Questões de Concurso Público UFPR 2018 para Arquiteto e Urbanista
Foram encontradas 5 questões
As escadas de emergência são elementos essenciais do sistema de proteção contra incêndios em edifícios. Com relação a esses elementos, considere as seguintes afirmativas:
1. Além da NBR 9077 (Saídas de emergência em edifícios e da regulamentação do corpo de bombeiros local), é necessário verificar itens da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).
2. As paredes que separam a escada enclausurada do restante da edificação devem ter tempo requerido de resistência ao fogo de 60 minutos, no mínimo, respeitando o tempo requerido de resistência ao fogo da estrutura da edificação.
3. Conforme a NBR 9077 (Saídas de emergência em edifícios), as antecâmaras das escadas à prova de fumaça devem ter comprimento mínimo de 1,50 m.
4. O tempo requerido de resistência ao fogo dos degraus das escadas enclausuradas não é determinante em situações de incêndio.
Assinale a alternativa correta.
O objetivo do sistema de ar condicionado é ajustar os fatores de conforto térmico, de acordo com as condições internas e externas e o nível de atividade humana, de maneira que existam condições para uma zona de conforto dentro de um espaço. As seguintes relações entre os quatro fatores principais de conforto térmico podem ser usadas para descrever as zonas de conforto recomendadas:
● A temperatura do ar é controlada pelo suprimento de ar quente ou frio a um espaço através de vários meios: ar, água ou eletricidade.
● A temperatura radiante média das superfícies é controlada pelo uso de painéis radiantes de calor (aquecimento por
água quente ou resistência elétrica) ou insuflando ar quente sobre as superfícies.
● A umidade relativa é controlada pela introdução de vapor de água ou sua remoção por ventilação.
● A movimentação do ar é controlada pela ventilação mecânica.
Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
A construção à prova de fogo é classificada de acordo com o tempo que um material ou componente pode ser exposto ao fogo sem sofrer danos significativos. Portanto, a construção à prova de fogo envolve tanto a redução da capacidade de inflamar de um material como o controle da propagação do fogo. Num estudo de caso em que é utilizada laje de concreto armado de 2” sobre formas de aço, travessas de aço (tirantes) na sustentação de um teto com placas de gesso tipo X de 5/8” ou reboco de perlita sobre armação com gesso perfurada de 3/8” fixada a canaletas de 3/4” laminadas a frio, pode-se classificar o respectivo conjunto construtivo com um determinado tempo de resistência ao controle de propagação do fogo.
Com base nos dados apresentados, a proteção desse piso e cobertura é classificada no tempo de: