Questões de Concurso Público UFPEL 2021 para Professor Magistério Superior - Saúde Coletiva

Foram encontradas 24 questões

Q1946837 Medicina

As vestibulopatias são causas frequentes de consulta na Atenção Primaria à Saúde (APS).

A vestibulopatia mais comum na APS é

Alternativas
Q1946838 Medicina
Médico acaba de fazer diagnóstico de hipertensão arterial em seu paciente da Unidade Básica de Saúde. A seguir, deve fazer rastreamento para hipertensão secundária e avaliação de dano em órgãos-alvo através de solicitação de exames complementares. 
Os exames complementares mínimos para esse rastreamento são:
Alternativas
Q1946839 Medicina
A osteoporose se caracteriza pela redução da densidade mineral óssea. Costuma ocorrer de forma assintomática, sendo com frequência diagnosticada através de uma fratura.
Considere as seguintes afirmações relacionadas à osteoporose.
I) Os principais sítios de ocorrência de fratura são corpos de vertebras, fêmur e antebraço.
II) Quando se utiliza um bifosfonado deve-se fornecer um aporte adequado de cálcio e vitamina D.
III) Os bifosfonados são utilizados na prevenção primaria e secundaria de fraturas.
IV) O alendronato tem como característica ser uma droga formadora de osso.
Estão corretas,
Alternativas
Q1946840 Medicina
Paciente com 70 anos, chega na Unidade Básica de Saúde (UBS) para mostrar resultado de exames de rotina. Sem história de patologias prévias ou uso de medicamentos. Sedentário, IMC: 34 kg/m2. Nega tabagismo ou etilismo. Resultado de exames: Colesterol total: 140 mg/dL; HDL: 39 mg/dL; triglicerídeos: 114 mg/dL; creatinina: 0,8 mg/dL; potássio: 4,6 mEq/L; glicemia de jejum: 154 mg/dL.
A conduta a ser seguida para confirmação do diagnóstico de diabetes é
Alternativas
Q1946841 Medicina
Mulher, 45 anos de idade, procura a Unidade Básica de Saúde (UBS) com queixa de dor epigástrica recorrente, tipo queimação, acompanhada de pirose e sensação de estufamento e eructação há quase 01 ano, mas não consultou por causa da pandemia do COVID-19. Sem outras queixas dignas de nota. Ao exame físico, nenhuma particularidade, exceto a queixa de dor à palpação epigástrica.
A partir do quadro acima, a conduta a ser seguida é
Alternativas
Q1946842 Medicina
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença de alta morbimortalidade, tendo como consequência, desde dificuldade para desenvolver atividades diárias, até representar quase 5% dos óbitos mundiais. Seu tratamento depende do estágio da doença.
A alternativa que classifica a DPOC como leve - estágio I é
Alternativas
Q1946843 Medicina
Mulher, 65 anos de idade, aposentada, viúva há dois anos. Refere que com a pandemia do COVID-19, e todo o distanciamento social necessário, passou a se sentir muito triste, sem vontade de levantar da cama e fazer suas atividades cotidianas. Piora progressiva nos últimos 6 meses. Por vezes pensa que não tem mais motivo para viver, teve ideação suicida, mas nunca fez planos. História de glaucoma de ângulo estreito. Mora sozinha. Nega etilismo ou tabagismo.
A droga de escolha para o tratamento da paciente é 
Alternativas
Q1946844 Medicina
Mãe traz criança de três anos para avaliação na Unidade Básica de Saúde, com resultado de exame parasitológico de fezes com presença de giardíase.
O tratamento que deve ser prescrito nessa situação é
Alternativas
Q1946845 Medicina
Com relação aos marcos de desenvolvimento da criança, coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
( ) Reflexo de Moro deve ficar totalmente ausente a partir do sexto mês de vida.
( ) Reflexo de preensão palmar deve desaparecer até o terceiro mês de vida.
( ) Reflexo cutâneo plantar é considerado patológico a partir do sexto mês de vida.
( ) Reflexo apoio plantar deve desaparecer até o sexto mês de vida.
