Questões de Concurso Público COREN-PR 2018 para Arquivista
Foram encontradas 22 questões
O documento diplomático é o testemunho escrito de um ato de natureza jurídica, sendo redigido de modo a observar fórmulas estabelecidas que se destinam a dar-lhe fé e força de prova. O texto do documento diplomático é a união de três partes distintas: protocolo inicial, o texto e protocolo final. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa que corresponde ao elemento formal que constitui o protocolo inicial.
Em conformidade com a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, considere as seguintes afirmativas:
1. O acesso aos documentos de arquivos privados identificados como de interesse público e social poderá ser franqueado mediante autorização de seu proprietário ou possuidor.
2. Os registros civis de arquivos de entidades religiosas produzidos anteriormente à vigência do Código Civil ficam identificados como de interesse particular.
3. Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo poder executivo federal.
4. Os documentos de valor permanente são alienáveis.
Assinale a alternativa correta.
De acordo com o Decreto no 1.799, de 30 de janeiro de 1996, que regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os documentos, em tramitação ou em estudo, poderão, a critério da autoridade competente, ser microfilmados.
( ) Para garantir a qualidade de imagem e de reprodução, a microfilmagem deverá ser feita com no mínimo 100 linhas por milímetro de definição.
( ) A extração de filme cópia do filme original é opcional.
( ) A eliminação de documentos oficiais ou públicos, após a microfilmagem, só deverá ocorrer se prevista na tabela de temporalidade do órgão, aprovada pela autoridade competente na esfera de sua atuação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Em relação aos procedimentos de acesso à informação, de acordo com o Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012, considere as seguintes afirmativas:
1. Recebido o pedido de informação, se não for possível acesso imediato, o órgão ou entidade deverá, no prazo de até trinta dias, enviar a informação ao endereço físico ou eletrônico informado.
2. Quando a manipulação puder prejudicar a integridade da informação ou do documento, o órgão ou entidade deverá indicar data, local e modo de consulta, ou disponibilizar cópia, com certificação de que confere com o original.
3. O prazo para resposta do pedido de informação poderá ser prorrogado por dez dias, mediante justificativa ao requerente antes do término do prazo inicial.
4. Caso a informação esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em outro meio de acesso universal, o órgão ou entidade deverá orientar o requerente quanto ao local e modo para consultar, obter ou reproduzir a informação.
Assinale a alternativa correta.
O registro dos documentos a serem eliminados, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do SINAR, deverá ser efetuado por meio da elaboração de:
Na digitalização de documentos arquivísticos permanentes, qual a resolução mínima utilizada para textos impressos, com ilustração e cor?
É um modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetos de dados e informações. No Brasil, foi adaptado e publicado como norma ABNT NBR 15472:2007, sob o título “Sistema Aberto de Arquivamento de Informação – SAAI”.
Na construção de edifício para arquivo, com vários serviços, a área destinada aos depósitos deve ser em torno de 60% da área construída, e esses depósitos devem estar separados entre si do restante do prédio por paredes, pisos e portas especiais. Nesse cenário, a área máxima para cada depósito é de:
De acordo com as definições apresentadas nas diretrizes para a implementação de repositórios arquivisticos digitais confiáveis – RDC-arq, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Normalização de formatos é o conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo acesso e interpretação dos documentos digitais pelo tempo que for necessário.
( ) Metadados é a informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional.
( ) Confidencialidade é a propriedade de certos dados ou informações que não podem ser disponibilizados ou divulgados sem autorização para pessoas, entidades ou processos.
( ) Migração é o conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados em face das mudanças tecnológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação aos códigos de classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da Administração Pública, considere os seguintes itens:
1. 020 – Organização e Funcionamento.
2. 030 – Material.
3. 050 – Orçamento e Finanças.
4. 070 – Documentação e Informação.
Estão corretos os códigos:
Lista sistemática, pormenorizada, dos elementos de conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem para indicar e facilitar sua localização no texto, é chamada de:
Método de ordenação que tem por eixo um código numérico dividido em grupos de dígitos, lidos da direita para a esquerda, que indicam a disposição física dos documentos, denomina-se:
Pedido padronizado ou sugestão que o participante de assembleia, congresso ou reunião encaminha à mesa ou ao plenário é:
Considerando os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, assinale a alternativa que corresponde ao conjunto de informações registradas com o objetivo de validar a retirada de folha(s) do processo, para formar outro.
A literatura arquivística, em nível internacional, do fim do século XIX ao início da segunda metade do século XX, é marcada por obras consideradas verdadeiros clássicos da área. A obra intitulada Um manual de administração de arquivo, de 1922, é de autoria de:
Com base na diplomática, entende-se que os documentos arquivísticos digitais são constituídos de forma documental, anotação, contexto, suporte, atributos e componentes digitais. No que se refere aos elementos intrínsecos da forma documental de um documento arquivístico digital, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Redator é a pessoa física ou jurídica que tem autoridade e competência para emitir o documento arquivístico.
( ) Originador é a pessoa designada no endereço eletrônico no qual o documento arquivístico foi gerado.
( ) Produtor é a pessoa a cujo fundo ou arquivo o documento pertence.
( ) Data cronológica é a data e possivelmente a hora de um documento arquivístico, incluído no documento por seu autor, ou pelo sistema eletrônico em nome do autor, no decorrer de sua elaboração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
De acordo com a terminologia arquivística, o elemento de identificação da data tópica indica:
Segundo a NOBRADE, é elemento de informação termo ou código que, presente em unidades de descrição, serve à pesquisa, identificação ou localização de documentos:
Os agentes de deterioração dos acervos são aqueles que levam os documentos a um estado de instabilidade física ou química, com comprometimento de sua integridade de existência. Assinale a alternativa que contém SOMENTE fatores ambientais de degradação.
Assinale a alternativa que corresponde ao processo de restauração que consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semissintético ou sintético, por meios de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.