Questões de Concurso Público UFSC 2022 para Médico Veterinário

Foram encontradas 25 questões

Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927668 Veterinária
Sobre procedimentos e níveis de biossegurança mínimos requeridos para a criação de animais geneticamente modificados (AnGM), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 

I. A instituição que utilizar técnicas e métodos relacionados à engenharia genética deverá criar uma comissão interna de biossegurança.
II. A manipulação de animais de laboratório em NB-3 deve ser feita em cabine de segurança biológica classe I ou II.
III. Em biotérios de AnGM, a entrada das instalações deve ser mantida trancada, independentemente do nível de biossegurança.  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927669 Veterinária
Um método adequado de eutanásia deve garantir a perda da consciência de forma rápida, irreversível e desprovida de experiência emocional ou física desagradável, ou seja, o animal não deve apresentar dor, estresse, apreensão ou ansiedade. Seguindo essa premissa, a Resolução no 1000/2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV e a Resolução Normativa no 37/2018 do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA, que orientam os métodos e procedimentos de eutanásia de animais no Brasil, classificam os métodos como “recomendáveis”, “aceitos com restrição” ou “inaceitáveis”. Analise se as afirmativas abaixo sobre eutanásia nas espécies consideradas nas resoluções anteriormente citadas são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Anestesia inalatória, seguida de outro método para assegurar a morte, é um método recomendável para eutanásia de peixes.
( ) Exsanguinação por punção cardíaca após anestesia geral é um método recomendável para eutanásia de coelhos.
( ) O uso de dióxido de carbono (CO2) é um método recomendável para roedores de laboratório.
( ) A decapitação sem anestesia prévia é um método considerado inaceitável em roedores de laboratório.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927670 Veterinária
A Lei n°11.794/2008, conhecida como Lei Arouca, estabelece critérios para a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica em todo o território nacional e cria o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA. De acordo com essa lei e atividades do CONCEA, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A utilização de animais em atividades educacionais fica restrita a estabelecimentos de ensino superior e/ou de educação profissional técnica de nível médio da área biomédica.
II. Não são consideradas como atividades de pesquisa as práticas zootécnicas relacionadas à agropecuária.
III. O disposto nessa Lei aplica-se a toda e qualquer espécie animal utilizada em ensino ou pesquisa, observada a legislação ambiental.
IV. A instituição que não tenha uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) poderá solicitar a aprovação de projeto para utilização de animais através da CEUA de outra instituição. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927671 Veterinária
A coleta de sangue permite o monitoramento, de uma forma dinâmica, de diversos eventos biológicos, porém a técnica de contenção do animal e o procedimento de coleta podem alterar alguns padrões bioquímicos do sangue devido ao estresse. Portanto, deve-se coletar somente o volume necessário e realizar a técnica de venopunção que exija menor tempo de contenção e desconforto aos animais. Visando esses cuidados, analise se as afirmativas abaixo relacionadas à coleta de sangue nas espécies de animais domésticos e de laboratório são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Uma retirada de até 10% do volume de sangue circulante é considerada segura em animais saudáveis e bem nutridos.
( ) A coleta de sangue em tilápias é feita preferencialmente pela veia anterior.
( ) A coleta de sangue retro-orbital é considerada como via de preferência para ratos e camundongos.
( ) Em espécies zootécnicas, a coleta de sangue pela veia jugular prejudica a qualidade da amostra.
( ) A coleta de sangue de suíno pelas veias do pescoço deve ser realizada preferencialmente pelo lado esquerdo, uma vez que desse lado o risco de se atingir o nervo vago é menor.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927672 Veterinária
Esta doença emergente na suinocultura brasileira, apesar de não causar impactos de saúde pública e nem embargos econômicos, deve ser rapidamente notificada aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal no surgimento de qualquer suspeita. Isso se deve ao fato de ela ser clinicamente indistinguível das doenças vesiculares de suínos (febre aftosa, doença vesicular do suíno, exantema vesicular do suíno e estomatite vesicular), que são todas de notificação obrigatória. O agente causador da doença em questão é:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927673 Veterinária
Todo protocolo de pesquisa com animais deve descrever claramente os pontos finais humanitários (endpoints) que serão utilizados. Esses pontos finais devem ser adequados para a espécie utilizada no estudo, e o monitoramento das condições deve ser feito para cada animal envolvido. Em estabelecimentos de pesquisa, o Responsável Técnico da instalação animal deve auxiliar na implementação e acompanhamento dos pontos finais humanitários dos protocolos experimentais. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Ponto final humanitário é o momento no qual o encerramento do uso do animal é antecipado para que a dor e o distresse sejam prevenidos, aliviados ou finalizados.
II. Em protocolos que envolvem morte como desfecho provável, o ponto final humanitário é definido como o momento da morte do animal.
III. Em animais de produção, o ponto final humanitário é equivalente a abate humanitário.
IV. O Responsável Técnico a que se refere esse texto é uma atribuição exclusiva de médicos veterinários.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927674 Veterinária
Pesquisadores que queiram desenvolver atividades com finalidade científica ou didática que envolvam o uso de recursos naturais ou o acesso a unidades de conservação federal precisam solicitar autorização ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio). Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Recolhimento de animais encontrados mortos, quando destinados à instituição científica.
II. Pesquisa envolvendo a observação e gravação de imagem ou som de animais em unidade de conservação federal.
III. Captura de animais silvestres in situ (contenção ou impedimento temporário da movimentação do animal, seguido de soltura, na natureza).
IV. Pesquisa socioambiental em unidade de conservação federal.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927675 Veterinária
A observação de comportamentos anormais e estereotipados é um importante aspecto na avaliação do bem-estar animal. Tais comportamentos são mais frequentes em animais em cativeiro e, geralmente, estão relacionados à impossibilidade de expressão de comportamentos naturais da espécie. Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre esse tema e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A estereotipia é definida como uma sequência relativamente invariável e repetida de movimentos, e sem função aparente.
( ) A coprofagia é um comportamento estereotípico em roedores de laboratório que indica bemestar animal pobre.
( ) O comportamento de arrancar os pelos do peito, em coelhas grávidas, é indicativo de estresse do animal.
( ) O barbeamento é um comportamento estereotípico observado em camundongos de laboratório que pode ser amenizado através de enriquecimento ambiental. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927676 Veterinária
A classificação sanitária de biotérios de animais de laboratório está relacionada à microbiota associada aos animais criados nesse ambiente. Relacione as características descritas na coluna I com o respectivo padrão sanitário na coluna II e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
 Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927677 Veterinária
A zona de conforto térmico (ZCT) ou termoneutralidade é determinada pela faixa de temperatura em que ocorre a termorregulação sem ativar mecanismo de produção ou perda de calor do organismo animal, com mínimo esforço dos mecanismos termorregulatórios. Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre estresse térmico em espécies zootécnicas e de laboratório e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

