Questões de Concurso Público UFSM 2018 para Engenheiro/Engenharia Sanitária e Ambiental
Foram encontradas 30 questões
Uma amostra de água contendo 200 mL tem um pH = 9,2. Para a determinação da alcalidade, a amostra foi titulada com H2S04 N/50 e foi utilizada fenolftaleína como indicador. Foram gastos 4,2 mL de ácido até o desaparecimento da cor rosa. Então, nesta mesma amostra, foram adicionadas quatro gotas de metilorange e foram gastos mais 5,1 mL de ácido até atingir pH = 4,3.
Com base nessas análises e considerando que cada mL de H2S04 neutraliza 1 mg de alcalinidade, a alcalidade a fenolftaleína (F) e a alcalidade total da amostra são, respectivamente,
Uma indústria de laticínios se estabelecerá em determinado local com uma capacidade produtiva de 5000 L·dia-1 o que gerará 2 m3·dia-1 de efluente bruto. Esse efluente possui uma concentração de DBO5 (demanda bioquímica de oxigênio 5 dias a 20 °C) de 600 mg·L-1, que, após tratamento, passará a uma concentração de DBO5 de 200 mg·L-1 . Não há perdas de volume durante o tratamento.
A indústria deseja lançar esse efluente tratado em
um rio que é enquadrado como classe 2, segundo
Resolução n° 357/2005 do Conselho Nacional do
Meio Ambiente (CONAMA), e que possui uma vazão
de referência de 47000 L·dia-1 e DBO5 de 4 mg·L-1.
De acordo com as informações fornecidas, considere as afirmativas a seguir em relação ao parâmetro DBO5.
I → Considerando apenas os requisitos da Resolução n° 357/2005 do CONAMA e da Resolução n° 430/ 2011 do CONAMA, a indústria poderia lançar o efluente tratado no rio.
II → A indústria não poderá lançar o efluente tratado no rio, pois não atende à Resolução n° 357/2005 do CONAMA, e a DBO5 na zona de mistura é de 16,25 mg·L-1.
III → A indústria não poderá lançar o efluente tratado no rio, pois atende apenas à Resolução n° 430/ 2011 do CONAMA.
Está(ão) correta(s)
Uma amostra com 100 mL de esgoto doméstico foi colocada em uma cápsula de porcelana e foi seca em estufa a 105 °C até peso constante. Após esse período foi feita a pesagem e obteve-se o valor de 28,400 g. Em seguida, essa cápsula foi colocada em uma mufla a 550 °C por 1h e, após, foram feitos os procedimentos de resfriamento e pesagem, obtendo-se o valor de 28,302 g. Uma segunda amostra de 100 mL foi filtrada utilizando-se um filtro com porosidade de 1,2 μm e, após o procedimento, o filtro foi seco a 105 °C até peso constante. Após a pesagem do filtro, foi obtido o valor de 5,000 g. O filtro com o resíduo foi então seco em uma mufla a 550 °C por 1h e, após, foram feitos os procedimentos de resfriamento e pesagem, obtendo-se o valor de 4,952 g. Os pesos iniciais da cápsula de porcelana e do filtro são, respectivamente, 28,210 g e 4,943 g.
Considerando os dados apresentados, é correto afirmar que a amostra apresenta
Um sistema de abastecimento de água engloba diversas unidades, como captação, adução, estação de tratamento, reservação, estações elevatórias e rede de distribuição. Na rede de distribuição de água, ocorre a disponibilização de água potável aos consumidores.
Considerando a norma ABNT NBR 12218:2017, é correto afirmar que
No projeto de estações de tratamento de água para abastecimento público, as águas naturais são classificadas de acordo com o quadro a seguir.
Considerando uma água Tipo C, assinale a alternativa
que apresenta o tratamento mínimo necessário
a ser empregado, de acordo com a norma
ABNTNBR 12216:1992.
Normalmente, a água proveniente de mananciais subterrâneos apresenta boa qualidade. Para que atenda os padrões de potabilidade, só é necessário que se realize uma desinfecção. Com relação a este processo de tratamento, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) A matéria orgânica interfere na eficiência de desinfecção, aderindo-se aos microrganismos e protegendo-os da ação do desinfetante ou reagindo com este para formar subprodutos.
( ) Quando do emprego de agentes físicos, a desinfecção ocorre exclusivamente por meio da oxidação e posterior ruptura da parede celular dos microrganismos, enquanto os agentes químicos promovem a desinfecção por meio da inativação das enzimas desses organismos.
( ) De acordo com a Portaria n°2914/2011 do Ministério da Saúde, no caso do uso do ozônio como agente desinfectante, deverá ser adicionado cloro ou dióxido de cloro, de forma a manter, no mínimo, 0,5 mg·L-1 de cloro residual no sistema de distribuição.
( ) Quando o cloro é aplicado na água com presença de ácidos húmicos e fúlvicos, haverá a formação de trihalometanos (THM), a qual poderá ser minimizada pela adição de amônia.
