Questões de Concurso Público UFSC 2014 para Engenheiro de Segurança do Trabalho

Foram encontradas 15 questões

Q968871 Português

Considere as informações acerca do Texto 1 e analise as afirmativas a seguir.

I. O texto teve uma primeira edição publicada em 1985.

II. O texto foi republicado na Revista do Serviço Público (RSP) em 2014.

III. A informática da década passada [...] (linha 20) refere-se ao período que vai do ano 2000 a 2010.

IV. A revolução da informática representou, no século XX, a passagem para a sociedade da informação.

V. A informatização define novas formas de convivência política, garantindo a soberania das nações.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q968872 Português

Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com as informações do Texto 1.

( ) A informática é elitista. Utilizada pelas grandes organizações, é muito cara para a maioria das pessoas.

( ) Os computadores do passado eram herméticos, reservados aos profissionais da área. No entanto, os equipamentos atuais começam a ser operados por leigos e até por crianças.

( ) A passagem da sociedade da informação para a sociedade industrial transfere a ênfase da automatização do trabalho muscular para o processamento da informação mediante recursos técnicos, significando a abstração do material e a representação do mundo físico por figuras informacionais.

( ) A administração pública lida exclusivamente com o processamento de informações, o que implica a necessidade de preparação para assimilar de forma eficaz os abalos dessa mudança.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Q968873 Português

Em relação ao Texto 1, considere as seguintes proposições.

I. Na frase Estão deixando também, gradativamente, de ser isolados, isto é, estão passando a se comunicar por meio de redes cada vez mais interconexas (linhas 27-29), o sujeito está elíptico e o verbo “estão”, em suas duas ocorrências, concorda adequadamente fazendo a retomada ao termo “crianças”.

II. As informações entre parênteses (TOFFLER, 1980; NAISBTT, 1983) (linha 17) e (REINERMANN, 1985) (linha 41) indicam a presença de polifonia no texto.

III. As referências feitas a (TOFFLER, 1980; NAISBTT, 1983) e (REINERMANN, 1985) são decorrentes de citações em discurso direto.

IV. O texto foi escrito em coautoria por Jobim Filho, Toffler e Naisbtt.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q968874 Português

Ainda em relação ao Texto 1 e conforme a norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo.

I. A construção “constituir-se-á” (linhas 17-18) consiste numa mesóclise formada por verbo no futuro do presente do indicativo intercalada pelo pronome átono. Tal ocorrência justifica-se por não haver na frase razão para o emprego da próclise.

II. Na sentença Há dez anos seria difícil imaginar que a informática se tornasse tão popular [...], (linhas 23-24), o verbo “haver” é impessoal, sendo, portanto, nesse caso, usado invariavelmente na 3ª pessoa do singular.

III. Há erro de concordância verbal em O desenvolvimento surpreendente da eletrônica e das telecomunicações tem permitido sua gradativa massificação (linhas 21-23), uma vez que o sujeito é composto e está anteposto ao verbo.

IV. No fragmento Tudo isso representa, afinal, a caminhada para a sociedade da informação [...] (linha 30), o uso do pronome demonstrativo retoma “a caminhada para a sociedade da informação”.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q968875 Português

O Texto 1 é parte constitutiva de uma unidade maior. A primeira supressão (linha 7) indica a retirada do resumo indicativo; já a segunda supressão (linha 47) sinaliza a retirada das seções 2, 3, 4 e 5, referentes ao desenvolvimento textual, e da seção 6, referente às conclusões, além da retirada das referências.

Relacione CORRETAMENTE o gênero textual e a tipologia correspondentes ao Texto 1.

Alternativas
Q968876 Português
Segundo o Texto 2, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q968877 Português

Considere as seguintes afirmativas, referentes ao Texto 2.

I. Segundo o polonês Jakub Lacki, as aulas de programação possibilitam ao aluno o conhecimento solidificado e o ato de refletir sobre o que se aprende.

II. Não há idade ideal para que a linguagem dos códigos entre na vida da criançada, mas as pesquisas apontam que a capacidade intelectual da criança se inicia antes dos cinco anos.

