Questões de Concurso Público UFSC 2023 para Farmacêutico Bioquímico
Foram encontradas 18 questões
( ) Em idosos do sexo masculino, observa-se aumento nos níveis de estrona livre, estradiol livre, FSH e LH. Nos casos de hiperplasia da próstata, aumenta também a di-hidrotestosterona.
( ) Em idosos de ambos os sexos, verifica-se uma diminuição de tri-iodotironina (T3), ACTH e somatomedina.
( ) Em idosos do sexo feminino, observa-se aumento de testosterona ovariana, FSH e LH.
( ) Em idosos de ambos os sexos, verifica-se a diminuição de norepinefrina, vasopressina e insulina.
De acordo com o caso acima, é correto afirmar que se trata de anemia:
I. A fase pré-analítica deve envolver procedimentos de cadastro do paciente, critérios de aceitação e rejeição de amostras e instruções para elaboração do laudo, que deve ser datado e assinado por profissional de nível superior legalmente habilitado.
II. O processo analítico deve ser o referenciado nas instruções de uso do fabricante, em referências bibliográficas ou em pesquisa cientificamente válida conduzida pelo laboratório.
III. Um dos requisitos da fase pós-analítica é assegurar que cópias dos laudos de análise, bem como dados brutos, sejam arquivados pelo prazo de cinco anos, facilmente recuperáveis e de forma a garantir a sua rastreabilidade.
I. O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem conter instruções atualizadas sobre o uso para os equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC).
II. O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem disponibilizar informações claras quanto ao manuseio e transporte de material e amostra biológica.
III. O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem disponibilizar informações sobre procedimentos a serem adotados em caso de acidentes, disponibilizando medidas de segurança compatíveis.
I. O olhar integral à saúde envolve a capacidade de uma visão ampliada no atendimento laboratorial que permita a percepção/detecção de uma situação de violência em qualquer ciclo da vida.
II. A integralidade do cuidado pode ser compreendida como a capacidade de acolher o paciente em ambiente laboratorial em busca de vínculo e produção do cuidado.
III. A assistência integral à saúde visa garantir que a recuperação da saúde por meio do diagnóstico e da reabilitação seja prioritária, mesmo no ambiente laboratorial.
I. Devem acompanhar o produto instruções de uso e descrição das precauções, dos cuidados especiais e esclarecimentos sobre os riscos decorrentes do manuseio do produto e seu descarte.
II. Devem acompanhar o produto instruções de biossegurança, procedimentos para eliminar os materiais infectantes, derivados de sangue humano, animal ou de organismos geneticamente modificados (OGM), e alerta ao consumidor sobre a potencialidade de transmissão de doenças infecciosas.
III. Devem acompanhar o produto orientações quanto às providências a serem adotadas pelo usuário em decorrência dos resultados obtidos, assim como implicações diagnósticas e possíveis complicações.