Questões de Concurso Público UFMS 2021 para Processo Seletivo Vestibular UFMS

Foram encontradas 5 questões

Q1776127 Química
Entre os anos de 1911 e 1913, alguns cientistas já haviam percebido a existência de átomos com o mesmo número atômico, porém, com números de massa diferentes. Por sugestão de Frederick Soddy, esses átomos foram chamados de isótopos (iso = igual, topos = lugar). Na natureza, existem três isótopos naturais de hidrogênio (1H, 2D, 3T) e três isótopos naturais de oxigênio (16O, 17O, 18O).  MARTINO, A. Química, a ciência global. Goiânia: Editora W, 2016 (adaptado). Podemos concluir que, a partir da combinação desses isótopos, o número de tipos diferentes de moléculas de água é: 
Alternativas
Q1776128 Química
A polaridade de um líquido pode ser comprovada observando-se o comportamento do fluxo de um filete do líquido diante de um objeto carregado eletrostaticamente. O objeto utilizado no experimento pode ser uma régua de plástico, um pente ou um bastão de vidro que foram previamente friccionados em um pedaço de lã ou no cabelo.
Imagem associada para resolução da questão
Filetes de líquidos polares são desviados por objetos eletrizados e filetes de líquidos apolares não sofrem desvios. MARTINO, A. Química, a ciência global Goiânia: Editora W, 2016 (adaptado)
Considerando o exposto, qual dos líquidos sofrerá atração pelo bastão?

Alternativas
Q1776129 Química
A história da humanidade está relacionada ao uso de polímeros naturais, como o couro, a lã, utensílios o algodão e a madeira. Na atualidade, muitos utilizados no cotidiano são produzidos por polímeros. Qual destes polímeros é de origem sintética?
Alternativas
Q1776130 Química

“A maior ameaça à camada de ozônio no século XXI é o gás hilariante (N2O - óxido nitroso). Segundo o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), análises de cientistas de 35 organizações revelaram que o N2O, agora, é o gás mais importante a exaurir o ozônio e o terceiro mais poderoso gás do aquecimento global emitido na atmosfera. Os níveis de N2O aumentaram nas últimas décadas, puxados sobretudo pelos processos de nitrificação e de desnitrificação dos fertilizantes nitrogenados no solo.”

Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/clima/onu-faz-soaroxido-nitroso-a-camada-de-VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html>. Acesso em: 24 nov. 2020.


O mecanismo de destruição pode ser resumido pelas seguintes equações:

Imagem associada para resolução da questão


A classificação química do óxido nitroso e a função do NO no mecanismo de destruição do ozônio são, respectivamente:

Alternativas
Q1776131 Química

O alumínio já foi o metal mais caro do mundo. Por isso, Napoleão disponibilizava talheres e pratos de alumínio para convidados especiais nos banquetes, enquanto os menos favorecidos usavam de ouro. Em 1855, o norte-americano Charles Martin Hall e o francês Paul Louis Toussaint Héroult descobriram e patentearam quase simultaneamente um processo de obtenção de alumínio a partir do minério bauxita, rico em óxido de alumínio.

KEAN, Sam. A colher que desaparece: Editora Zahar, 2011 (adaptado).

O processo ficou conhecido como Hall-Heróult e permitiu o estabelecimento da indústria global do alumínio, cuja obtenção ocorre por meio de:

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: A
5: A