( ) Na criação de roedores de laboratório, a temperatura da sala é ajustada abaixo do limite inferior de termoneutralidade para não haver risco de estresse térmico por calor nessas espécies.
( ) Os peixes, por serem animais pecilotérmicos, se adaptam facilmente às mudanças de temperatura.
( ) Em bovinos, as raças taurinas possuem maior número de glândulas sudoríparas na epiderme do que as raças zebuínas, o que lhes confere melhor adaptação ao calor.
( ) As aves geralmente são desprovidas de glândulas sudoríparas, mas desenvolveram algumas adaptações comportamentais para lidar com o calor, incluindo taxa de respiração elevada, respiração ofegante e asas levantadas. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927678 Veterinária
Em vertebrados, geralmente as respostas fisiológicas aos estressores têm uma importante função de sobrevivência, e o padrão da resposta ao estresse tem sido altamente conservado. No entanto, a exposição repetida e crônica a estressores tem um efeito prejudicial em muitos aspectos da fisiologia do organismo. Assinale a alternativa correta sobre as respostas fisiológicas dos animais vertebrados ao estresse.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927679 Veterinária
Assinale a alternativa correta sobre os efeitos farmacológicos dos anestésicos e analgésicos. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927680 Veterinária
Os peixes constituem cerca de 50% de todas as espécies de animais vertebrados conhecidas, sendo o maior e mais diverso grupo com mais de 20.000 espécies diferentes. O conhecimento básico de anatomia e fisiologia dos peixes torna-se imprescindível para a realização de um bom trabalho veterinário com esses animais. Assinale a alternativa correta sobre as características anatômicas e fisiológicas dos peixes. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927681 Veterinária
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a resistência antimicrobiana (RAM) poderá representar a próxima pandemia que a humanidade irá enfrentar. O Brasil figura entre os países emergentes no surgimento de RAM, e ações voltadas ao seu enfrentamento foram elaboradas segundo a abordagem “One Health” (Saúde Única), que trata da integração entre a saúde humana, a saúde animal e o ambiente. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927682 Veterinária
A água é o meio ambiente no qual os peixes vivem, sendo cruciais os cuidados com parâmetros que irão determinar o bem-estar do animal. De uma forma geral, o manejo da água está diretamente relacionado à biomassa do aquário, temperatura da água e qualidade do alimento. Assinale a alternativa correta quanto às correlações da temperatura com os demais parâmetros de água. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927683 Veterinária
Segundo o art. 10 da Resolução no 1.165 do CFMV, de 11 de agosto de 2017, cabe ao responsável técnico das instalações orientar e verificar a destinação dos resíduos. Considerando que o tratamento prévio e acondicionamento devem ser realizados pela unidade geradora, assinale a alternativa correta quanto à destinação mais adequada para os respectivos exemplos de resíduos.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927684 Veterinária
Acúmulo e descarga de um conteúdo caseoso de coloração branca nos seios nasais, pústulas brancas e pequenas ou massas caseosas grandes na boca e no esôfago, papo ou vias nasais, ressecamento e espessamento de conjuntivas e córnea, obstrução traqueal, oclusão de uretra, hiperqueratose dos coxins e redução na produção de ovos. A causa mais provável para o aparecimento desses sinais em aves é: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927685 Veterinária
A composição iônica dos líquidos corpóreos é fundamental para manter o funcionamento ideal das células, sendo o hidrogênio um dos íons que determinam a acidez dos líquidos corpóreos. Analise as sentenças abaixo com relação ao equilíbrio ácido-básico e assinale a alternativa correta.

