Questões de Concurso Público UFSC 2023 para Pedagogo/Educacional
Foram encontradas 50 questões
I. A temporalidade presente no texto segue uma cronologia linear, culminando com o crescimento e desenvolvimento humano e a degradação ambiental.
II. Em um período de 12 mil anos houve o desenvolvimento de atividades agrícolas, a domesticação dos animais e a construção de cidades.
III. O Antropoceno é uma era geológica caracterizada pela destruição ambiental causada por mutações de animais e plantas.
IV. O texto denuncia os perigos da ação humana para o planeta, demandando atitudes drásticas para a sua salvação.
V. No último parágrafo, os termos “ideia utópica” e “distopia” são intercambiáveis, sem gerar alteração de sentido.
I. A palavra Terra (linhas 08 e 15) está grafada com inicial maiúscula por nomear um planeta.
II. A expressão “época da dominação humana” (linha 12) está destacada em itálico pelo mesmo motivo que o termo Homo sapiens (linhas 01 e 22-23).
III. Os travessões que delimitam a expressão “época da dominação antrópica” (linha 30) poderiam ser adequadamente substituídos por parênteses ou por vírgulas.
IV. A vírgula depois do nome “Paul Crutzen” (linha 10) foi usada para isolar o aposto de “o Prêmio Nobel de Química (1995)” (linhas 09 e 10).
V. Em “Será necessária uma ação radical” (linha 17), a concordância nominal é facultativa, podendo o adjetivo ser flexionado como “necessário”.
( ) Por “o desenvolvimento sustentável virou um oximoro” (linhas 27 e 28) entende-se que há uma relação harmônica e convergente entre as ideias de “desenvolvimento” e “sustentável”.
( ) Por “força onipresente” (linha 03) entende-se uma força que, de tempos em tempos, está presente em todos os lugares.
( ) Em “A estabilidade climática do Holoceno propiciou o desenvolvimento econômico e social, e o ser humano expandiu [...]” (linhas 04 e 05), a vírgula é usada para separar orações coordenadas com sujeito distinto.
( ) Em “o grau do impacto destruidor” (linha 10), “a força impulsionadora da degradação ambiental” (linhas 13 e 14) e “ações que são catalisadoras de uma provável catástrofe ecológica” (linha 14), as palavras sublinhadas estão funcionando como adjetivo.
( ) Em “a domesticação dos animais” (linha 06), “A sexta extinção em massa” (linha 15), “o avanço do progresso humano” (linha 25) e “processo de empobrecimento do meio ambiente” (linhas 25 e 26), as palavras sublinhadas estão funcionando como substantivo.
( ) Em “O Homo sapiens surgiu” (linha 01) e “o surgimento do Homo sapiens” (linhas 22 e 23), a forma verbal “surgiu” se alterou para o nome derivado “surgimento” e o termo Homo sapiens passou de sujeito a adjunto adnominal, respectivamente.
I. O texto é uma publicação científica composta pelas seguintes informações: objetivos, justificativa, orientação teórica, metodologia, resultados e referências bibliográficas.
II. O texto apresenta relatos de estudos científicos, o que se evidencia pela menção a um artigo publicado em periódico acadêmico por pesquisadores de duas universidades.
III. O segundo parágrafo apresenta informações sobre a metodologia utilizada e os resultados alcançados pela pesquisa.
IV. O quarto parágrafo apresenta duas citações indiretas, que são parafraseadas a partir do texto de referência.
V. A expressão “De forma geral” (linha 18) expressa uma função aditiva e pode ser substituída sem alteração do sentido por “Outrossim”.
“Os resultados da pesquisa apontam que não apenas faltam estudos suficientes sobre a maior parte das espécies de répteis, como também que quase 40% delas (4.027) sequer são tema de algum paper.” (linhas 11 a 13)
( ) As duas ocorrências da palavra “que” introduzem orações subordinadas com função de complemento de “apontam”.
( ) A palavra “sequer” pode ser substituída por “pelo menos” sem alterar o significado da frase.
( ) A forma verbal “faltam” está no plural por concordar com o sujeito, que está posposto.
