Questões de Concurso Público Prefeitura de Alta Floresta - MT 2023 para Assistente Social
Foram encontradas 20 questões
I. É indissociável o entendimento da realidade na perspectiva da totalidade, abarcando a problematização das expressões da questão social a partir das relações sociais no contexto da sociabilidade capitalista, em que o Estado assume a configuração neoliberal.
II. Compete às entidades e aos/às profissionais empreender a defesa e ações pautadas na concepção de que a política de educação deve ser pública, laica, presencial, crítica, de qualidade e com financiamento público, estando no campo da proteção social, sendo o seu acesso um direito social universal.
III. Corresponde à atuação profissional na Educação Básica (CFESS, 2013) o compromisso pela viabilização do acesso e permanência no sistema de ensino com a qualidade da formação e com a democratização da gestão.
IV. Cabem ao CFESS e aos CRESS a construção de metodologias e procedimentos operativos, articulações, planejamento, trabalho em equipes e discussões para novas edificações diante das possibilidades, tensões e desafios do trabalho de assistentes sociais na Educação Básica.
Está correto o que se afirma em
( ) Aponta, como elemento principal, a denúncia da estrutura opressora e perversa de uma sociedade pouco sensível a acolher e conviver com os corpos com deficiência, aos quais deve-se assegurar participação plena e efetiva na sociedade juntamente com as demais pessoas.
( ) Reforça o paradigma biomédico, que define pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, intelectual ou sensorial, às quais, também, deve-se assegurar a oferta de bens e serviços biomédicos.
( ) Entende a deficiência como produto da relação entre um corpo com impedimentos físicos, visuais, auditivos, intelectuais ou psicossociais e um ambiente incapaz de prover acessibilidade.
( ) Desloca a compreensão da deficiência do corpo do indivíduo para o contexto das barreiras sociais impostas pela estrutura social. A deficiência vai além da perspectiva individualista, de âmbito privado, e passa a ser uma questão da esfera pública do Estado e da sociedade.
Assinale a sequência correta.
I. Desde o processo de reordenamento das políticas de Seguridade Social nos anos de 1990, tem-se requisitado às/aos assistentes sociais para atuar na estruturação institucional, na organização e gestão dos serviços.
II. A ocupação de postos de trabalho em órgãos governamentais, na qualidade de gestores de políticas ou em cargos de planejamento, amplia a inserção ocupacional dos assistentes sociais com requisições para implantação e orientação de conselhos de políticas públicas, capacitação de conselheiros, elaboração de planos e projetos sociais, acompanhamento e avaliação de políticas.
III. Compõem novas requisições profissionais no âmbito da gestão a realização de diagnósticos socioeconômicos de municípios, a análise de orçamentos públicos, o domínio do processo de planejamento, o gerenciamento e a avaliação de programas e projetos sociais; a capacidade de negociação; a assessoria e a consultoria em determinadas áreas de trabalho etc.
Estão corretas as afirmativas
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Marque a sequência correta.
( ) Pode ser alcançada a partir de ações no interior dos estabelecimentos educacionais, com investimentos em projetos pedagógicos voltados à eficiência e eficácia na gestão educacional.
( ) Requer trabalhos interdisciplinares, interinstitucionais e intersetoriais.
( ) Compromete-se com a pedagogia das competências, sustentado no paradigma do empreendedorismo e da empregabilidade.
( ) Vincula-se aos processos de luta pela democracia e por uma cidadania plena, em função de sua vinculação ao projeto de emancipação da classe trabalhadora.
Assinale a sequência correta.
I. O rompimento com a tradição da ciência moderna é um dos grandes desafios à intersetorialidade, considerando a lógica parcializada de organização e produção do saber que opera, tendo como consequência intensa especialização disciplinar e práticas sociais fragmentadas.
II. A intersetorialidade é a possibilidade de síntese de práticas, mas sua possibilidade está na faculdade de reconhecimento dos limites de poder e de atuação dos setores, pessoas e instituições.
III. A ideia de síntese prescinde dos fazeres e atribuições setoriais, isto é, os domínios temáticos setoriais devem ser dispensados para a construção de objetos e objetivos comuns.
Está correto o que se afirma em