Questões de Concurso Público UFSCAR 2016 para Vestibular

Foram encontradas 14 questões

Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348114 Português

Considere a imagem a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta uma descrição adequada para os objetos da imagem.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348115 Português
    Segundo consta nas diretrizes da Funai, são considerados “isolados” os grupos indígenas que não estabeleceram contato permanente com a população nacional, diferenciando-se dos povos indígenas que mantêm contato antigo e intenso com os não-índios.
    A decisão de isolamento desses povos pode ser o resultado de encontros com efeitos negativos para suas sociedades, como doenças, atos de violência física ou exploração de seus recursos naturais.
    Esse ato de vontade de isolamento também se explica por experiências de períodos de autossuficiência social e econômica.
    Compete à Funai garantir aos povos isolados o pleno exercício de sua liberdade e das suas atividades tradicionais sem a necessária obrigatoriedade de contatá-los.

(Povos indígenas isolados e de recente contato. www.funai.gov.br. Adaptado)
Da leitura do texto, entende-se que, no Brasil, os povos indígenas isolados
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348116 Português
    Segundo consta nas diretrizes da Funai, são considerados “isolados” os grupos indígenas que não estabeleceram contato permanente com a população nacional, diferenciando-se dos povos indígenas que mantêm contato antigo e intenso com os não-índios.
    A decisão de isolamento desses povos pode ser o resultado de encontros com efeitos negativos para suas sociedades, como doenças, atos de violência física ou exploração de seus recursos naturais.
    Esse ato de vontade de isolamento também se explica por experiências de períodos de autossuficiência social e econômica.
    Compete à Funai garantir aos povos isolados o pleno exercício de sua liberdade e das suas atividades tradicionais sem a necessária obrigatoriedade de contatá-los.

(Povos indígenas isolados e de recente contato. www.funai.gov.br. Adaptado)
O termo -los, em contatá-los, destacado ao final do texto, faz referência
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348117 Português
    Segundo consta nas diretrizes da Funai, são considerados “isolados” os grupos indígenas que não estabeleceram contato permanente com a população nacional, diferenciando-se dos povos indígenas que mantêm contato antigo e intenso com os não-índios.
    A decisão de isolamento desses povos pode ser o resultado de encontros com efeitos negativos para suas sociedades, como doenças, atos de violência física ou exploração de seus recursos naturais.
    Esse ato de vontade de isolamento também se explica por experiências de períodos de autossuficiência social e econômica.
    Compete à Funai garantir aos povos isolados o pleno exercício de sua liberdade e das suas atividades tradicionais sem a necessária obrigatoriedade de contatá-los.

(Povos indígenas isolados e de recente contato. www.funai.gov.br. Adaptado)
Considere o trecho:     A decisão de isolamento desses povos pode ser o resultado de encontros com efeitos negativos para suas sociedades, como doenças, atos de violência física ou exploração de seus recursos naturais. (2° parágrafo)
Nessa passagem, o termo como, em destaque, introduz
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348118 Português
    Segundo consta nas diretrizes da Funai, são considerados “isolados” os grupos indígenas que não estabeleceram contato permanente com a população nacional, diferenciando-se dos povos indígenas que mantêm contato antigo e intenso com os não-índios.
    A decisão de isolamento desses povos pode ser o resultado de encontros com efeitos negativos para suas sociedades, como doenças, atos de violência física ou exploração de seus recursos naturais.
    Esse ato de vontade de isolamento também se explica por experiências de períodos de autossuficiência social e econômica.
    Compete à Funai garantir aos povos isolados o pleno exercício de sua liberdade e das suas atividades tradicionais sem a necessária obrigatoriedade de contatá-los.

(Povos indígenas isolados e de recente contato. www.funai.gov.br. Adaptado)
O termo “autossuficiência”, destacado em – Esse ato de vontade de isolamento também se explica por experiências de períodos de autossuficiência social e econômica. (3° parágrafo) –, indica uma condição de quem
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348119 Português
Assinale a alternativa em que o termo em destaque está empregado de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348120 Português

Declarações de Daniel Munduruku


  Frequentei a escola durante a ditadura militar, na década de 1970. Naquela época, as informações que eu tinha em sala de aula sugeriam que índio era atrasado, que índio era selvagem. Isso chegava até mim com um impacto muito violento. Passei a ter vergonha da minha cara, do meu cabelo, da minha origem. Eu não queria mais ser índio.     
  Quem mudou a visão negativa que eu fazia de mim mesmo foi meu avô Apolinário. É claro que não foi da noite para o dia, mas o avô foi mostrando, às vezes com sábias palavras, às vezes apenas com o silêncio, que aquela era a minha família e que longe dela eu seria infeliz. Com meu avô aprendi o valor da ancestralidade.


