Questões de Concurso Público UFPB 2012 para Médico - Radiologista
Foram encontradas 123 questões
O acréscimo de um filtro de raios X elimina mais raios de baixa energia do feixe que os de alta energia.
O feixe primário é aquele feixe de radiação que passa através da abertura do colimador e que é usado para a formação da imagem radiográfica.
Efeitos determinísticos são aqueles para os quais existe um limiar de dose necessário para sua ocorrência e cuja gravidade aumenta com a dose.
Efeitos estocásticos são aqueles para os quais não existe um limiar de dose para sua ocorrência e cuja probabilidade de ocorrência é em função da dose. A gravidade desses efeitos independe da dose.
Os raios X são uma forma de radiação ionizante que se propaga com a velocidade da luz.
O aspecto de “frasco de Erlenmeyer” pode ser encontrado no fêmur distal de pacientes com doença de Gaucher.
A doença de Kummel é considerada uma necrose avascular de um corpo vertebral.
A necrose avascular do navicular do carpo é denominada doença de kohler.
A linha de Shenton é uma linha imaginária traçada da margem interna do teto acetabular à superfície interna do forame obturador.
A coalisão tarsal mais frequente é a calcâneo-navicular.
O deslizamento repetitivo do tensor da fáscia lata sobre o trocânter maior do fêmur é causa de bursite trocantérica.
As três principais estruturas ósseas do quadril que estão mais propensas à avulsão são a espinha ilíaca ântero-inferior, a espinha ilíaca ântero-superior e a tuberosidade isquiática.
As lesões em alça de balde do menisco medial são bem mais frequentes que as que envolvem o menisco lateral.
O menisco discoide é mais frequente no menisco medial que no lateral.
O sinal do “head-cheese”, em geral, indica doença mista infiltrativa e obstrutiva, geralmente associada com bronquiolite.
Na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) do tórax, o achado precoce mais comum de fibrose com distorção pulmonar é o deslocamento posterior dos brônquios principais e do lobo superior.
A fibrose pulmonar maciça progressiva está associada com achado prévio de pequenos nódulos visíveis a TCAR do tórax.
O espessamento da parede da cavidade tuberculosa pode ser um achado superposto à infecção fúngica antes do desenvolvimento da “bola fúngica”.
Em pacientes que têm fibrose pulmonar resultante de SARA (síndrome da angustia respiratória do adulto), as anormalidades nas TCAR do tórax de acompanhamento têm uma distribuição anterior.
O complexo póstero-lateral do joelho inclui o ligamento colateral lateral, a cabeça lateral do gastrocnêmio e o retináculo patelar lateral.