Questões de Concurso Público POLITEC-MT 2022 para Perito Oficial Médico Legista - Perfil: Medicina Legal - Psiquiatria

Foram encontradas 20 questões

Q1957363 Psicologia
Segundo o psiquiatra Neury José Botega, em seu livro Crise Suicida, “o risco de suicídio, por mais cuidado que tenhamos com a sua formulação, distancia-se da noção de previsão de quem irá, ou não, tirar a própria vida”. Um paciente que expressa pensamento de morte atual com história de tentativas prévias de suicídio deve ser avaliado prioritariamente com
Alternativas
Q1957364 Psicologia
Os transtornos de humor estão entre os transtornos mentais mais prevalentes, com estudos que mostram os grandes prejuízos humanos a eles relacionados. Assinale a alternativa que apresenta fator de risco associado à depressão maior.
Alternativas
Q1957365 Psicologia
O Jornal da Universidade de São Paulo publicou em dezembro de 2021 uma matéria intitulada: “Durante a pandemia, desinformação foi um dos principais fatores da depressão pós-parto”. Considerando a descrição da depressão no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5), a expressão “com início no periparto” é o especificador da
Alternativas
Q1957366 Psicologia
Para um atendimento de emergência psiquiátrica chega um paciente, homem, 47 anos de idade, já em tratamento para transtorno de ansiedade. Queixa-se de sensação de morte iminente e relata crises prévias de ansiedade paroxística. Tem apresentado crises que o acordam no meio da noite. Assinale a alternativa que apresenta a fisiopatologia subjacente ao quadro descrito.
Alternativas
Q1957367 Psicologia
Considerando o tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada, assinale a alternativa que apresenta droga de primeira escolha para esse transtorno.
Alternativas
Q1957368 Psicologia

Em seu prefácio à segunda edição do livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, o psiquiatra Paulo Dalgalarrondo deseja “que a psicopatologia geral continue a se desenvolver como ciência e instrumento privilegiado da clínica. Que ela permaneça e progrida como a principal disciplina de fundamentação da psiquiatria e da psicologia clínica”. Sobre a psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, analise as afirmativas.


I- O diagnóstico baseado em psicopatologia é o elemento fundamental da clínica psiquiátrica.

II- A entrevista e a observação do indivíduo são os instrumentos de conhecimento dos fenômenos psíquicos.

III- A entrevista psiquiátrica é objetiva, estruturada e não varia conforme a personalidade do entrevistador.

IV- O indivíduo não exibe funções psíquicas isoladas, é a pessoa como um todo que adoece.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1957369 Psicologia

A publicação da 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-5, trouxe revisão de diversos conceitos e critérios diagnósticos acerca dos transtornos mentais, visando funcionar como um guia para o diagnóstico desses transtornos. Sobre o DSM-5, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Os grupos encarregados da revisão do DSM trabalharam a fim de harmonizar os critérios com a revisão da Classificação Internacional das Doenças, CID 11.

( ) O DSM-5 manteve o uso do sistema multiaxial, incluindo a Avaliação Global do Funcionamento – eixo V, por se tratar de um sistema amplamente difundido e utilizado por agências governamentais e seguradoras de saúde.

( ) A esquizofrenia e outros transtornos psicóticos foram reorganizados em um capítulo denominado Espectro da Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, trazendo o conceito de espectro para o entendimento das psicoses.

( ) O transtorno de humor bipolar e ciclotimia foi reorganizado em um capitulo à parte dos transtornos depressivos do humor, denominado Transtornos do Espectro Bipolar, trazendo o conceito de espectro para o entendimento do transtorno bipolar.


Marque a sequência correta. 

Alternativas
Q1957370 Psicologia
Os medicamentos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) têm diferenças nas ações farmacológicas e nos perfis de tolerabilidade de acordo com seus perfis farmacológicos secundários, para além da ação de recaptação de serotonina. Sobre os ISRS, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1957371 Psicologia

A coluna da esquerda apresenta psicofármacos amplamente utilizados na clínica psiquiátrica. A da direita, mecanismos de ação de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1. Fluvoxamina

2. Amitriptilina

3. Trazodona

4. Venlafaxina

5. Mirtazapina


(  ) Bloqueio de recaptação de serotonina, noradrenalina e, em menor extensão, dopamina.