A sequência correta é
Considerando as definições estabelecidas pela norma ABNT NBR 9649:1986, correlacione as estruturas do sistema de coleta de esgoto na primeira coluna com suas definições apresentadas na segunda coluna.
(1) Coletorde esgoto
(2) Coletor principal
(3) Coletor tronco
(4) Emissário
(5) Trecho
( ) Tubulação que recebe esgoto exclusiva mente na extremidade de montante.
( ) Coletor de esgoto de maior extensão dentro de uma mesma bacia.
( ) Tubulação da rede coletora que recebe apenas contribuição de esgoto de coletores.
( ) Tubulação da rede coletora que recebe contribuição de esgoto dos coletores prediais em qualquer ponto ao longo de seu comprimento.
A sequência correta é
Pretende-se fazer a remoção da matéria orgânica carbonácea, conversão de nitrogênio por nitrificação e remoção por desnitrificação utilizando processos biológicos com biomassa suspensa.
Qual a composição de reatores necessária?
Considerando as definições estabelecidas pela norma ABNT NBR 12209:2011, correlacione as definições na primeira coluna com os tratamentos na segunda coluna.
(1) Conjunto de operações e processos unitários que visam, principalmente, à remoção da matéria orgânica, normalmente com eficiência de remoção de sólidos suspensos e de DBO de cerca de 80% a 90%, respectiva mente.
(2) Conjunto de operações e processos unitários que visam à estabilização da matéria orgânica, de nutrientes e de microrganismos.
(3) Conjunto de operações e processos unitários que visam à remoção de sólidos grosseiros, areia e matéria oleosa.
(4) Conjunto de operações e processos unitários que visam, principalmente, à remoção de nutrientes ou de microrganismos.
(5) Conjunto de operações e processos unitários que visam, principalmente, à remoção de sólidos em suspensão, ainda que parcialmente, normalmente com eficiência de remoção de sólidos suspensos de cerca de 50% e de DBO de cerca de 25%, podendo se elevarem até 80% e 50%, respectivamente, quando quimicamente assistidos.
( ) Tratamento preliminar
( ) Tratamento primário
( ) Tratamento secundário
( ) Tratamento terciário
A sequência correta é
Considerando a Lei Federal n°12305/2010, que estabelece a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, considere as afirmativas a seguir.
I → Os responsáveis pelo plano de gerenciamento de resíduos sólidos manterão atualizadas e disponíveis ao órgão municipal competente, ao órgão licenciador do Sisnama e a outras autoridades informações completas sobre a implementação e a operacionalização do plano sob sua responsabilidade.
II → Dentre as etapas na elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos está o diagnóstico, em que deverão ser apresentadas, dentre outras informações, a quantidade e qualidade dos resíduos gerados, incluindo os passivos ambientais a eles relacionados, assim como as medidas saneadoras desses passivos.
III → A Universidade Federal de Santa Maria não tem a responsabilidade de arcar com os custos de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos que, gerados em suas dependências, tenham características similares aos resíduos sólidos domiciliares, sendo esta responsabilidade do município.
Está(ão) correta(s)
Um dos princípios da Lei Federal n°12305/2010, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), é a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Um instrumento que auxilia o cumprimento desse princípio é a logística reversa.
Com relação ao que a PNRS determina em relação à logística reversa, assinale a alternativa correta.
O quadro a seguir apresenta a composição gravimétrica dos resíduos sólidos produzidos na UFSM.
De segunda a sexta-feira são produzidos 2000 kgˑdia-1 de resíduo, e todos os recicláveis são encaminhados para os contêineres destinados a esse tipo de material.
Considerando que a coleta seletiva ocorre uma vez
por semana, determine quantos contêineres de
1,5 m3 são necessários para armazenar os resíduos
recicláveis.
O aproveitamento da água da chuva em centros urbanos é uma importante ferramenta de sustentabilidade, que reduz o consumo da água tratada e auxilia no controle de enchentes urbanas. Muitos moradores têm implantado esses sistemas em suas casas, como é o caso da família Silva. Essa família é constituída por um casal, um filho e uma filha. A filha mais nova, estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, propôs que a família investisse em um sistema de aproveitamento da água da chuva. Um engenheiro foi contratado para tal serviço e implantou um sistema no qual apenas uma parcela do telhado da casa foi utilizada para captação, o que corresponde a uma área de 12 m2. Para essa área de captação, foram implantados dois reservatórios, totalizando um volume de armazenamento de água de 2000 L. Nessa residência, ocorre um consumo médio de 15 Lˑhab-1 ˑdia-1 de água não potável.
O método da simulação, apresentado na norma ABNT NBR 15527:2007, permite estimar o volume de água no reservatório ao final de cada dia. Sabendo que, no segundo dia após o início da simulação, ocorre uma chuva com intensidade de 30 mmˑh-1 e duração de 30 min, é correto afirmar que,