Questões de Concurso Público UFSC 2022 para Biólogo
Foram encontradas 50 questões
Com base no texto 1, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Bizzocchi e Severo consideram acertada a atitude do Colégio Franco-Brasileiro de revogar as “estratégias gramaticais de neutralização de gênero”, como chamar os estudantes de “querides alunes”. (linhas 01-02)
II. Bizzocchi argumenta que a língua portuguesa não é machista, tendo em vista o uso do masculino como gênero neutro, enquanto Severo observa o movimento de desconstrução do masculino genérico em curso não apenas na sociedade brasileira.
III. Ambos os autores reconhecem que existem problemas de injustiça social e preconceito no Brasil.
IV. Severo defende que as instituições assimilem o uso do “bom dia a todas, todos e todes”. (linha
47)
Quando você reconhece o uso de uma linguagem inclusiva, como “alunos e alunas”, ou faz uma tentativa de neutralizar o gênero, como em “querides alunes”, você se aproxima dos adolescentes que têm utilizado essas marcas linguísticas. (linhas 13-15)
Disponível em: https://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2018/08/o-que-acontece-com-seu-corpo-quando-voce-para-defumar.html. Acesso em: 24 jan. 2022.
( ) Em “Apague o cigarro e...” o sentido denotativo aponta para o pressuposto de que o cigarro está aceso.
( ) Está implícito que o enunciado do cartaz toma o interlocutor como fumante.
( ) A gradação do tempo sem o uso do cigarro obedece sempre a mesma proporcionalidade.
( ) Quem fica 15 anos sem fumar passa a ter saúde equivalente à de quem nunca fumou.
( ) O nível de oxigênio aumenta em apenas 8 horas sem cigarro, mas para a função pulmonar melhorar em até 30% são necessários até 3 meses.
( ) Depois de 15 anos sem cigarro, os riscos de câncer de pulmão chegam a zero.
( ) Em “Apague o cigarro e...” o uso de reticências indica a necessidade da complementação de ideia.
I. Em “Um dos fatores que possibilitaram a transformação e o surgimento das línguas foi a navegação.”, o verbo em destaque pode ficar no singular, uma vez que a concordância plural nessa sentença é facultativa.
II. Em “[...] a língua portuguesa, que se transformou em meio às línguas indígenas, às africanas e às dos muitos imigrantes [...]”, o registro do acento indicativo de crase em destaque está incorreto, uma vez que se encontra diante de termo masculino.
III. Em “[...] que se transformou [...]”, o emprego da próclise é obrigatório, devido à ocorrência do pronome “que”.
IV. Os três registros de crase (linha 08) marcam a fusão da locução prepositiva “em meio a” com o artigo feminino plural “as” determinado pelo substantivo feminino plural “línguas”.
I. O humor da tira consiste no fato de o inglês, atualmente, ser considerada uma língua universal e, por isso, uma das cobras sugere o contato nesse idioma.
II. Os termos “Eu” e “aqui” (quadro 2) são dêiticos, cujas referências são estabelecidas por informações dadas pelo contexto.
III. Os vocábulos “frio” e “indiferente” (quadro 3) marcam o uso da linguagem conotativa cujo efeito é a personificação do universo.
IV. A interjeição “Ei!” (quadro 1) é mobilizada para chamar a atenção da outra cobra.
( ) a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência – dá ao cidadão uma percepção de que o serviço público é de qualidade.
( ) Estes, por sua vez, querem receber um serviço de qualidade.
( ) Ao final das análises, concluiu-se que todas as variáveis apresentadas na pesquisa são importantes na percepção do usuário.
( ) Os serviços públicos estão disponíveis a todos os cidadãos.
( ) Conclui-se, a partir dessa segunda análise, que ter servidores bem treinados e cumprir os princípios da lei – artigo 37 da Constituição Federal:
( ) Assim, o objetivo deste texto foi identificar o conceito de qualidade que mais influencia a percepção dos usuários quanto à qualidade do serviço público.
( ) Como não é possível realizar todas as ações pertinentes às variáveis independentes de uma só vez, realizou-se a análise da regressão.