(  ) Inibição seletiva da recaptação de serotonina.

(  ) Inibição de recaptação da serotonina e noradrenalina.

(  ) Antagonismo serotonérgico e inibição da recaptação de serotonina.

(  ) Ação noradrenérgica e serotonérgica específica, com antagonismo alfa-2 e bloqueio de receptores serotonérgicos. 


Marque a sequência correta.

Alternativas
Q1957372 Psicologia

A coluna da esquerda apresenta métodos de estimulação cerebral que podem ser utilizados na clínica psiquiátrica e a da direita, métodos e mecanismos de ação de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1. Eletroconvulsoterapia

2. Estimulação magnética transcraniana

3. Estimulação transcraniana por corrente contínua

4. Tratamento neurocirúrgico

5. Estimulação cerebral profunda


(  ) Neuromodulação através de implantes de eletrodos em tratos cerebrais específicos.

(  ) Efeitos neurofisiológicos decorrentes de convulsão generalizada bilateral.

(  ) Interrupção de tratos de substância branca a partir de lesões bilaterais com métodos estereotáticos.

(  ) Despolarização neuronal a partir de correntes elétricas focais no cérebro geradas por campos magnéticos.

(  ) Alteração da polarização neuronal a partir de correntes elétricas diretas bastante fracas no couro cabeludo.


Marque a sequência correta.

Alternativas
Q1957373 Psicologia
A esquizofrenia foi descrita por diversos psicopatólogos ao longo da história da psiquiatria. Kurt Schneider se destacou ao descrever sintomas de primeira ordem, ou seja, muito significativos para o diagnóstico de esquizofrenia, e os de segunda ordem, que foram considerados menos importantes. Sobre a psicopatologia da esquizofrenia, assinale a afirmativa que apresenta sintomas fundamentais para o diagnóstico da esquizofrenia com sintomas produtivos.
Alternativas
Q1957374 Psicologia
Um rapaz de 19 anos tem sido acompanhado desde a infância devido a quadro de alteração do neurodesenvolvimento com dificuldade global de aprendizagem. Atualmente, tem prejuízos no desempenho cognitivo e autocuidado, com déficits persistentes em raciocínio, aprendizagem, independência social, necessidade de apoio para todas as atividades complexas da vida diária. Considerando critérios do DSM-5, em relação ao quadro clínico descrito e avaliação do nível de gravidade do quadro apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1957379 Psicologia

Ricardo, 19 anos, chega para primeira consulta psiquiátrica levado por familiares e contra sua vontade. Passa os primeiros 15 minutos em silêncio, mas depois passa a colaborar, construindo bom vínculo entre ele e seu psiquiatra. Acerca das intervenções e técnicas que podem ser eficazes para a realização adequada da entrevista psiquiátrica, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Técnicas de reforço, como dizer “entendo”, são simples, mas fundamentais para aprofundamento de assuntos considerados importantes para o entrevistador.

( ) O uso adequado do silêncio pode ser útil à entrevista, dando ao paciente tempo para lidar com seus sentimentos e conseguir se expor; mas o silêncio prolongado demais deve ser evitado.

( ) A comunicação não verbal é uma das técnicas facilitadoras mais utilizadas em entrevistas psiquiátricas.

( ) Entre as intervenções obstrutivas estão as perguntas fechadas, perguntas compostas, conselhos prematuros e uso excessivo de perguntas com “por que”.


Marque a sequência correta.

