Questões de Concurso Público UFSC 2022 para Engenheiro Agrônomo
Foram encontradas 25 questões
I. Os solos ácidos são produto do processo de formação, que se caracteriza pela alteração/decomposição do material de origem (minerais primários) e pela formação de argilominerais e óxidos. Esse processo, na sua essência, é causado pela atividade do íon H+ em solução.
II. Como consequência da acidificação natural dos solos, as doses de calcário necessárias à neutralização dessa acidez são, geralmente, elevadas, e os melhores resultados agronômicos ocorrem quando for corrigida a massa total de solo onde predomina o crescimento radicular.
III. A reacidificação do solo se dá predominantemente a partir da superfície, pois é a água da chuva o principal introdutor de íons H+ no solo, aliado a algumas reações dos insumos e à própria atividade biológica, que contribuem para rebaixamento do pH do solo.
( ) Os macro e micronutrientes exercem, na vida das plantas, funções específicas que podem ser de ordem estrutural, constituinte de enzima e/ou ativador enzimático.
( ) Os processos associados ao nitrogênio no solo são: amonificação, nitrificação, mineralização, imobilização, desnitrificação e fixação.
( ) O fósforo disponível pode ser definido como aproveitável facilmente pela planta dentro do seu ciclo ou ano agrícola. Considera-se comumente disponível a soma das frações solúvel e fracamente adsorvida, também chamada de lábil.
( ) O potássio da solução do solo (fator intensidade I) e o trocável (fator quantidade Q) são diretamente disponíveis para a planta.
I. A vaca gestante em lactação deve ser seca 90 dias antes da data prevista para o parto, para a recuperação da glândula mamária e a produção de colostro.
II. O sucesso no controle da mastite requer a adoção de práticas simples que reduzem a exposição do orifício dos tetos aos microrganismos infecciosos. O ponto chave é o manejo da ordenha, que deve estar focalizado no cuidado com os animais, na limpeza, na higiene e na desinfecção dos tetos após a ordenha.
III. Em regime de duas ordenhas, o intervalo entre elas deve ser, preferencialmente, de 12 horas.
( ) Nas cultivares com hábito indeterminado, ocorre dominância das gemas laterais sobre a gema apical, o que implica a necessidade de podas e tutoramento na condução das plantas.
( ) O tomateiro é uma planta exigente em termoperiodicidade diária e independente do fotoperiodismo.
( ) A causa básica da podridão apical, anomalia mais comum em frutos de cultivares do grupo Santa Cruz, é a carência localizada de cálcio no tecido da porção estilar do fruto.
( ) O excesso de nitrogênio na fase de formação dos botões florais motiva a continuação de vigoroso crescimento vegetativo em detrimento da floração e frutificação, devendo ser a adubação nitrogenada complementada com aplicações parceladas de potássio para auxiliar na fixação dos frutos.
Considere a planilha de campo abaixo obtida a partir de levantamento topográfico com nível automático para construção de uma vala de drenagem
onde:
RN – Referência de nível
PM – Ponto de mudança do aparelho de nível
VR – Visada de ré
AI – Altura do instrumento
VV – Visada de vante
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a altura do instrumento no PM2 (em m) e a diferença de cota entre RN1 e RN2 (em cm), respectivamente.
Número de matrizes = 400 animais
Intervalo entre lotes = 7 dias
Número de dias de alojamento de fêmeas antes do parto = 7 dias
Período de aleitamento= 21 dias
Vazio Sanitário = 7 dias
Intervalo desmama-cio = 7 dias
Duração da gestação = 114 dias
Duração média do aleitamento = 21 dias
Assinale a alternativa que indica corretamente o número de salas-maternidade necessárias e o número de lotes, nesta ordem.
Coluna 1
I. Seleção massal
II. Método da população
III. Método genealógico
IV. Método SSD (Single seed descent)
Coluna 2
( ) Os processos de avaliação e seleção de genótipos só se iniciam após a obtenção de linhagens em homozigose, podendo-se conduzir tantas gerações por ano quanto se desejarem.
