Questões de Concurso Público UFPR 2018 para Químico

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2018 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2018 - UFPR - Químico |
Q925956 Química
Alguns núcleos são instáveis e tendem a sofrer decaimento até que um núcleo mais estável seja formado. Esses núcleos decaem uma série de etapas e dão origem a uma série radioativa. Na figura a seguir, está mostrado o decaimento do 218Po até 206Pb.
Com relação a decaimento, considere as seguintes equações:
Imagem associada para resolução da questão


Imagem associada para resolução da questão

São equações de decaimento:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2018 - UFPR - Químico |
Q925967 Química
A energia livre de Gibbs (G) é uma função de estado termodinâmica que combina as duas funções de estado, entalpia (H) e entropia (S). Para processos que ocorrem a temperatura constante, tem-se que ∆G = ∆H – T∆S. Para um processo ou reação ocorrendo a temperatura e pressão constantes, o sinal de ∆G relaciona-se à espontaneidade do processo. Nesse sentido, sobre a termodinâmica das reações químicas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Se ΔG = 0, a reação não ocorre. ( ) Uma reação espontânea ocorre em qualquer sentido (direto e indireto). ( ) Se ΔG < 0, a reação é espontânea no sentido direto (reagentes produtos). ( ) Se ΔG > 0, a reação é espontânea no sentido indireto (produtosreagentes).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2018 - UFPR - Químico |
Q925968 Química
Uma vez que entalpia (H) é uma função de estado, ∆H depende apenas dos estados inicial e final do sistema. A variação de entalpia de um processo é a mesma se o processo for realizado em uma etapa ou em uma série de etapas. Com base nisso, considere a transformação do carbono grafita em carbono diamante. Sabendo que a entalpia de combustão da grafita é -393,5 kJ mol-1 , e que a entalpia de combustão do diamante é -395,4 kJ mol-1 , qual é a entalpia de conversão, em kJ mol-1 , de 2 mols de grafita em diamante?
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2018 - UFPR - Químico |
Q925971 Química
A diferença de potencial entre dois eletrodos em uma célula voltaica fornece a força eletromotriz que empurra os elétrons por um circuito externo. Para uma pilha, essa força é denominada potencial da célula (E). Sob condições-padrão (concentração das soluções de 1 mol L-1 , pressão 1 atm e 25 ºC), tem-se o potencial-padrão da célula (Eºcélula), que pode ser determinado pela diferença dos potenciais-padrão de redução das reações que acontecem no catodo (Eºcatodo) e anodo (Eºanodo). Sabendo que os Eº das células voltaicas Zn-Cu2+, Ni-Cu2+ e Zn-Fe2+ são +1,10, +0,62 e +0,32 V, respectivamente, assinale a alternativa que apresenta o Eº da célula voltaica Fe-Ni2+ . (Ordem dos Eº: Cu2+>Ni2+>Fe2+>Zn2+; Fe2+(aq) + 2e-  Fe(s) Eº = -0,44 V).
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B