( ) A expressão descontínua “não apenas [...] como também” tem valor aditivo e pode ser substituída por “não só [...] mas também” sem alterar o significado da frase.
( ) A forma verbal “são” pode ser substituída por “é”, pois a concordância verbal com percentuais é facultativa nesse caso.
I. Nas respostas de Ailton Krenak, o pronome “nós” refere-se aos seres humanos em geral.
II. Em “Ela dispensa a gente” (linhas 16 e 17), o uso pronominal padrão deveria ser “Ela dispensa nós”.
III. A oração “por ter uma condição plural” (linha 04) expressa uma explicação para o fato de a humanidade não constituir uma comunidade.
IV. Em “Poderia dizer” (linha 05), o entrevistado se impessoaliza, referindo-se a si próprio em terceira pessoa.
V. Em “Faz com o que essa centralidade seja posta em questão” (linha 11), o sujeito de “faz” é recuperado na frase precedente: “A Terra seguir seu caminho”.
“O que Metamorfose traz é uma leitura sobre o darwinismo, sobre a evolução, contrária à ideia comum de que o mundo foi criado – a ideia criacionista – e de que os humanos receberam o condomínio do mundo para o predar. (linhas 32 a 34)
( ) O título pode ser reescrito da seguinte maneira, sem alteração de sentido: “O dever das empresas junto ao equilíbrio da agricultura regenerativa”.
( ) As siglas ONU, COP27 e COP fazem menção ao mesmo evento ocorrido do início de novembro.
( ) Dados revelam que o modo de cultivo da terra é uma fonte de emissão de gases de efeito estufa.
( ) As negociações climáticas internacionais estão desatentas para o papel da agricultura regenerativa em relação à redução de emissões de gases.
( ) As expressões “Em outras palavras” (linha 14), “Dito isso” (linha 20) e “No final das contas” (linha 24) contribuem para orientar a interpretação do texto, criando elos entre as ideias.
I. Há uma relação temática entre os quatro textos em torno da questão ambiental e do papel dos seres humanos na sua proteção.
II. As definições “época da dominação humana” (texto 1) e “teoria de que as ações humanas mudaram profundamente o funcionamento do planeta e de que isso constituiria uma nova era geológica” (texto 3) dizem respeito ao Antropoceno.
III. Os seguintes termos estão em consonância com os textos 1, 2, 3 e 4, respectivamente: “crescimento da população”, “conservação da biodiversidade”, “movimentação da vida” e “sistema alimentar sustentável”.
IV. Os textos pertencem a gêneros textuais diferentes: enquanto os dois primeiros são científicos, os dois últimos enfocam exemplos cotidianos e do senso comum.
V. O texto 2 se distancia tematicamente dos demais textos, pois desconsidera o debate sobre a renovação do ar.
I. Levar saúde e progresso cultural e material a todos.
II. Flexibilizar as leis trabalhistas para que as empresas possam recorrer a trabalhadores de países menos desenvolvidos.
III. Respeitar os modos de vida tradicionais (por exemplo, costumes, saberes e a forma de relação com a natureza).
IV. Harmonizar a exploração dos recursos, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais focadas no bem-estar social.
V. Combater a discriminação e práticas abusivas, como o trabalho infantil e o análogo à escravidão.
I. Bloqueiam o armazenamento de dados de navegação (cookies). II. Forçam os dados a trafegarem codificados (HTTPS). III. Possibilitam aos sites identificar o endereço IP de origem da requisição.
I. Senhas com diversos caracteres dificultam a descoberta pela técnica de força bruta. II. Ataques do tipo phishing usam e-mails com mensagens falsas objetivando acessar o e-mail do destinatário. III. A abordagem de duplo fator de autenticação previne o acesso a contas caso a senha do usuário tenha sido comprometida.
=soma(B$1;F$1)
I. Se arrastarmos para baixo pelo ícone quadrado (no canto inferior direito da célula), o conteúdo da nova célula será =soma(B$2;F$2).
II. Se arrastarmos para a direita pelo ícone quadrado (no canto inferior direito da célula), o conteúdo da nova célula será =soma(C$1;G$1).
III. O resultado armazenado na célula Z1 será a soma de todas as células entre B1 e F1.