( ) Não é possível saber se as plantas selecionadas são homozigotas. Se indivíduos heterozigotos forem selecionados, serão necessários novos ciclos de seleção.
( ) Permite o descarte de indivíduos inferiores em gerações precoces.
( ) As plantas F1 são conduzidas de forma a obter grande número de sementes. Todas as sementes F2 colhidas nas plantas F1 são agrupadas e utilizadas para obtenção da geração F2.
A ______________de um solo é definida por dois limites de umidade. O limite superior, que é chamado de_____________, é o máximo que um solo armazena de água sem que haja perdas por ________________. No limite inferior, _______________, o armazenamento é tão pequeno que a planta, mesmo gastando muita energia, não consegue retirar a água dos poros, porque, neste momento, a tensão de água no solo é muito alta. Quando o solo está com todos os seus poros preenchidos com água, diz-se que está na _______________.
** – significativas a 5% no teste F
ns – não significativas a 5% pelo teste F
Médias seguidas pela mesma letra maiúscula na coluna não diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
Médias seguidas pela mesma letra minúscula na linha não diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
Analise e interprete os quadros. Indique se as afirmativas abaixo são conclusões verdadeiras (V) ou falsas (F) a partir dos resultados apresentados e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Não houve ganho na precisão do experimento pela utilização dos blocos completos casualizados.
( ) Para o Fator A não seria necessário realizar testes de comparação de médias para identificar qual nível do fator apresentou desempenho superior, podendo tal conclusão ser tomada apenas a partir do teste F.
( ) Considerando que valores maiores no segundo quadro representam melhor desempenho agronômico, pode-se afirmar que o nível 1 do Fator A, combinado com o nível 0 do Fator B, foi estatisticamente superior a todas as demais combinações.
( ) As interações entre o Fator B e o Fator A não foram suficientes para provocar diferenças estatisticamente significativas entre os resultados.
( ) Em relação às características de concorrência nos mercados agrícolas, os agricultores estão tipicamente submetidos a oligopólios na compra de fatores de produção e a monopsônios ou oligopsônios por ocasião da venda de seus produtos.
( ) O custo marginal representa a parte da despesa que não é afetada pelo nível de produção, ou seja, representa o valor da despesa que se verifica mesmo que o nível de produção seja zero.
( ) Quanto mais baixa a proporção de renda gasta pelos consumidores com determinado produto agrícola, mais inelástica será a sua demanda.
( ) A armazenagem dos produtos agrícolas contribui mais positivamente para o suporte dos preços e da renda nos casos de produtos com demandas mais elásticas.
Coluna 1
I. Antracnose
II. Mancha angular
III. Mofo branco
IV. Oídio
Coluna 2
( ) Agente causal: Pseudocercospora griseola. Sinonímia: Phaeoisariopsis griseola. Principais Métodos de manejo: sementes livres do patógeno, espaçamentos de 30 a 70 cm entre linhas, princípios ativos registrados para tratamento de sementes e princípios ativos registrados para aplicação na parte aérea.
( ) Agente causal: Erysiphe polygoni. Principais Métodos de manejo: cultivares resistentes e princípios ativos registrados para aplicação na parte aérea.
( ) Agentes causais: Colletotrichum lindemuthianum (fase imperfeita) e Glomerella cingulata (fase perfeita). Principais Métodos de manejo: sementes livres do patógeno, rotação de cultura com Poáceas, princípios ativos registrados para tratamento de sementes e princípios ativos registrados para aplicação na parte aérea.
( ) Agente causal: Sclerotinia sclerotiorum. Principais Métodos de manejo: semeadura do feijão sobre a palhada de Poáceas (sistema de plantio direto), utilização de cultivares de porte ereto e princípios ativos registrados para aplicação na parte aérea.