I. As alterações no pH corpóreo são corrigidas por ajustes na ventilação ou pela função renal, sendo que os pulmões podem regular a concentração de HCO3 - e os rins podem alterar a PaCO2.
II. A alcalose metabólica é um distúrbio causado pela adição de base em excesso ou pela perda de ácido, elevando o pH sanguíneo. A causa mais comum é provocada por vômitos persistentes.
III. A diminuição do pH sanguíneo, provocada pelo acúmulo de dióxido de carbono, está relacionada à diminuição da frequência respiratória.
IV. A alcalose respiratória é causada pelo aumento da frequência respiratória, o que provoca também aumento do dióxido de carbono e dos íons Hidrogênio no sangue, elevando o pH sanguíneo. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927686 Veterinária
O ciclo ovariano em animais com ovulação espontânea é composto de duas fases, uma fase folicular e uma fase lútea, e existem diferenças essenciais entre os animais com relação a essas fases do ciclo. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Em gatas e coelhas, a ovulação é induzida, ou seja, esses animais requerem cópula para ovular. A cópula substitui o estrogênio como o estímulo que induz a liberação ovulatória de gonadotrofinas.
II. Em roedores, a fase lútea do ciclo ovariano é prolongada pela cópula, e a permanência do corpo lúteo é de somente um a dois dias na ausência de cópula.
III. Nas vacas, há uma separação completa das fases folicular e lútea, sem crescimento folicular significativo até que a luteólise esteja completa.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927687 Veterinária
A abertura da cavidade torácica durante um procedimento de necropsia promove uma retração nos pulmões devido ao equilíbrio entre a pressão intratorácica e a pressão atmosférica. A não ocorrência de colapso pulmonar após a abertura da cavidade torácica pode estar associada a algumas patologias. Em relação às patologias mencionadas abaixo, analise as que estão associadas à ausência de colapso pulmonar na abertura da cavidade torácica e assinale a alternativa correta.

I. Edema pulmonar. II. Enfisema pulmonar. III. Inflamação pulmonar.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: C
5: D
6: A
7: E
8: C
9: B
10: D
11: E
12: A
13: B
14: D
15: A
16: C
17: B
18: E
19: B
20: A