Questões de Concurso Público UFSM 2017 para Técnico em Agropecuária
Foram encontradas 30 questões
Com relação ao fotoperiodismo, que é o número de horas de luz por dia, incluindo a aurora e o crepúsculo, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) Plantas de dias curtos são as que só florescem a partir de um número máximo de horas de luz por dia, à medida que diminuem as horas de luz por dia, ou seja, a partir de 21 de dezembro no hemisfério norte.
( ) Plantas de dias curtos são espécies de regiões de baixa latitude (regiões tropicais), onde os dias são sempre curtos; se cultivadas em regiões de grande latitude (regiões temperadas), onde os dias são mais longos na primavera e verão, demorarão a florescer, aumentando seu ciclo vegetativo total.
( ) Plantas de dias longos são as que só florescem a partir de um fotoperíodo mínimo, à medida que aumentam as horas de luz por dia.
( ) Plantas de dias longos são espécies próprias de regiões de grande latitude (zonas temperadas), onde ocorrem dias longos em todas épocas do ano.
A sequência correta é
Com relação aos fatores climáticos, considere as afirmativas a seguir.
I→ A latitude influencia diversos elementos meteorológicos como, por exemplo, a quantidade de radiação solar incidente no local e a temperatura do ar.
II→ À medida que nos afastamos da região tropical, a quantidade anual de radiação solar incidente aumenta e, como consequência, a temperatura média anual também aumenta.
III→ A altitude tem efeito em elementos meteorológicos como, por exemplo, a temperatura do ar e a radiação solar incidente, que afetam diretamente a fotossíntese das plantas.
Está(ão) correta(s)
Entende-se por manejo reprodutivo de ovinos o conjunto de técnicas empregadas para melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho, com foco na fertilidade dos carneiros e nos períodos de acasalamento e parição das ovelhas. Não existe um critério de manejo reprodutivo ideal a todas as propriedades; o que existe são recomendações técnicas cuja aplicabilidade varia de um local para outro. No entanto, existem normas consideradas básicas.
Sobre estas normas básicas do manejo reprodutivo, pode-se afirmar que
I→ animais com baixa eficiência reprodutiva não devem ser mantidos no rebanho, pois causam enorme prejuízo, não realizando sua mais importante função: a de produzir e desmamar crias viáveis.
II→ deve-se utilizar somente carneiros testados ou com fertilidade comprovada, que possam melhorar geneticamente o rebanho.
III→ fêmeas sem desenvolvimento e/ou condição corporal deficiente não devem ser acasaladas.
Está(ão) correta(s)
Com relação ao impacto ambiental, considere as afirmativas a seguir.
I→ É qualquer alteração nas propriedades físicas, químicas e biológicas do ambiente, causada por matéria ou energia resultante de atividades humanas.
II→ Pode ser somente negativo e pode ser mensurado com o auxílio de indicadores ambientais.
III→ As formas de ocorrência negativas são inúmeras e representam uma condição de deterioração ambiental.
IV→ Alguns exemplos negativos são o reflorestamento de áreas sujeitas à erosão e a recomposição de matas ciliares.
Está(ão) correta(s)
De acordo com a __________________, as plantas desequilibradas ficam mais suscetíveis ao ataque de insetos, fungos, bactérias e outros. Alterações fisiológicas podem ser a causa desse desequilíbrio, principalmente na composição da seiva vegetal, em decorrência de __________________ de fatores nutricionais, de intoxicações químicas devido ao uso exagerado de produtos químicos sintéticos e de estresse hídrico, provocado por excesso ou falta de água.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
O tomateiro apresenta algumas anomalias e problemas fitossanitários, que afetam os frutos e a planta, e é fundamental que tais distúrbios não sejam confundidos.
Correlacione essas anomalias ou problemas fitossanitários na coluna à esquerda com suas respectivas causas na coluna à direita.
(1) Folhas com manchas arredondadas e com o centro mais claro.
(2) Frutos com rachaduras radiais e concêntricas.
(3) Frutos com podridão na região do pedúnculo.
(4) Frutos com podridão marrom na superfície em contato com o solo.
(5) Frutos com mancha negra, dura e seca, na extremidade apical.
( ) Problema fitossanitário causado pelo fungo Rhizoctonia solani.
( ) Anomalia causada por flutuações no teor de água no solo que ocasionam variações na turgescência.
( ) Problema fitossanitário causado pelo fungo Alternaria solani.
( ) Anomalia ocasionada pela deficiência de cálcio.
A sequência correta é
Com relação à cultura da cenoura, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) A anomalia mais comum é a rachadura longitudinal na raiz tuberosa, expondo o interior, e é ocasionada por flutuações hídricas no solo, pela carência do boro ou pelas duas coisas agindo conjuntamente.
( ) A cenoura é absolutamente intolerante a qualquer forma de transplante, por ocasionar a formação de raízes tuberosas deformadas.
