Questões de Concurso Público UFBA 2014 para Médico do Trabalho
Foram encontradas 33 questões
O exame ocupacional de retorno ao trabalho deve ser realizado, obrigatoriamente, no primeiro dia da volta ao trabalho do empregado ausente por período igual ou superior a 15 (quinze) dias, por motivo de doença ou de acidente, de natureza ocupacional ou não, ou de parto, segundo a Norma Regulamentadora n° 7, Portaria GM n.º 3.214, de 8 de junho de 1978.
O Médico do Trabalho, ao constatar, por meio da avaliação clínica do trabalhador e/ou dos exames toxicológicos constantes do Quadro I da Norma Regulamentadora n° 7, apenas exposição excessiva (EE) a um determinado risco químico, deve adotar como conduta afastar o trabalhador da atividade ou do risco.
Em conformidade com a Norma Regulamentadora n° 32, Portaria GM n.º 485, de 11 de novembro de 2005, entre as medidas que devem constar no PCMSO, em face da possibilidade de acidentes com material biológico, estão a descontaminação do local de trabalho e o tratamento médico de emergência para os trabalhadores.
O câncer de septo nasal é considerado como ocupacional quando está associado à exposição dos trabalhadores ao cromo tetravalente.
Na gênese dos transtornos mentais relacionados com o trabalho, levam-se em conta os aspectos associados à organização do trabalho, a exemplo do regime de horário, além dos respectivos períodos de não trabalho.
Os transtornos de comportamento decorrentes de doenças, de lesão e de disfunção de personalidade (CID F07) não estão inclusos nos transtornos mentais e comportamentais relacionados com o trabalho
Trabalhador de empresa metalúrgica desenvolve atividades como torneiro mecânico em contato direto com óleos de corte e, no exame periódico, foram detectadas lesões compatíveis com processos infecciosos em folículos pilosos, na região dos antebraços e do abdome, sendo que a primeira suspeita do Médico do Trabalho é elaioconiose.
As principais causas de laringite de inalação são relacionadas com a exposição a fumaças, gases e vapores quentes e assim, os operadores de caldeiras e de fornos, além dos trabalhadores de lavanderias industriais, podem ser diretamente afetados.
O valor de p, dentro dos conceitos de estatística,representa uma razão inversa em relação à confiabilidade de um resultado.
Os estudos de caso-controle, distintamente dos estudos de corte, não possibilitam o cálculo direto do Risco Relativo em virtude do método de seleção daqueles que participarão da investigação: os controles (não doentes) e os casos (doentes).
Os estudos epidemiológicos realizados com amostras de conveniência possuem baixa validade externa.
As partículas de fibras de vidro, fabricadas a partir da sílica, ao atingirem os pulmões, causam uma reação de padrão irritativo, mecânica e transitória, sem efeito granulomatoso.
Com o advento do Fator Acidentário Previdenciário e do Nexo Técnico Epidemiológico, a partir de 2007, o número de casos de acidentes e doenças ocupacionais diminuiu consideravelmente.
Entre as doenças de notificação compulsória, a Portaria n° 104, de 25 de janeiro de 2011, estabelece como obrigatório o registro de acidente por exposição a material biológico relacionado com o trabalho; por acidentes com mutilações e por acidente de trabalho em crianças e adolescentes.
A Renast – Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – compõe a rede de serviços do SUS, que são constituídos de ações assistenciais, de vigilância e promoção da saúde, independentemente do vínculo empregatício, e inclui os servidores públicos, os trabalhadores autônomos e os que estão na informalidade, excetuando-se os desempregados.
A Análise da Situação de Saúde local e regional constitui um dos elementos-chave, constantes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e por meio dela, busca-se identificar vulneráveis e superar desigualdades sociais e de saúde para alcançar a equidade na atenção.
O Decreto n° 6.856, de 25 de maio de 2009, que trata dos exames médicos periódicos dos servidores, em caso de acúmulo permitido de cargos públicos federais, instrui que o exame deverá ser realizado com base nos riscos inerentes às atividades desenvolvidas em ambos os ambientes laborais.
A força de trabalho que comporá o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS) será constituída, sempre que possível, por servidores federais e será permitida a terceirização de mão de obra e a contratação de pessoal apenas por tempo determinado.
Ao se acessar a base TOXNET (Toxicology Data Network), pode-se obter dados diversos relativos a agentes químicos, resultados de estudos científicos com humanos e animais, informações ambientais correlatas, além de informações sobre potencial carcinogênico das substâncias químicas.
O Assédio Moral no Trabalho configura-se como um episódio de humilhação perpetrado por chefes, colegas ou subordinados e direcionado a um ou mais trabalhadores.