Questões de Concurso Público UFSC 2023 para Técnico de Tecnologia da Informação
Foram encontradas 50 questões
A 1. Causas do aquecimento global e de mudanças climáticas 2. Consequências do aquecimento global 3. O que é efeito estufa 4. O que é aquecimento global
B ( ) Aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra.
( ) Queima de combustíveis fósseis, conversão do uso do solo, agropecuária, descarte de lixo e desmatamento.
( ) Camada de gases composta por gás carbônico, metano, óxido nitroso e vapor d’água que cobre a superfície da Terra.
( ) Elevação do nível do mar, com possível desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas.
( ) Alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra.
“Essa camada, composta principalmente por gás carbônico (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e vapor d’água, é um fenômeno natural fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois sem ela o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.” (linhas 07 a 10)
( ) A palavra “Terra” está grafada com inicial maiúscula por nomear um planeta.
( ) O trecho de “composta principalmente” até “vapor d’água” funciona como aposto explicativo que detalha o conteúdo do termo “camada”.
( ) A forma verbal “é” poderia ser grafada como “são”, pois, nesse caso, trata-se de uma regra de concordância verbal facultativa.
( ) O pronome “ela” refere-se a “vida na Terra”.
( ) A palavra “pois” introduz uma conclusão em relação à afirmação precedente.
I. O uso do verbo “poder” em “podendo ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades” (linhas 18 e 19) expressa certeza dos cientistas quanto à concretização do evento.
II. Em “o aumento da temperatura média do planeta tem elevado o nível do mar” (linhas 13 e 14), a substituição da forma verbal sublinhada por “elevou” não altera o significado da frase.
III. O pronome sublinhado em “Isso se deve principalmente ao aumento [...]” (linha 03) retoma toda a informação do período precedente.
IV. A palavra sublinhada em “uma camada de gases que cobre a superfície da Terra” (linhas 06 e 07) é um pronome relativo cujo antecedente é “camada de gases”.
V. Os parênteses em “(tempestades [...] tsunamis)” (linhas 16 e 17) são usados para intercalar uma enumeração de elementos que exemplificam o conteúdo do termo precedente.
WWF. As mudanças climáticas. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_ impactos2/clima/mudancas_climaticas2. [Adaptado]. Acesso em: 18 jan. 2023.
Com base nos textos 1 e 2, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Ambos os textos têm semelhanças temáticas e estruturais: enfocam o aquecimento global, apresentam elementos dialógicos e usam linguagem didática.
II. Os textos 1 e 2 apresentam relações de intertextualidade: o texto 1 explicita a preponderância das causas humanas no aquecimento global, e o texto 2 traz exemplos cotidianos que podem contribuir para o enfrentamento do aquecimento global.
III. Enquanto o texto 1 é baseado em evidências científicas, o texto 2 é orientado pelo uso de argumentos de senso comum e é descompromissado com questões ambientais.
IV. Ambos os textos apresentam argumentos de autoridade, baseados em estatísticas, e argumentos históricos, baseados em acontecimentos e fatos.
V. Enquanto o texto 1 enfoca ações humanas coletivas com impacto nas mudanças climáticas, o texto 2 privilegia ações individuais e rotineiras.
( ) O pronome pessoal em “Para inspirá-lo” (linha 05) refere-se a “você”. ( ) O pronome pessoal em “consertá-los em vez de descartá-los” (linha 11) refere-se a “resíduos”. ( ) Os pronomes possessivos em “contribuem para o seu bem-estar, sua saúde e para o seu bolso” (linhas 06 e 07) referem-se a uma terceira pessoa e têm o valor de “dele” nas três ocorrências. ( ) A preposição em “Para inspirá-lo” (linha 05) introduz uma oração que expressa finalidade. ( ) A preposição em “contribuem para o seu bem-estar” (linha 06) introduz um objeto indireto.
“Mesmo que se admita a existência dessa alternância cíclica, é fato razoavelmente comprovado pelos dados já obtidos por cientistas em todo o mundo que as ações humanas têm acelerado o processo de aquecimento.” (linhas 18 a 20)
I. Os dois-pontos em “Negacionismo: a onda de ceticismo sobre o valor da ciência” (título) são usados para introduzir exemplos.