Alternativas
Q1957380 Psicologia
Jorge, 32 anos, apresenta quadro de dependência química de derivados de cocaína. Em um momento de recaída, sua família recorre à defensoria pública para solicitar a sua internação. Após avaliar o caso, o juiz determina a internação em unidade hospitalar especializada em psiquiatria. Ao chegar ao hospital, o paciente encontra-se orientado, sem sintomas de intoxicação ou abstinência, e sua família fica em dúvida quanto a manter o desejo de sua internação. Qual deve ser a conduta do psiquiatra de plantão ao receber esse mandado de internação?
Alternativas
Q1957381 Psicologia
Em uma clínica geriátrica, um paciente do sexo masculino de 89 anos de idade apresenta quadro súbito de confusão mental que piora ao entardecer e com alucinações visuais. Esse quadro é sugestivo de
Alternativas
Q1957382 Psicologia
Felipe, 32 anos, solteiro, funcionário público, foi avaliado em perícia solicitada pela justiça devido a dificuldades no relacionamento com seus superiores que o levaram à situação de litígio. Ele frequentemente acusa seus chefes de o perseguirem, diz que nada do que faz está certo para eles, que tem sido punido, explorado e que ninguém é confiável. Qual o Transtorno de Personalidade compatível com o comportamento de Felipe?
Alternativas
Q1957384 Psicologia

As psicoterapias são intervenções fundamentais no processo de tratamento do paciente com transtorno mental. Sobre os tipos de psicoterapias, indicações e técnicas que fazem parte do processo psicoterapêutico, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A psicanálise é um processo psicoterapêutico indicado para o tratamento de transtornos de ansiedade, transtorno conversivo, transtornos depressivos, transtornos da personalidade, entre outras indicações.

( ) A psicoterapia sistêmica se utiliza de técnicas como interpretação de papéis, treinamento de autossuficiência e técnicas de desvio de atenção para ajudar o paciente a aprender novas estratégias para lidar com seus problemas.

( ) A terapia cognitivo-comportamental necessita de motivação e dos processos de recordar, repetir e elaborar para que possa alcançar seus objetivos terapêuticos.

( ) Para o tratamento integral dos transtornos mentais, pode-se ter um psiquiatra para conduzir a farmacoterapia e outro psiquiatra, ou psicólogo, para conduzir a psicoterapia.


Marque a sequência correta.

Alternativas
Q1957385 Psicologia
Sr. Antônio, 63 anos, apresentou-se para avaliação psiquiátrica solicitando laudo para justiça. Ele vem acompanhado de seu advogado, que refere que Sr. Antônio está sendo acusado de maltratar seus netos, com quem mora. Mas que ele é inocente e tem dificuldades de memória, não se lembrando dos fatos dos quais está sendo acusado. Durante a avaliação, ele se comporta de maneira esquiva, com olhar ora distante, ora fixo no examinador; pouco colaborativo; responde à maioria das perguntas com a resposta “não sei”; quando perguntado sobre sua doença, dá detalhes de como tem ficado esquecido, dizendo: “minha memória recente está prejudicada”. Assinale a alternativa que apresenta a condição do paciente. 
Alternativas
Q1957386 Psicologia
Chega ao pronto atendimento um paciente em agitação psicomotora, com comportamento agressivo contra si e contra terceiros. O plantonista deve, prioritariamente:
Alternativas
Q1957387 Psicologia

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento conceituado pela primeira vez pelo psiquiatra Leo Kanner, em 1943, em um artigo intitulado “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo”, na revista “Nervous Children”. Atualmente, os critérios estão bem detalhados na quinta edição do DSM-5. Sobre o TEA, analise as afirmativas.


I- O diagnóstico é baseado nas alterações de dois domínios: deficiências na comunicação social e comportamentos restritos e repetitivos.

II- O termo TEA inclui as diversas nomenclaturas usadas anteriormente, como autismo, autismo típico e Síndrome de Asperger, as quais entraram em desuso, dando lugar aos especificadores de gravidade a partir do DSM-5.

III- Entre os fatores biológicos de risco para o TEA, estão os fatores genéticos dependentes da expressão de múltiplos genes; uso de substâncias, como ácido valproico, durante a gestação; e síndromes de base genética, como a Esclerose Tuberosa.

IV- Entre os fatores psicossociais de risco para o TEA, estão os fatores emocionais dos pais, incluindo diferenças na capacidade de criação dos filhos entre pais de filhos com TEA em comparação com pais de filhos sem o transtorno.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: C
5: A
6: D
7: E
8: B
9: B
10: E
11: C
12: A
13: E
14: A
15: E
16: C
17: B
18: E
19: D
20: B