Questões de Concurso Público UFSM 2015 para Assistente em Admistração
Foram encontradas 10 questões
Com relação a recursos linguísticos empregados no texto, considere as afirmativas a seguir.
I - A palavra "mesmo", na linha 51, expressa exatidão quanto ao instante do enunciado, ao passo que,na linha 118, enfatiza o argumento de que faz parte,podendo ser substituída por de fato.
II - O termo "mesmo que", nas linhas 75-76, estabelece relação de sentido equivalente ao seu emprego na linha 152, podendo, em ambas as ocorrências, ser substituído, sem alteração do sentido,por ainda que.
III - O elemento "porque" (ℓ.101) poderia ser substituído por porquanto, mantendo-se a relação explicativa.Está(ão) correta(s)
Sobre a pontuação empregada no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir.
( ) Nas linhas 28 e 37, o ponto pode ser substituído por vírgula, sem alteração do sentido e sem prejuízo à norma-padrão.
( ) O ponto depois de "nada" (ℓ. 78) e depois de "motivo" (ℓ. 79) é usado com valor expressivo que, associado à reiteração, serve para destacar a essência da gentileza como a ausência de motivo para cuidar de qualquer pessoa.
( ) Na linha 141, o ponto contribui para destacar a avaliação atribuída aos gestos especificados na sequência do parágrafo, razão pela qual poderia ser substituído por dois-pontos.A sequência correta é
Com relação ao emprego de recursos que contribuem para a argumentatividade do texto, considere as afirmativas a seguir.
I - Da linha 81 à 85, é apontada, com convicção, a ausência de valor monetário como causa da superfluidade da gentileza.
II - No penúltimo parágrafo do texto, é indicada a necessidade de realização de uma intensa campanha que incentive a prática de gestos de gentileza,exemplificados no último parágrafo.
III - A palavra "quando" (ℓ. 150) introduz uma condição para o excesso de delicadeza.
Está(ão) correta(s)Para responder à questão, leia o texto a seguir.
Com relação ao uso da norma-padrão da língua,assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir.
( ) No primeiro quadro da tira, o verbo "mente" deveria ser substituído por mentir, tendo em vista a relação condicional expressa por "se".
( ) No segundo quadro da tira, "atende" deveria ser substituído por atenda, adequando-se à pessoa marcada por "você", presente no primeiro quadro.
( ) Se mantida a forma "atende", no segundo quadro, a forma "diga", no quarto quadro, deve ser substituída por diz para manter a uniformidade no uso da segunda pessoa do discurso.
A sequência correta é
Em relação à formação de palavras usadas no texto,considere as afirmativas a seguir.
I - As palavras "impotência" (ℓ. 22) e "desonestidade" (ℓ. 33) são formadas pelo processo de derivação prefixal e sufixal, e os prefixos de ambas as palavras denotam negação.
II - A palavra "malandragem" (ℓ. 56-57) é formada pelo processo de derivação sufixal e significa o resultado da ação de ser malandro.
III - As palavras "sobremaneira" (ℓ. 57-58) e "antinomia" (ℓ. 90) são formadas pelo processo de composição por justaposição e derivação prefixal, respectivamente.
Está(ão) correta(s)
Em relação às escolhas linguísticas e à construção de sentido no texto, considere as afirmativas a seguir.
I - Se o adjunto adverbial "não" (ℓ. 2) fosse deslocado para antes de "é raro" (ℓ. 1-2), o sentido da informação seria mantido.
II - As expressões "um clamor moral" (ℓ. 14-15) e "um clima de caça às bruxas" (ℓ. 15-16) correspondem ao agente da ação expressa por "Criam-se"(ℓ. 13-14) e sinalizam a intenção de encobrimento dos responsáveis pela ação.
III - O pronome "que" (ℓ. 16) retoma a palavra "bruxas" (ℓ. 16), motivo pelo qual o verbo "geram" (ℓ. 16) está flexionado.
IV - O modo verbal empregado em "conhecesse" (ℓ. 61) e "incorporasse" (ℓ. 63 ) está condicionado ao uso do tempo verbal "teria feito" (ℓ. 60), que expressa incerteza e relaciona um fato futuro a um fato passado.
Está(ão) correta(s)
Com relação ao emprego de recursos coesivos e à construção de sentido no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada uma das afirmativas a seguir.
( ) A expressão "Esse tipo de visão" (ℓ. 51-52) recapitula a informação anterior de que no Brasil impera a desconfiança, em razão de o brasileiro típico ter um caráter duvidoso e não se negar a levar vantagem nas relações sociais.
( ) A palavra "que", na linha 27, introduz uma informação que restringe o referente anterior, enquanto, na linha 93, introduz o complemento para o verbo "revela" (ℓ. 93).
( ) Na linha 43, a palavra "como" confere à oração um valor circunstancial de conformidade, enquanto, na linha 56, expressa um valor circunstancial de comparação.
A sequência correta é