( ) O desenvolvimento de cenouras bifurcadas, ou com outros tipos de malformação, deve-se a obstáculos mecânicos no leito do canteiro.
( ) A cenoura deve ser semeada em bandejas de isopor e posteriormente transplantada para o canteiro definitivo, quando as mudas apresentarem quatro folhas definitivas.
A sequência correta é
Durante uma irrigação, nem toda a água aplicada é efetivamente utilizada pela cultura, pois podem ocorrer perdas. Algumas destas perdas são inerentes a cada método de irrigação, mas podem ser minimizadas, adotando-se medidas que aumentam a eficiência de aplicação.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
No Rio Grande do Sul, no período quente (primavera e verão), as pastagens são de muito boa qualidade. Porém, nos últimos anos observou-se que o potencial dessas pastagens é muito maior do que se imaginava e que o manejo correto pode produzir resultados ainda melhores, tanto no período quente como no período frio.
Qual prática a seguir NÃO é uma prática de manejo e melhoramento de pastagens naturais para aumentar a produção no campo nativo a baixo custo?
O Índice de Aproveitamento de Máquinas (Eficiência) é uma forma de calcularmos a autonomia das mais diversas máquinas utilizadas na agricultura, proporcionando ao agricultor planejar corretamente suas atividades, bem como definir o parque de máquinas com o qual a propriedade rural deve trabalhar.
Quantas sacas de soja, aproximadamente, uma colhedora colhe por dia (jornada de trabalho de 10 horas), levando-se em consideração as informações a seguir?
I→ A plataforma de corte possui 5 metros de largura.
II→ A velocidade de colheita é de 3 km/h.
III→ O índice de Aproveitamento de Máquinas é de 70%.
IV→ A lavoura está produzindo em média 60 sacas de soja/ha.
Em uma unidade produtora de leitões (UPL), prestar assistência no parto é uma medida necessária e indispensável para garantir a vida e a saúde dos leitões recém-nascidos.
No momento do parto, o assistente deve executar os seguintes procedimentos com os recém-nascidos:
I→ secar e limpar as vias respiratórias.
II→ ligar e desinfetar o umbigo.
III→ pôr o leitão em contato com úbere da porca para que ele faça a primeira mamada.
IV→ cortar os dentes.
Está(ão) correta(s)
Planta daninha é o termo utilizado pelos técnicos para denominar uma planta que "nasceu" de forma espontânea em local e momento indesejado, podendo prejudicar a produção/produtividade de uma lavoura comercial de grãos.
Assinale a alternativa que corresponde ao nome científico da espécie que é considerada uma das principais plantas daninhas nas lavouras anuais nos estados da região Sul do Brasil.
A colhedora de grãos é uma máquina complexa, pois possui muitas peças e regulagens. Entender seu funcionamento e as regulagens que possui é primordial para que, na hora da colheita, a retirada de grãos da lavoura seja realizada da melhor maneira possível, evitando perdas quantitativas e qualitativas aos grãos e/ou sementes. No momento da colheita, o operador da colhedora verifica que na plataforma da máquina está ocorrendo muita perda de grãos não trilhados.
Para evitar essa perda, ele deve
Em bovinos leiteiros o estresse térmico limita seriamente a produção das vacas e, por isso, torna-se necessário compreender as formas de transferência de calor entre o animal e o meio em que ele vive. Em temperaturas mais elevadas, a evaporação (suor e respiração) é considerada o principal mecanismo de liberação de calor, e, em temperaturas mais baixas, entre 0ºC e 10ºC, as três formas sensíveis ou não evaporativas correspondem a mais de 70% da perda de calor.
É considerada _______________ a transferência do calor do animal para qualquer objeto com que ele possa ter contato. Por sua vez, considera-se _______________ a troca de calor por meio de ondas eletromagnéticas entre dois pontos ou mais que se encontram em diferentes temperaturas. Por fim, _______________ é a forma de troca de calor através do contato do ar com a superfície aquecida externa do animal.
Assinale a alternativa que completa corretamente
as lacunas.
O desempenho reprodutivo de fêmeas de corte é determinante para o sucesso produtivo de um sistema de criação de bovinos a pasto.
A respeito do tema, considere as afirmativas a seguir.
I→ A definição de uma estação de monta permite monitorar taxas de concepção e fêmeas que falham na reconcepção.
II→ Na implementação da inseminação artificial ou da inseminação artificial em tempo fixo, as fêmeas devem passar previamente pelo exame ginecológico.
III→ A idade da puberdade é uma medida de fertilidade para novilhas, sendo determinada apenas pela primeira exteriorização do cio.
IV→ O controle de mamadas, realizado por um período máximo de 24 horas, apresenta significativo efeito positivo na redução do anestro pós-parto.
Está(ão) correta(s)
O manejo nutricional da fêmea suína durante o período gestacional é de suma importância para o desenvolvimento da futura leitegada, bem como para sua posterior resposta produtiva.
Sobre este período, assinale a alternativa correta.