Questões de Concurso Público Prefeitura de Cáceres - MT 2024 para Farmacêutico Bioquímico
Foram encontradas 3 questões
1. Ágar Sabourand Dextrose
2. Caldo Lisina Descarboxilase
3. Ágar Eosin Methilene Blue
4. Ágar Muller-Hinton
( ) Confirmação bioquímica de Salmonella e Yersinia enterocolitica.
( ) Cultivo de leveduras, bolores e microrganismos acidúricos.
( ) Realização dos testes de resistência bacteriana pelo método de difusão em disco.
( ) Crescimento e pesquisa de bacilos gram-negativos.
Marque a sequência correta.
I. Os testes treponêmicos utilizam o Treponema pallidum como antígeno e detectam anticorpos IgM e IgG sem distinção. Positivam mais precocemente que os testes não treponêmicos, porém mantêm-se positivos por toda a vida em 85% dos pacientes tratados, não podendo ser utilizados para controle de cura.
II. O teste VDRL (Veneral Disease Research Laboratory) é um teste não treponêmico, que, apesar de ter uma sensibilidade elevada, apresenta baixa especificidade, com resultados falso positivos relacionados a vários interferentes.
III. Quando o teste imunoensaio quimioluminescente de partículas para sífilis (CMIA) for reagente, com VDRL (Veneral Disease Research Laboratory) e FTA-ABS (Anticorpo Treponêmico Fluorescente com Absorção) não reagentes, o resultado deve ser interpretado como amostra reagente para sífilis, com provável resultado falso negativo do teste de triagem.
IV. Um teste imunoensaio quimioluminescente de partículas para sífilis (CMIA) não reagente é liberado como negativo para sífilis, sem necessidade de outros testes confirmatórios.
Estão corretas as afirmativas
( ) O isolamento viral é o método mais específico para determinação do arbovírus responsável pela dengue. O uso de células de mosquito permite elevada sensibilidade, sendo o mais utilizado para isolamento, mas o método se restringe a laboratórios de pesquisa.
( ) Achados laboratoriais inespecíficos que acompanham o quadro de dengue são: leucopenia, linfopenia, trombocitopenia, albuminúria. E na forma hemorrágica, aumento de 20% do hematócrito em relação ao basal.
( ) Cinco métodos são classicamente descritos para diagnóstico sorológico de infecção pelo vírus da dengue: Inibição de hemaglutinação, Fixação de complemento, Teste de neutralização, Imunoensaio enzimático e Teste imunocromatográfico.
( ) A detecção sorológica dos anticorpos do tipo NS1 da dengue necessita de um prazo de, pelo menos, cinco dias depois do início dos sintomas para a soro-conversão.
Assinale a sequência correta.