Questões de Concurso Público UFSC 2019 para Médico - Medicina do Trabalho
Foram encontradas 21 questões
( ) Uma conduta adequada seria iniciar tratamento conservador, com repouso, aplicação de gelo local, fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais, infiltração com anestésicos ou corticoides.
( ) O tratamento cirúrgico deve ser indicado quando o tratamento conservador não produzir mais resultados.
( ) Pode-se recomendar acupuntura como tratamento suplementar.
( ) O atendimento multiprofissional com a participação de fisioterapeuta, psicólogo e assistente social pode beneficiar o paciente.
I. Ansiedade, estresse, distúrbios vocais, problemas respiratórios, dores nas costas, cefaleia e insônia estão entre os principais problemas que afetam os professores.
II. Dores na região lombar, coluna cervical, ombros, punhos e cotovelos acometem professores do ensino fundamental devido aos movimentos que realizam no cuidado com as crianças, a exemplo de agachamentos frequentes.
III. A necessidade constante de fala e elevação da voz gera distúrbios vocais e disfonias, diagnósticos comuns entre os professores, porém isso não costuma gerar afastamentos.
IV. Alguns dos determinantes para o desenvolvimento de doenças e distúrbios causadores de afastamento dos professores são as longas jornadas de trabalho, tarefas extraclasse, exigência de atualização e preparação constantes, ritmo acelerado de trabalho, uso excessivo da voz, nível elevado de ruídos no ambiente, falta de materiais e equipamentos adequados, salas inadequadas e insatisfação no desempenho das atividades.
( ) O exercício do trabalho insalubre assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, em valores diferentes, de acordo com o grau de insalubridade.
( ) Trabalhadores em contato permanente com pacientes em serviços de urgência e emergência fazem jus ao adicional de insalubridade.
( ) A exposição ao calor, com ou sem carga solar, pode ser avaliada através do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG).
( ) O limite de tolerância para ruído de impacto é de 110 dB, com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e no circuito de resposta para impacto.