Questões de Concurso Público Prefeitura de Araucária - PR 2017 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 20 questões

Q1823142 Terapia Ocupacional
Refletir sobre as relações entre a Terapia Ocupacional e os processos educacionais implica a necessidade da análise sobre aquilo que é central nos debates educacionais – o processo ensino aprendizagem em suas relações com o desenvolvimento infantil. (De Carlo MMRP, Bartalotti CC, 2001, p. 100)
A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Na concepção inatista-maturacionista, desenvolvimento e aprendizagem se confundem, pois, desde que condições propícias ao desenvolvimento sejam preenchidas, as formas inatas “desabrocharão” como resultado da maturação orgânica (visão que podemos chamar de “espontaneísta”). 2. Partidários da hipótese de que os conhecimentos evoluem de fora para dentro, os empiristas-associacionistas consideram que as influências sociais determinam todo e qualquer aspecto do comportamento da criança. 3. Distinguindo um certo número de estágios e subestágios sucessivos no desenvolvimento cognitivo, a abordagem construtivista (piagetiana) se preocupou em precisar as transformações estruturais que caracterizam cada etapa, destacando os aspectos universais (de apoio mais biológico) e a formação de esquemas (de ação ou conceituais). 4. Para Vygotsky (abordagem histórico-cultural), a cada novo “período estável” do desenvolvimento infantil, a criança não só muda suas respostas como também as realiza de maneiras novas, gerando novos instrumentos e substituindo suas funções psicológicas por outras, adquirindo os meios para intervir de forma competente no seu mundo em si mesma.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823143 Terapia Ocupacional
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) pertence à família das classificações internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo seu objetivo principal proporcionar uma linguagem unificada, padronizada e uma estrutura que descreva a saúde e os estados relacionados à saúde. Enquanto estrutura, a CIF é organizada em duas partes: funcionalidade e incapacidade; e fatores contextuais. A primeira parte é dividida em dois componentes principais: funções e estruturas do corpo e atividades e participação; a segunda parte é dividida nos componentes fatores ambientais e fatores pessoais. (CIF, 2003)
Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa que relaciona os domínios com os respectivos qualificadores da CIF.
Alternativas
Q1823144 Terapia Ocupacional
A “Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo” (3ª ed.) é o documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA) e objetiva descrever os conceitos centrais que fundamentam a prática da terapia ocupacional e constrói uma compreensão comum dos princípios da profissão. A respeito dos conceitos centrais que fundamentam a prática da Terapia Ocupacional, considere as seguintes afirmativas:
1. O processo, dentro da estrutura proposta pela AOTA, está ligado à maneira pela qual os profissionais da Terapia Ocupacional operacionalizam seus conhecimentos para prestar serviços aos clientes. 2. O domínio, dentro da estrutura proposta pela AOTA, está relacionado às áreas e alicerce da profissão em que seus membros têm um corpo estabelecido de conhecimentos e competências. 3. Padrões de desempenho, dentro da estrutura proposta pela AOTA, estão ligados a habilidades motoras, de processo de interação e sociais. 4. Fatores dos clientes, dentro da estrutura proposta pela AOTA, estão ligados a hábitos, rotinas, rituais e papéis.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823145 Terapia Ocupacional
Os conceitos de apoio matricial e equipe de referência foram pressupostos estudados por Campos (1999), dentro de uma linha de pesquisa voltada para a reforma das organizações e do trabalho em saúde. Sobre apoio matricial e equipes de referência, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823146 Terapia Ocupacional
O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, e é o dever do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde mediante a efetivação de políticas públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Levando em consideração o Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823147 Terapia Ocupacional
O território é espaço da produção da vida e, portanto, da saúde. Define-se como espaço geográfico, histórico, cultural, social e econômico que é construído coletivamente e de forma dinâmica por uma série de sujeitos e instituições que aí se localizam e circulam. (BRASIL, 2009)
Em relação ao Programa Saúde na Escola (PSE), identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) É papel das equipes de Saúde da Família realizar visitas periódicas e permanentes às escolas participantes do PSE. ( ) Entre as ações em saúde previstas no PSE, estão, entre outras, avaliação nutricional e oftalmológica. ( ) As ESF devem atuar ativamente nos processos de educação permanente e continuada em saúde de professores, funcionários, pais e estudantes. ( ) Entre os objetivos do PSE, está o fortalecimento da participação comunitária nas políticas de Educação Básica e saúde, nos três níveis do governo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1823148 Terapia Ocupacional
Inclusão significa estar em um mundo onde todos possam usufruir de oportunidade iguais na sociedade. No Brasil, muitas comunidades e associações levantam essa bandeira e trabalham diariamente para assegurar o cumprimento dos diretos das pessoas com deficiência. Levando em consideração o Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823149 Terapia Ocupacional
Para cadeirantes, é essencial que a cadeira de rodas seja corretamente prescrita, para oferecer o apoio necessário, ter o tamanho correto para conforto e prevenção de decúbitos e ter as características e acessórios necessários para a segurança e independência máxima. (Trombly & Radmski, 2005)
Em relação à prescrição de cadeiras de rodas (CR), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823150 Terapia Ocupacional
Órteses são dispositivos que se acrescentam ao corpo para substituir um poder motor ausente, para restaurar a função, ajudar músculos fracos, posicionar ou imobilizar uma parte, ou corrigir deformidades. (Trombly & Radmsky, 2005)
Em relação à prescrição de órteses, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823151 Terapia Ocupacional
Os profissionais da Terapia Ocupacional frequentemente usam duas teorias ou estruturas de referência derivadas dos princípios de reabilitação: a estrutura de referência de reabilitação e a estrutura de referência biomecânica. (Neistadt & Crepeau, 2002)
Em relação à estrutura de reabilitação e à estrutura de referência biomecânica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823152 Terapia Ocupacional
As lesões decorrentes do acidente vascular cerebral (AVC) podem gerar deficiências variadas, dependendo da extensão e localização da lesão. Em relação às deficiências normalmente apresentadas por pessoas que sofrem AVC, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823153 Terapia Ocupacional
A sensibilidade da mão é um assunto muito complexo e, sem função dos nervos, teríamos um apêndice superior essencialmente inútil. A sensibilidade da mão abrange a verdadeira essência da experiência humana. Em relação às pessoas que sofrem lesões nervosas em membro superior, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823154 Terapia Ocupacional
Em relação aos fundamentos e diretrizes da atenção básica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823155 Terapia Ocupacional
Em relação à caracterização e ao papel dos CAPS, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823156 Terapia Ocupacional
A análise de atividades é uma forma de raciocínio utilizada por terapeutas ocupacionais, cujo objetivo é compreender a atividade, seus componentes, seu significado para o cliente e seu potencial terapêutico. As atividades estão no centro da intervenção do terapeuta ocupacional. (Neistadt & Crepeau, 2002)
Em relação a análise de atividades, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823157 Terapia Ocupacional
O Modelo de Ocupação Humana (Kielhofner, 1985) é uma maneira de pensar sobre o comportamento ocupacional de uma pessoa e sua disfunção ocupacional. Seus conceitos têm relação com a motivação para a ocupação, com padrões de rotina do comportamento ocupacional, com a natureza do desempenho trabalhado e com a influência do ambiente na ocupação. (Neistadt & Crepeau, 2002)
Em relação ao Modelo de Ocupação Humana de Kielhofner, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823158 Terapia Ocupacional
CR foi acometido por um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) e encaminhado ao hospital para tratamento. Após 48 horas de sua internação, foi liberado pelo médico responsável para iniciar o processo de reabilitação. Durante a avaliação, o terapeuta ocupacional verificou, por meio do uso da medida de independência funcional (MIF), que o seu nível de independência para vestir-se (parte superior) era 5.
Assinale a alternativa que descreve esse nível de independência.
Alternativas
Q1823159 Terapia Ocupacional
A doença de parkinson (DP) é uma doença crônica, progressiva, sem remissão e de condições altamente variáveis. (Trombly & Radmsky, 2005)
Assinale a alternativa que NÃO é uma característica clínica da DP.
Alternativas
Q1823160 Terapia Ocupacional
Em relação às características clínicas de indivíduos que sofreram lesão medular, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823161 Terapia Ocupacional
Em relação aos princípios de proteção articular do paciente com artrite reumatoide, é indicado:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: B
5: D
6: A
7: C
8: B
9: C
10: A
11: E
12: A
13: A
14: E
15: B
16: C
17: D
18: D
19: C
20: E