( ) Reflexo tônico-cervical deve desaparecer até o terceiro mês de vida.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é: 
Alternativas
Q1946846 Medicina
Criança de 4 anos é trazida pela mãe por apresentar lesões de pele há 4 dias em membro inferior esquerdo (3 lesões) e uma lesão na asa do nariz, caracterizadas por vesículas que, ao romper, liberam secreção fluida amarelada, com grumos e presença de crostas melicéricas.
Baseado na descrição acima, o tratamento que deve ser empregado é
Alternativas
Q1946847 Medicina
O Ministério da Saúde recomenda a suplementação de ferro para prevenir a deficiência de ferro e anemia em crianças.
A alternativa que se refere a essa recomendação é:
Alternativas
Q1946848 Medicina
Mulher de 70 anos, com queixa de dor no peito sem relação com esforço, com irradiação para esterno, de duração variável há quase três meses. Perdeu seu filho por COVID-19 há 5 meses. Sente muita saudade dele, mas tem que retornar sua rotina de vida. Traz resultado de eletrocardiograma que identifica uma taquicardia sinusal.
A conduta a ser tomada é
Alternativas
Q1946849 Medicina
Sobre a doença hemolítica perinatal, é correto afirmar que
Alternativas
Q1946850 Medicina
Uma gestante de 30 semanas apresenta teste rápido para sífilis positivo e VDRL positivo. Não sabe se já fez tratamento, mas afirma ser alérgica a penincilina. Qual a conduta adequada?
Alternativas
Q1946851 Medicina
Ao fim de uma gestação e após o nascimento do bebê, a mulher entra em um estado de hipersensibilidade denominado de “preocupação materna primária”. Aos poucos a dependência absoluta do bebê vai se transformando em dependência relativa. A comunicação do binômio mãe-bebê é fundamental para criar um ambiente seguro e acolhedor para o crescimento de uma criança. Dentro desta perspectiva, o médico de família e comunidade deve observar atentamente o estado emocional da puérpera. A alternativa que apresenta a definição de depressão puerperal é:
Alternativas
Q1946852 Medicina
Uma puérpera chega à UBS com queixa de dor na mama direita, fissura mamilar e apresentando edema, calor e rubor na mama afetada. A puérpera queixa-se também de febre, em torno de 40˚, medida na axila direita. Diante deste quadro, o provável diagnóstico, agente etiológico e as condutas adotadas devem ser, respectivamente: 
Alternativas
Q1946853 Medicina
Juliana, 35 anos, consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro desde seu nascimento. A puericultura da paciente foi realizada na UBS, assim como seus três pré-natais. A médica da UBS acompanha a família de Juliana há 20 anos. O nome do atributo da Atenção Primária à Saúde presente nesta descrição é
Alternativas
Q1946854 Medicina
Joana, 29 anos é assídua frequentadora da Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Devido a um quadro sugestivo de artrite reumatoide, foi encaminhada para consulta com reumatologista e voltou com a contrarreferência confirmando o diagnóstico e descrevendo a conduta farmacológica. A enfermeira anexou o documento ao prontuário da paciente e discutiu sobre a importância de Joana não engravidar durante o tratamento farmacológico.
Conforme o caso descrito acima, o atributo da Atenção Primária à Saúde presente na conduta da enfermeira é
Alternativas
Q1946855 Medicina
A pandemia por COVID-19, em Pelotas, mostrou uma taxa de letalidade, no dia 22/07/2021, de 2,43%. A interpretação correta da taxa de letalidade é:
Alternativas
Q1946856 Medicina
A evolução da pandemia por COVID-19 tem sido monitorada por diversos indicadores. Um desses indicadores é a letalidade, porém, há uma crítica sobre a real capacidade dessa taxa em demonstrar a realidade da pandemia. Qual o motivo para tal crítica?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: C
5: C
6: B
7: D
8: D
9: E
10: E
11: D
12: C
13: C
14: D
15: B
16: C
17: E
18: C
19: A
20: D