Questões de Concurso Público POLITEC-MT 2022 para Perito Oficial Médico Legista - Perfil: Medicina Legal - Psiquiatria

Foram encontradas 5 questões

Q1957375 Medicina Legal
Paciente do sexo feminino, 43 anos de idade, casada, 2 filhos, previamente hígida. Descreve queixa de formigamentos nos membros superiores e inferiores, palpitações, sensação de estar sempre cansada, triste e desanimada. O médico suspeita que ela possa estar em episódio depressivo maior. Qual procedimento diagnóstico deve ser realizado para fins de diagnóstico diferencial?
Alternativas
Q1957376 Medicina Legal
Roger, 33 anos, é encaminhado para avaliação de Incidente de Insanidade Mental devido ao fato de ter assassinado seu primo. Em exame médico-psiquiátrico, o perito observa que Roger apresenta quadro de alucinações auditivas, referindo vozes de comando que ordenam que mate qualquer um que tente invadir sua casa. Refere que as vozes são de pessoas de grande poder, que entram em sua casa enquanto ele dorme, fazem tatuagens em seu corpo e reviram seus pertences quando não lhes obedece. Em exame de corpo de delito, foi detectada lesão em forma de desenho geométrico, autoprovocada com provável instrumento pérfuro-cortante em membros superiores e inferiores. Qual conclusão pode ser tirada sobre as questões forenses relacionadas à situação do Roger?
Alternativas
Q1957377 Medicina Legal
Segundo Elias Abdalla-Filho, “a avaliação do risco de comportamento violento é uma das funções atribuídas ao profissional da psiquiatria forense”. Sobre a avaliação do comportamento violento, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1957378 Medicina Legal
O Sr. Adalberto, 54 anos, é encaminhado para delegacia de polícia por ter sido preso em flagrante ao ter conjunções carnais com Joana, 37 anos de idade. A família de Joana refere que ela tem “problemas de cabeça e não sabia o que estava fazendo”. Ele alega que Joana o seduziu, que ela consentiu com o ato sexual e, por isso, ele não deveria estar na delegacia. No andamento do caso, foi solicitada perícia médicapsiquiátrica de Joana, que constatou que ela tem Déficit Intelectual Grave. Sobre o caso relatado, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1957383 Medicina Legal
Luisa, 42 anos, tem diagnóstico desde a infância de transtorno depressivo maior recorrente, tendo tido episódios prévios de internação hospitalar devido a tentativas de suicídio. Ela faz tratamento com antidepressivos de longa data, com avaliações seriadas recentes, sendo que a mais atual mostra que tem estabilidade do quadro, eutimia, sem ideação suicida, sem prejuízo de juízo crítico. Luisa refere estar cansada de seu tratamento e informa ao seu médico que não tem mais vontade de tomar a medicação e que quer “dar um tempo do remédio”. Assinale a alternativa que apresenta a conduta a ser adotada pelo médico. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: B
5: D