio.
Assinale a sequência correta.
I- As rochas metamórficas são classificadas e designadas de acordo com vários critérios, notadamente os que envolvem a rocha de origem, a composição química ou mineral da rocha, o tipo e grau de metamorfismo e aspectos texturais/estruturais metamórficos. II- As foliações cataclásticas e miloníticas são geradas por moagem da rocha, onde a primeira identifica um regime físico predominantemente rúptil, e a segunda, de natureza dúctil ou dúctil-rúptil. III- Fácies xisto azul caracteriza-se pela alta temperatura e baixa pressão, enquanto que a fácies hornfels, pela alta pressão e baixa temperatura. IV- As rochas pelíticas que sofreram predominantemente metamorfismo regional em áreas continentais, apresentam uma série típica de evolução de graus mais baixos para mais altos: ardósia-filito-xistognaisse. V- Clivagem de crenulação (Strain Slip Cleavage) é uma estrutura metamórfica planar, penetrativa, que se desenvolve em rochas incompetentes ou pouco plásticas ao esforço de deformação na forma de planos de descontinuidade física (físseis), e ou de recristalização preferencial de minerais metamórficos, paralela ou subparalelamente aos planos axiais de dobras micro a mesoscópicas de crenulação.
Estão corretas as afirmativas
1. Barita 2. Apatita
3. Fluorita
4. Epidoto 5. Zircão
( ) Haletos ( ) Sulfatos ( ) Fosfatos ( ) Sorossilicatos ( ) Nesossilicatos
Marque a sequência correta.
I- A Difração de Raios X é empregada para a identificação da grande maioria das substâncias inorgânicas, e da mesma forma, para os estudos das estruturas cristalinas.
II- A Espectroscopia de Absorção Atômica (AAS) é um método analítico instrumental empregado na análise de materiais geológicos (água, solo, rochas, minérios, etc), mas não aplicável na análise de elementos maiores e traços.
III- A Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) pode ser aplicada nas seguintes áreas da geologia: Petrologia; Paleontologia (morfologia, identificação e classificação de microfósseis); Sedimentologia (estudos de proveniência, argilominerais); Mineralogia (estudo de minerais pesados, morfologia de cristais); Metalogênese (identificação de fases hidrotermais); Geocronologia (caracterização morfológica de zircões).
IV- A Microssonda Eletrônica é um instrumento eficaz para identificação e caracterização química dos minerais, fornecendo uma estreita correlação entre a composição e a morfologia. É uma técnica que permite a determinação de fases coexistentes, lamelas de resolução, inclusões, alterações e zoneamentos.
V- Espectrometria de Fluorescência de raios X (FRX) é um método destrutivo que tem como principais características a análise de rochas, solos, minérios e material industrial, ou seja, quais elementos estão contidos em uma amostra e em qual proporção eles ocorrem.
Estão corretas as afirmativas
Sobre os processos, características e exemplos de tecnógeno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Depósitos aluvionares resultantes de processos erosivos, desencadeados pelo uso do solo
( ) Unidades mapeáveis de Cambissolos.
( ) Retificações de canais fluviais, terraplanagem, boçorocas, pilhas de rejeito.
( ) O sistema de pôlderes, muito utilizado em regiões de baixa altitude, não se constitui em tecnógeno.
( ) Cavas de extração garimpeira, ou da atividade mineradora de argila, preenchidas ou não.
Assinale a sequência correta.
1. N 245/27 2. N 296/vertical 3. N 317/vertical 4. N 65/27 5. N 227/vertical
( ) N25W/27NE ( ) N47W/vertical ( ) N25W/27SW ( ) N26E/vertical ( ) N47E/vertical
Marque a sequência correta.
1. Limite de liquidez 2. Limite de plasticidade 3. Limite de contração 4. Índice de plasticidade 5. Índice de consistência
( ) É o teor de umidade que indica a passagem do estado semissólido para o estado plástico. ( ) É definido como a fronteira entre os estados de consistência sólido e semissólido. ( ) Qualitativamente a consistência das argilas são: muito moles, moles, medias, duras ou rijas. ( ) Fisicamente representa a quantidade de água necessária para que um solo passe do estado plástico ao líquido. ( ) É o teor de umidade que indica a passagem do estado plástico para o estado líquido.
Marque a sequência correta.
( ) Bombeamento e registro dos rebaixamentos no próprio poço bombeado. ( ) Bombeamento do poço e registro dos rebaixamentos em poço(s) de observação localizado a uma distância r. ( ) Define a vazão de operação do poço e a profundidade da bomba. ( ) Pode ser em etapas sucessivas (com recuperação do nível estático ao término de cada etapa), escalonadas (sem recuperação do nível estático) ou única (24-48h). ( ) Tempo de bombeamento usual é de 24 a 72 h (cada etapa).
Marque a sequência correta.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/88592/4e13e47d308e4c301152.png)
Qual direção e sentido da velocidade de fluxo das águas subterrâneas conforme distribuição dos poços da figura ilustrativa?
( ) Hidrólise é causada pela reação, em um meio aquoso, entre os íons H+ e OH- da água e os íons ou elementos dos minerais da rocha. A entrada desses íons na rede cristalina dos minerais da rocha provoca a retirada de outros íons, como o Na+ , o K+ e o Ca2+ no caso de minerais silicatados. ( ) Hidratação é a adição de água ao mineral. É uma reação exotérmica e envolve variações de volume dos minerais, podendo causar a desintegração da rocha. ( ) Carbonatacão é um processo físico que consiste na reação do dióxido de carbono (CO2). ( ) Oxidoredução é a reação dos minerais da rocha com o oxigênio. Os produtos são os óxidos e hidróxidos, que constituem elementos de fácil lixiviação. ( ) Complexação é a reação onde ocorre uma forte ligação entre um íon, normalmente um metal, e a estrutura anelar do composto químico dos agentes da complexação. Os principais agentes da complexação são a matéria orgânica e os húmus.
Assinale a sequência correta.
1. Galgamento 2. Instabilização total ou localizada 3. Erosão interna 4. Liquefação 5. Sismicidade induzida
( ) Ocorre quando as poropressões se elevam a ponto de anular as tensões efetivas, e consequentemente, anulando a pressão intergranular e o atrito entre partículas. Pode ocorrer por carregamentos dinâmicos e ou estáticos. ( ) Ocorre quando a água contida no reservatório ultrapassa a crista da barragem e acaba levando o maciço à ruptura parcial ou total, provocada principalmente por precipitações pluviométricas maiores do que as estimadas em projeto. ( ) Ocorre com a formação do lago, quando a água preenche os poros das rochas ou infiltra-se lentamente pelas fraturas existentes na região abaixo do reservatório, produzindo um desordenamento no balanço das forças geológicas preexistentes. E ou, pelo próprio peso do reservatório. ( ) Ocorre por falta de estabilidade da estrutura ao tombamento/deslizamento ou flutuação no caso de estruturas de concreto ou do movimento de massa do talude de jusante ou de montante. ( ) Ocorre quando as partículas de um solo, no maciço de uma barragem ou em sua fundação, são carreadas pelo fluxo da percolação existente, desestabilizando as tensões do maciço.
Marque a sequência correta.