Questões de Concurso Público UFBA 2014 para Jornalista
Foram encontradas 30 questões
Toda atividade de audiência em relação à comunicação será exercida não apenas na comunidade empresarial, mas também fora dela e, assim, o conteúdo de um material publicado por jornal ou revista de empresa será comparado pelo leitor com o de outros jornais e revistas não empresariais, bem como sua forma e maneira de apresentar os fatos.
Tendo como base as intenções de cada programa de comunicação de uma instituição, os públicos e os objetivos serão diferentes, assim como os veículos e os tipos de comunicação a serem produzidos.
Sobre o processo de gerenciamento da informação nas instituições, é correto afirmar que o profissional de imprensa deve cuidar tão somente do relacionamento com a mídia externa, atendendo a suas demandas e produzindo informações para alimentar essa mídia.
No contexto contemporâneo da comunicação em empresas, organizações e instituições, é correto afirmar que, no Brasil, as atividades que mais se expandem são as de assessoria e consultoria, erroneamente denominadas apenas por “assessorias de imprensa", ainda que seu trabalho cotidiano não esteja restrito à divulgação e a contatos com a imprensa e, ao contrário, envolva ações de comunicação integrada com os clientes e a opinião pública.
Os sites de internet se tornaram ferramentas fundamentais de comunicação das instituições, de forma que, com base nessa informação, é correto afirmar que algumas organizações acreditam, inclusive, que seus sites são uma extensão de suas redes físicas, pois um bom site institucional é aquele que se preocupa somente em divulgar seus serviços/produtos.
A agilidade e a rapidez de atuação das assessorias dos órgãos federais devem ser bem maiores, já que o governo não fecha depois das cinco ou seis horas da tarde: as autoridades e, da mesma forma, seus assessores estão 24 horas no ar.
Sobre “o mundo do assessor", nas assessorias de imprensa, públicas ou privadas, a preocupação que move esse profissional é tão somente a divulgação de notícias de interesse da gestão.
Apesar de o rádio, a televisão e a internet terem ampliado suas atuações na sociedade, os jornais impressos ainda mantêm, com orgulho, duas iniciativas que tradicionalmente são seus pilares: o furo e a edição extra.
O que caracteriza a TV é o impacto provocado pela mensagem visual e sonora.
As três maiores desvantagens dos jornais impressos sobre o rádio e a televisão são a rapidez, o espaço e a durabilidade.
Os elementos que compõem o conteúdo do jornalismo online são os tradicionalmente utilizados na cobertura impressa – textos, fotos e gráficos.
No webjornalismo, o critério de hierarquização deixa de ser apenas a ordem de chegada das notícias, levando em consideração também a importância de cada uma delas.
A “usabilidade" é um conceito fundamental nas plataformas de jornalismo digital.
O jornalismo digital trabalha, em grande parte, só com fatos imprevistos e depende muito dos acontecimentos que estejam ocorrendo naquele exato momento e, assim sendo, o jornalismo digital exige uma equipe diversificada para que cada um produza o seu próprio material.
A rapidez é um valor no jornalismo digital, visto que uma editoria digital está sempre em fechamento o dia inteiro, sempre reconstruindo manchetes, trocando fotos, atualizando o site.
Sobre jornalismo colaborativo, a partir das premissas do livro "Webjornalismo – Política e Jornalismo em Tempo Real" – (Borges, 2009), é uma tendência de desenvolvimento da internet enfatizar a troca de informações e a colaboração dos internautas em sites e serviços virtuais.
A divulgação científica não deve simplificar o assunto, sob pena de comprometê-lo.
As informações científicas são do interesse restrito da comunidade científica.
O trabalho do jornalista que lida diariamente com Jornalismo Científico é transcrever os resultados obtidos pelo(s) pesquisador(es).
O surgimento da internet, com a disseminação de sites, blogs e espaços de discussão, foi um grande aliado da divulgação da ciência.