III. Qualquer criança nascida e criada na era digital desenvolverá competências relacionadas à linguagem dos códigos.

IV. Fica clara a importância dada ao professor no processo de aprendizado da linguagem dos códigos.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q968878 Português

Em relação ao Texto 2, assinale a alternativa CORRETA, conforme a norma padrão escrita.

Alternativas
Q968879 Português

Sobre a estrutura do Texto 2, indique com (V) a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com (F) a(s) falsa(s).


( ) Em O exercício de conversa com o computador ajuda a sedimentar o conhecimento (linhas 12- 13), o verbo “ajudar” concorda com o sintagma “o computador”.

( ) A frase Se bem guiada, a garotada nascida e criada na era digital tem tudo para desenvolver as habilidades latentes em sua geração (linhas 28-29) é classificada como uma oração subordinada adverbial condicional.

( ) Em para iniciar-se no universo dos códigos, é preciso ter a ferramenta adequada e, para a maioria, uma boa orientação (linhas 24-25), a partícula “se” indica a indeterminação do sujeito.

( ) Em Mesmo que ainda se debata como e quando os algoritmos devem entrar na vida da garotada, ganha força a teoria que compara o ensino da programação ao de uma língua estrangeira (linhas 14-15), a oração subordinada indica uma relação de concessão.

( ) Em a exploração dos códigos só dá certo mesmo se o professor souber se portar como uma espécie de regente da investigação digital (linhas 26-27), as duas partículas “se” têm função de pronome reflexivo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Q968880 Português

Considere as seguintes sentenças, retiradas do Texto 2.


O que os mais novinhos assimilam é o abecê mais básico, conhecimento que provavelmente lhes dará mais traquejo para aprender o que virá depois. (linhas 18-20)

Muitas rodas de educadores são entusiastas da ideia de introduzir a linguagem dos códigos que o computador entende na grade de matérias obrigatórias desde o jardim de infância. (linhas 21- 22)

[...] se bem administradas, as lições de programação podem dar um impulso naquilo que é mais essencial à vida escolar [...]. (linhas 11-12)


Assinale a alternativa CORRETA.

Os pronomes sublinhados retomam respectivamente os termos:

Alternativas
Q968881 Português
Assinale a alternativa que MELHOR resume o Texto 3.
Alternativas
Q968882 Português
Com base no Texto 3, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q968883 Português

Com base no Texto 3, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às asserções abaixo.


( ) Em Não mencionava ele uma criatura do ar? (linha 2), o sujeito da oração não está em ordem direta.

( ) O sufixo utilizado pelo menino ao criar as palavras “passaporteiro” (linha 27) e “migraceiro” (linha 29) tem a mesma função que o sufixo utilizado para formar as palavras “cabeleireiro” e “nevoeiro”.

( ) As palavras “matrimônio” (linha 3), “fratura” (linha 15) e “miçangas” (linha 43) estão empregadas com sentido conotativo.

( ) Ao criar as palavras “arvião” (linha 1) e “avioneta” (linha 6), o menino o faz por meio do processo de derivação parassintética.

( ) Em Vou estudar para migraceiro. (linha 29), a perífrase verbal poderia ser substituída por um verbo no futuro do subjuntivo sem provocar alterações no significado da frase.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Q968884 Português
Com base no Texto 3 e na norma padrão escrita, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q968885 Português

Considere o trecho retirado do Texto 3 e assinale a alternativa CORRETA, com base na norma padrão escrita.


O menino agora contemplava as traseiras do céu, seguindo as fumagens, lentas pegadas dos instantâneos aviões. Ele então se fingiu um aeroplano, braços estendidos em asas. Descolava do chão, o mundo sendo seu enorme brinquedo. E viajava por seus infinitos, roçando as malas e as pernas dos passageiros entediados. Até que a mãe debitou suas ordens. Ele que recolhesse a fantasia, aquele lugar era pertença exclusiva dos adultos. (linhas 17-21)

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: A
6: D
7: E
8: A
9: B
10: C
11: B
12: E
13: D
14: C
15: D