Questões de Concurso Público POLITEC-MT 2022 para Perito Oficial Médico Legista - Perfil: Medicina Legal - Psiquiatria
Foram encontradas 20 questões
Em seu prefácio à segunda edição do livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, o psiquiatra Paulo Dalgalarrondo deseja “que a psicopatologia geral continue a se desenvolver como ciência e instrumento privilegiado da clínica. Que ela permaneça e progrida como a principal disciplina de fundamentação da psiquiatria e da psicologia clínica”. Sobre a psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, analise as afirmativas.
I- O diagnóstico baseado em psicopatologia é o elemento fundamental da clínica psiquiátrica.
II- A entrevista e a observação do indivíduo são os instrumentos de conhecimento dos fenômenos psíquicos.
III- A entrevista psiquiátrica é objetiva, estruturada e não varia conforme a personalidade do entrevistador.
IV- O indivíduo não exibe funções psíquicas isoladas, é a pessoa como um todo que adoece.
Estão corretas as afirmativas
A publicação da 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-5, trouxe revisão de diversos conceitos e critérios diagnósticos acerca dos transtornos mentais, visando funcionar como um guia para o diagnóstico desses transtornos. Sobre o DSM-5, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os grupos encarregados da revisão do DSM trabalharam a fim de harmonizar os critérios com a revisão da Classificação Internacional das Doenças, CID 11.
( ) O DSM-5 manteve o uso do sistema multiaxial, incluindo a Avaliação Global do Funcionamento – eixo V, por se tratar de um sistema amplamente difundido e utilizado por agências governamentais e seguradoras de saúde.
( ) A esquizofrenia e outros transtornos psicóticos foram reorganizados em um capítulo denominado Espectro da Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, trazendo o conceito de espectro para o entendimento das psicoses.
( ) O transtorno de humor bipolar e ciclotimia foi reorganizado em um capitulo à parte dos transtornos depressivos do humor, denominado Transtornos do Espectro Bipolar, trazendo o conceito de espectro para o entendimento do transtorno bipolar.
Marque a sequência correta.
A coluna da esquerda apresenta psicofármacos amplamente utilizados na clínica psiquiátrica. A da direita, mecanismos de ação de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Fluvoxamina
2. Amitriptilina
3. Trazodona
4. Venlafaxina
5. Mirtazapina
( ) Bloqueio de recaptação de serotonina, noradrenalina e, em menor extensão, dopamina.
( ) Inibição seletiva da recaptação de serotonina.
( ) Inibição de recaptação da serotonina e noradrenalina.
( ) Antagonismo serotonérgico e inibição da recaptação de serotonina.
( ) Ação noradrenérgica e serotonérgica específica, com antagonismo alfa-2 e bloqueio de receptores serotonérgicos.
Marque a sequência correta.
A coluna da esquerda apresenta métodos de estimulação cerebral que podem ser utilizados na clínica psiquiátrica e a da direita, métodos e mecanismos de ação de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Eletroconvulsoterapia
2. Estimulação magnética transcraniana
3. Estimulação transcraniana por corrente contínua
4. Tratamento neurocirúrgico
5. Estimulação cerebral profunda
( ) Neuromodulação através de implantes de eletrodos em tratos cerebrais específicos.
( ) Efeitos neurofisiológicos decorrentes de convulsão generalizada bilateral.
( ) Interrupção de tratos de substância branca a partir de lesões bilaterais com métodos estereotáticos.
( ) Despolarização neuronal a partir de correntes elétricas focais no cérebro geradas por campos magnéticos.
( ) Alteração da polarização neuronal a partir de correntes elétricas diretas bastante fracas no couro cabeludo.
Marque a sequência correta.
Ricardo, 19 anos, chega para primeira consulta psiquiátrica levado por familiares e contra sua vontade. Passa os primeiros 15 minutos em silêncio, mas depois passa a colaborar, construindo bom vínculo entre ele e seu psiquiatra. Acerca das intervenções e técnicas que podem ser eficazes para a realização adequada da entrevista psiquiátrica, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Técnicas de reforço, como dizer “entendo”, são simples, mas fundamentais para aprofundamento de assuntos considerados importantes para o entrevistador.
( ) O uso adequado do silêncio pode ser útil à entrevista, dando ao paciente tempo para lidar com seus sentimentos e conseguir se expor; mas o silêncio prolongado demais deve ser evitado.
( ) A comunicação não verbal é uma das técnicas facilitadoras mais utilizadas em entrevistas psiquiátricas.
( ) Entre as intervenções obstrutivas estão as perguntas fechadas, perguntas compostas, conselhos prematuros e uso excessivo de perguntas com “por que”.
Marque a sequência correta.
As psicoterapias são intervenções fundamentais no processo de tratamento do paciente com transtorno mental. Sobre os tipos de psicoterapias, indicações e técnicas que fazem parte do processo psicoterapêutico, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A psicanálise é um processo psicoterapêutico indicado para o tratamento de transtornos de ansiedade, transtorno conversivo, transtornos depressivos, transtornos da personalidade, entre outras indicações.
( ) A psicoterapia sistêmica se utiliza de técnicas como interpretação de papéis, treinamento de autossuficiência e técnicas de desvio de atenção para ajudar o paciente a aprender novas estratégias para lidar com seus problemas.
( ) A terapia cognitivo-comportamental necessita de motivação e dos processos de recordar, repetir e elaborar para que possa alcançar seus objetivos terapêuticos.
( ) Para o tratamento integral dos transtornos mentais, pode-se ter um psiquiatra para conduzir a farmacoterapia e outro psiquiatra, ou psicólogo, para conduzir a psicoterapia.
Marque a sequência correta.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento conceituado pela primeira vez pelo psiquiatra Leo Kanner, em 1943, em um artigo intitulado “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo”, na revista “Nervous Children”. Atualmente, os critérios estão bem detalhados na quinta edição do DSM-5. Sobre o TEA, analise as afirmativas.
I- O diagnóstico é baseado nas alterações de dois domínios: deficiências na comunicação social e comportamentos restritos e repetitivos.
II- O termo TEA inclui as diversas nomenclaturas usadas anteriormente, como autismo, autismo típico e Síndrome de Asperger, as quais entraram em desuso, dando lugar aos especificadores de gravidade a partir do DSM-5.
III- Entre os fatores biológicos de risco para o TEA, estão os fatores genéticos dependentes da expressão de múltiplos genes; uso de substâncias, como ácido valproico, durante a gestação; e síndromes de base genética, como a Esclerose Tuberosa.
IV- Entre os fatores psicossociais de risco para o TEA, estão os fatores emocionais dos pais, incluindo diferenças na capacidade de criação dos filhos entre pais de filhos com TEA em comparação com pais de filhos sem o transtorno.
Estão corretas as afirmativas