(Bruno Ribeiro. Daniel Munduruku: entrevista.

http://consciencia.net. Adaptado)

A partir da leitura do texto, é possível entender que Daniel Munduruku passou a ter uma visão negativa de si mesmo após
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348121 Português

Declarações de Daniel Munduruku


  Frequentei a escola durante a ditadura militar, na década de 1970. Naquela época, as informações que eu tinha em sala de aula sugeriam que índio era atrasado, que índio era selvagem. Isso chegava até mim com um impacto muito violento. Passei a ter vergonha da minha cara, do meu cabelo, da minha origem. Eu não queria mais ser índio.     
  Quem mudou a visão negativa que eu fazia de mim mesmo foi meu avô Apolinário. É claro que não foi da noite para o dia, mas o avô foi mostrando, às vezes com sábias palavras, às vezes apenas com o silêncio, que aquela era a minha família e que longe dela eu seria infeliz. Com meu avô aprendi o valor da ancestralidade.


(Bruno Ribeiro. Daniel Munduruku: entrevista.

http://consciencia.net. Adaptado)

Daniel Munduruku conta que seu avô o ensinou a
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348122 Português

Declarações de Daniel Munduruku


  Frequentei a escola durante a ditadura militar, na década de 1970. Naquela época, as informações que eu tinha em sala de aula sugeriam que índio era atrasado, que índio era selvagem. Isso chegava até mim com um impacto muito violento. Passei a ter vergonha da minha cara, do meu cabelo, da minha origem. Eu não queria mais ser índio.     
  Quem mudou a visão negativa que eu fazia de mim mesmo foi meu avô Apolinário. É claro que não foi da noite para o dia, mas o avô foi mostrando, às vezes com sábias palavras, às vezes apenas com o silêncio, que aquela era a minha família e que longe dela eu seria infeliz. Com meu avô aprendi o valor da ancestralidade.


(Bruno Ribeiro. Daniel Munduruku: entrevista.

http://consciencia.net. Adaptado)

A palavra “infeliz”, em destaque em – ... aquela era a minha família e que longe dela eu seria infeliz. (2° parágrafo) –, é formada com prefixo in-, que exprime sentido de negação. Outra palavra formada com esse mesmo prefixo de negação está destacada em
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348123 Português

Declarações de Daniel Munduruku


  Frequentei a escola durante a ditadura militar, na década de 1970. Naquela época, as informações que eu tinha em sala de aula sugeriam que índio era atrasado, que índio era selvagem. Isso chegava até mim com um impacto muito violento. Passei a ter vergonha da minha cara, do meu cabelo, da minha origem. Eu não queria mais ser índio.     
  Quem mudou a visão negativa que eu fazia de mim mesmo foi meu avô Apolinário. É claro que não foi da noite para o dia, mas o avô foi mostrando, às vezes com sábias palavras, às vezes apenas com o silêncio, que aquela era a minha família e que longe dela eu seria infeliz. Com meu avô aprendi o valor da ancestralidade.


(Bruno Ribeiro. Daniel Munduruku: entrevista.

http://consciencia.net. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a passagem – Passei a ter vergonha da minha origem. Eu não queria mais ser índio. (1° parágrafo) – está reescrita com o sentido preservado, após a transformação em destaque.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348124 Português

Considere o cartaz.

Imagem associada para resolução da questão

O objetivo principal do cartaz é

Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348125 Português
Assinale a alternativa que apresenta um ensinamento sobre as consequências da exploração gananciosa dos recursos naturais.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348126 Português
Leia o poema para responder à questão.

Um e muitos juntos

I
Na travessia:
amassar o barro
dar tempo ao tempo
curar1 a panela
beber do pote
a água da chuva
e repartir
o que vem da fonte
o que vem da terra
e as oferendas do mar

II
No caminho de volta
no pé da Serra do Mar
vislumbro2 uma árvore curvada pelo tempo
suas raízes abraçam a terra
e seguem o curso natural das águas
onde mil pássaros alimentam
seu eterno canto

III
Na travessia,só escuto
e vou tecendo o colar
em meio à saudade
da minha aldeia

                                                    (Graça Graúna. In: Yaguarê Yamã et al.
                                                    Escritos indígenas: uma antologia, 2013)

1 Curar: secar ao calor do fogo ou do sol; preparar para o uso.
2 Vislumbrar: avistar de modo parcial ou com dificuldade.
Da leitura do texto, pode-se concluir que o eu lírico
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348127 Português
Leia o poema para responder à questão.

Um e muitos juntos

I
Na travessia:
amassar o barro
dar tempo ao tempo
curar1 a panela
beber do pote
a água da chuva
e repartir
o que vem da fonte
o que vem da terra
e as oferendas do mar

II
No caminho de volta
no pé da Serra do Mar
vislumbro2 uma árvore curvada pelo tempo
suas raízes abraçam a terra
e seguem o curso natural das águas
onde mil pássaros alimentam
seu eterno canto

III
Na travessia,só escuto
e vou tecendo o colar
em meio à saudade
da minha aldeia

                                                    (Graça Graúna. In: Yaguarê Yamã et al.
                                                    Escritos indígenas: uma antologia, 2013)

1 Curar: secar ao calor do fogo ou do sol; preparar para o uso.
2 Vislumbrar: avistar de modo parcial ou com dificuldade.
Na primeira estrofe, a expressão “oferendas do mar” pode se referir a
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: B
6: C
7: A
8: D
9: A
10: E
11: B
12: C
13: B
14: E