Fonte: MAINARDES, E. W.; LASSO, S. NOVAES, C. Percepções de qualidade do serviço público. In: RPCA. v. 9, n. 1, jan./mar. 2015. p. 107-123. [Adaptado].
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/2533343516568164. Acesso em: 24 jan. 2022.
Com base no texto 6 e de acordo com a variedade padrão da língua escrita, assinale a
alternativa correta.
Invólucros
Telefones celulares, agendas eletrônicas e computadores portáteis cada vez mais compactos, consequentemente com teclas cada vez menores, pressupõem usuários com dedos finos. Se vale a teoria da seleção natural de Darwin, as pessoas com dedos grossos se tornarão obsoletas, não se adaptarão ao mundo da microtecnologia e logo desaparecerão. E os dedos finos dominarão a Terra. Há quem diga que, como os mini-teclados impossibilitam a datilografia tradicional e, com o advento das calculadoras, os cinco dedos em cada mão perderam a sua outra utilidade prática, que era ajudar a contar até dez, os humanos do futuro nascerão só com três dedos em cada mão: o indicador para digitar (e para indicar, claro), o dedão opositor para poder segurar as coisas e o mindinho para limpar o ouvido.
VERISSIMO, Luis Fernando. Mais comédias para ler na escola. Ed. Objetiva, 2008. p. 27. [Adaptado]
Assinale a alternativa correta, em que os termos sublinhados no texto 8 podem ser substituídos sem prejuízo ao sentido e à concordância do texto:
I. Declaração sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. II. Declaração sobre princípios florestais. III. Convenção sobre mudanças climáticas. IV. Convenção sobre biodiversidade. V. Agenda 21.
I. Dados de inventários de emissões de GEE, lucro líquido anual e satisfação dos funcionários são exemplos de três indicadores que podem compor a avaliação da sustentabilidade dentro de uma empresa.
II. Ao promover políticas de transparência dos gastos públicos, a UFSC contribui com os princípios da governança nas práticas ESG, os quais estão totalmente relacionados aos ODS.
III. O termo sustentabilidade é usado apenas para ações no âmbito público, e ESG, para o âmbito empresarial.
IV. O termo ESG foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins, e é uma sigla em inglês que significa environmental, success and governance.
Computador desktop com processador dual-core de 3 GHz, 8 GB de RAM, 1 TB de HD, Cache L3 de 8 MB, monitor LCD de 21" e placa de rede de 10/100 Mbps. Acompanha teclado e mouse. Valor: R$ 1.599,00.
I. Componente que armazena dados de forma volátil. II. Componente que armazena dados de forma não volátil. III. Componente mais complexo do computador, que realiza operações lógicas e aritméticas. IV. Periférico de entrada.
Assinale a alternativa que associa corretamente os componentes do computador apresentados no anúncio com as descrições apresentadas nos itens I, II, III e IV, respectivamente:
I. A fórmula =MENOR(A1:B20;5) retorna todos os valores menores que 5 no intervalo de células entre A1 e B20.
II. O operador de comparação <> pode ser usado para verificar se os valores de duas células são diferentes.
III. A fórmula =3^3 resulta no valor 27.
IV. A célula G9 está localizada na sétima linha e nona coluna da planilha.
I. O acesso remoto à rede interna de uma organização pode ser realizado utilizando a tecnologia de VPN (Virtual Private Network), com a qual é possível criar uma rede de comunicação privada sobre a internet.
II. O firewall é uma ferramenta utilizada para criptografar dados enviados pela internet de modo a impedir que dados sensíveis do usuário, como senhas e números de cartões de crédito, sejam obtidos por pessoas não autorizadas e utilizados de forma indevida.
III. A tecnologia de computação em nuvem permite que usuários tenham acesso, por meio da internet, a uma quantidade de recursos computacionais para o processamento e o armazenamento de dados muito maior do que a fornecida por seus computadores pessoais, tablets ou smartphones.
IV. O recurso de navegação em modo privado ou anônimo, disponível nos principais navegadores Web, tem como principal finalidade impedir que o usuário acesse sites da Web que possam infectar o seu computador com vírus e outros softwares maliciosos.