II. Os travessões em “É fato aceito pela maioria da comunidade científica – embora contestado por uma parcela de seus membros – que as mudanças climáticas são produzidas pela atividade humana [...]” (linhas 01 e 02) podem ser substituídos por vírgulas, sem prejuízo da variedade padrão da língua escrita.
III. O segundo parágrafo apresenta argumentos de autoridade e informações sobre o método empregado em uma pesquisa científica.
IV. O terceiro parágrafo apresenta um contra-argumento a uma visão progressiva e linear de aquecimento global.
V. O uso das expressões “É fato aceito” (linha 01) e “é fato razoavelmente comprovado” (linha 19) expressa, em ambos os casos, dubiedade e hesitação em relação ao argumento apresentado.
I. As expressões sublinhadas em “a maioria da comunidade científica” (linha 01) e “uma parcela de seus membros” (linhas 01 e 02) expressam quantidade.
II. Em “embora contestado por uma parcela de seus membros” (linhas 01 e 02), a palavra “embora” expressa concessividade e pode ser substituída por “porquanto” sem alterar o significado da frase.
III. O sinal de dois-pontos depois de “como” (linha 03) é usado para introduzir uma enumeração.
IV. Em “as mudanças climáticas são produzidas pela atividade humana” (linha 02), o termo sublinhado funciona como agente da passiva.
V. Em “eventos extremos como secas prolongadas, chuvas torrenciais e tufões” (linhas 06 e 07), a palavra “como” é usada para comparar dois termos.
A 1. Princípios da Educação Ambiental 2. Objetivos da Educação Ambiental
B ( ) Avaliação crítica do processo educativo ( ) Respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural ( ) Desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente ( ) Fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social ( ) Continuidade e permanência do processo educativo
( ) As palavras seguintes são nomes abstratos derivados de adjetivos pelo acréscimo do sufixo “-idade”: “sustentabilidade” (linha 04), “habilidades” (linha 02), “totalidade” (linha 09) e “responsabilidade” (linha 31).
( ) As palavras seguintes são nomes abstratos derivados de verbos pelo acréscimo do sufixo “-ção”: “conservação” (linha 03), “educação” (linha 05), “avaliação” (linha 15) e “construção” (linha 29).
( ) As palavras seguintes são adjetivos derivados de substantivos pelo acréscimo do sufixo “-al”: “regionais” (linha 16), “individual” (linha 17), “legais” (linha 20) e “social” (linha 24).
( ) Duas das palavras seguintes não contêm prefixo em sua formação: “inseparável” (linha 27), “autodeterminação” (linha 32), “interdependência” (linha 09) e “reconhecimento” (linha 17).
( ) Duas das palavras seguintes não são derivadas de verbos pelo acréscimo do sufixo “-mento”: “desenvolvimento” (linha 19), “fortalecimento” (linha 23), “ambientalmente” (linha 29) e “fundamentos” (linha 34).
I. O programa foi concebido especificamente para as instituições do Poder Executivo federal. II. O intuito é auxiliar na inserção da responsabilidade socioambiental e da sustentabilidade nas atividades públicas. III. É uma agenda de adesão voluntária. IV. Entre seus eixos temáticos estão as “compras públicas sustentáveis”. V. A implantação ocorre pela assinatura do Termo de Adesão à A3P, que possui duração de 5 anos.
I. Levar saúde e progresso cultural e material a todos. II. Flexibilizar as leis trabalhistas para que as empresas possam recorrer a trabalhadores de países menos desenvolvidos. III. Respeitar os modos de vida tradicionais (por exemplo, costumes, saberes e a forma de relação com a natureza). V. Harmonizar a exploração dos recursos, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais focadas no bem-estar social. V. Combater a discriminação e práticas abusivas, como o trabalho infantil e o análogo à escravidão.
I. Não garantem a anonimidade ao se autenticar nos sites. II. Codificam os dados (tráfego) entre o navegador e o site acessado. III. Restringem o acesso (de forma privada) aos mesmos sites já abertos na aba convencional.
=soma(B$2;F$2)
I. Se arrastarmos para baixo pelo ícone quadrado (no canto inferior direito da célula), o conteúdo da nova célula será =soma(B$2;F$2). II. Se arrastarmos para a direita pelo ícone quadrado (no canto inferior direito da célula), o conteúdo da nova célula será =soma(B$2;F$2). III. A sintaxe está errada.