Questões de Concurso Público UFSM 2017 para Arquivista
Foram encontradas 30 questões
Tendo em vista as recomendações para construção de arquivos, considere as afirmativas a seguir.
I→ No que diz respeito à localização do edifício sobre o terreno, deve-se observar a influência que o ambiente externo exercerá sobre o interno, ou seja, o projeto de construção deve considerar o posicionamento da construção em relação à incidência de luz solar, além da localização da vegetação nos arredores, que pode causar riscos de raios, térmitas, danos estruturais pelas raízes, queda de folhas, galhos e frutos e incidência de sombras, que poderão ocasionar acúmulo de umidade nas paredes.
II→ Os espaços projetados devem ser distribuídos pensando em suas funções: depósitos (inclusive para acervos especiais), áreas para o público e áreas de trabalho (gabinetes, recepção, seleção, higienização, restauração, entre outras).
III→ As construções espaçosas, com grandes vãos ou abertas são mais eficientes quanto à manutenção das condições ambientais e de segurança necessárias para a preservação do que espaços menores, fragmentados e compactos.
IV→ O projeto do edifício deverá levar em conta as condições e dimensões do terreno; os regulamentos e tradições locais; as condições climáticas; o fluxo de trabalho e de atendimento ao público; as características físicas e formatos dos documentos; o volume do acervo e a expectativa de crescimento.
Estão corretas
A missão de um arquivo só se completa com a elaboração de instrumentos de pesquisa, que contêm a descrição ou representação de unidades documentais: seja do arquivo como um todo, de uma parte ou de peças documentais específicas nele contidas.
O instrumento destinado à orientação geral dos usuários no conhecimento e no uso dos fundos existentes em um arquivo é o
Recentemente, estudiosos, pensadores e profissionais têm discutido princípios da ciência arquivística que, por muito tempo, foram considerados inexoráveis para o estudo e a prática dos arquivos. Sob esta perspectiva, considere as afirmativas a seguir.
I→ O modelo arquivístico vigente não se encaixa aos organismos vivos que são os arquivos hoje. A problemática reside em refinar a informação baseada na proveniência geral, sem obscurecer a conexão documento-atividade.
II→ O arquivista atua como mediador entre documento e usuário, devendo, para tanto, possuir formação sólida em áreas como história, idiomas e diplomática, que lhe permitam ler e compreender os documentos, dominando uma série de detalhes técnicos por meio de extensos esforços práticos.
III→ Os processos de avaliação constituem um elemento vital do contexto em que os arquivos históricos são formados. Guiados pelos valores de sua sociedade, os arquivistas acham-se implicados na formação dos arquivos que sua época legará ao futuro.
Em consonância com as correntes atuais do pensamento
arquivístico, está(ão) correta(s)
Associe os termos apresentados na coluna à esquerda aos conceitos apresentados na coluna à direita.
(1) Laminação
(2) Cartonagem
(3) Velatura
(4) Reintegração
( ) Processo de restauração que consiste na aplicação de reforço de papel ou tecido em qualquer face de uma folha.
( ) Processo de restauração que consiste no uso de uma suspensão de fibras para reparar documentos danificados por perda de suporte, também chamado obturação.
( ) Processo de restauração que consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semissintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.
A sequência correta é
A normalização da gestão documental tem como foco garantir o desenvolvimento de um processo organizado e eficiente que controle a produção, a utilização e a eliminação da informação como prova das atividades de determinada instituição. A primeira destas normas internacionais, que assume por completo a cultura da qualidade total, tem origem em estudos da norma australiana AS 4390:1996 e foi publicada em 2001, com diretrizes básicas de boas práticas de gestão documental, que constituíram um dos fundamentos para a construção da norma E-ARQ Brasil.
A norma de gestão integral dos sistemas de arquivos, dos arquivos e dos documentos de arquivos referida é a
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa relacionada à gestão da segurança em arquivos.
( ) Rotinas de limpeza e manutenção de todas as áreas e instalações do edifício são fundamentais para evitar a maior parte dos agentes de degradação dos acervos arquivísticos.
( ) Em relação a furtos e vandalismo, deve-se investir em sistemas de alarme e detectores internos que funcionem durante o período de fechamento da instituição, já que durante o expediente dificilmente ocorrerão esses fatos.
( ) No que toca à proteção dos documentos da ação da radiação solar, recomenda-se o uso de cortinas ou persianas de materiais não inflamáveis.
( ) Para se fazer qualquer intervenção para proteção ou recuperação de documentos, deve-se obedecer a critérios de prioridades estabelecidos previamente.
A sequência correta é
O processo de descrição de documentos produz instrumentos de pesquisa que, por serem representações das unidades documentais que descrevem, são essenciais para o uso dos arquivos.
Dentre os instrumentos de descrição, qual é organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos?
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) preconiza um sistema de descrição _______, contendo 28 elementos de descrição, distribuídos entre oito áreas, dentre as quais se destacam as três que contêm elementos obrigatórios de descrição:
→ a área de _______, onde se inserem informações essenciais para registrar os dados da unidade de descrição (a partir dos elementos obrigatórios código de referência, título, datas, nível de descrição e dimensão e suporte);
→ a área de contextualização, onde se registra informação sobre a proveniência e custódia da unidade de descrição (com o elemento obrigatório - _______); e
→ a área de _______, onde se registra informação sobre o acesso à unidade de descrição (com o elemento obrigatório somente para os níveis 0 e 1 de descrição condições de acesso).
Assinale a alternativa que completa corretamente as
lacunas.
Associe os elementos que compõem um artefato
produzido por meio de recursos computacionais,
apresentados na coluna à esquerda, às afirmativas
destacadas na coluna à direita.
(1) Objeto Físico
(2) Objeto Lógico
(3) Objeto Conceitual
(4) Objeto Digital
( ) Conjunto de sequência de bits.
( ) Fenômeno físico que registra as codificações lógicas dos bits nos suportes.
( ) Apresentação de maneira compreensível para o usuário.
A sequência correta é
Em relação à diplomática contemporânea, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.
( ) Um documento arquivístico digital é codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistemas computacionais.
( ) As partes constituintes do documento arquivístico digital restringem-se a forma documental, anotações, contexto e componentes digitais.
( ) Um documento digital é tido como detentor de forma fixa e conteúdo estável quando sua apresentação na tela do computador é sempre a mesma.
( ) A credibilidade de um documento arquivístico digital é diretamente vinculada a três conceitos básicos: acurácia, confiabilidade e autenticidade.
A sequência correta é
A diplomática moderna não significa uma evolução da diplomática clássica, mas uma existência em paralelo, com objetos de estudo de épocas diferentes. Com base nesta perspectiva, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.
( ) A diplomática clássica usa os conceitos e métodos desenvolvidos por diplomacistas que viveram entre os séculos XVII e XVIII e estuda alvarás, instrumentos e escrituras medievais.
( ) Na diplomática moderna, um documento arquivístico constitui a evidência escrita de um fato jurídico, compilado de acordo com determinadas formas, as quais visam dotá-lo, plenamente, de fé e crédito.
( ) Para a diplomática moderna, um documento arquivístico é um documento criado no curso de uma atividade como instrumento e subproduto desta atividade.
( ) A diplomática moderna substitui a diplomática clássica, no sentido de que modificou o corpo de conhecimento.
A sequência correta é