Questões de Concurso Público UFMS 2021 para Processo Seletivo Vestibular UFMS

Foram encontradas 7 questões

Q1776138 História
Sobre o processo de independência da América espanhola, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1776139 História

Leia atentamente o texto a seguir.

“Em vinte anos, desde o desembarque de Colombo, a população dessa ilha densamente habitada havia sido quase varrida pela guerra, pelas doenças, pelos maus tratos e pelo trauma resultante dos esforços dos invasores para obrigá-la a aceitar modos de vida e comportamento totalmente desvinculados de sua experiência anterior.”

BETHEL, Leslie. América Latina Colonial. São Paulo: Edusp, 1998. p. 153. O excerto indica que a conquista da América pelos espanhóis foi marcada pela:

Alternativas
Q1776140 História

O cartum a seguir faz referência a uma possível cena do cotidiano de uma família da pré-história. O que passa a produzir sentido nessa forma de comunicação é o contexto em que a cena é registrada séculos depois. Acerca do teor humorístico e da mensagem relacionada ao estudo do passado contido no cartum, é correto afirmar que:

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: www.mentirinha.com.br Acesso em: 03 dez. 2020.

Alternativas
Q1776141 História
A partir da segunda metade do século XIX, parte da sociedade portuguesa passou a repudiar o comércio e a mão de obra utilizados pela elite brasileira. Acerca dessa questão assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1776142 História
Sobre a produção aurífera no Brasil e seusdesdobramentos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1776144 História
A Doutrina Monroe, em conjunto com outros fatores, assinalou o que mais tarde se configuraria no imperialismo norte-americano, auxiliando na consolidação dos EUA como uma das maiores potências mundial do século XX. A questão política expansionista dos EUA está associada: 
Alternativas
Q1776146 História

Considere o excerto a seguir.

“Nos meados de seiscentos, a situação econômica portuguesa era de grade depressão. Numa consulta do Conselho da Fazenda, de 1657, descrevia-se a situação em traços sombrios: "A índia (...) acha-se hoje reduzida miseravelmente a seis praças principais que são: Moçambique, sem defesa; Goa, pouco segura; Diu, arriscada; Cochin, pendente da amizade do rei; Columbo, invadida pelos holandeses; Macau, sem comércio, desesperada (...) Angola, nervo das fábricas. A atividade do Brasil, necessita de prevenção contra os desejos que os castelhanos, ingleses e holandeses tem de nos tirarem os negros e os levarem às índias, às Barbadas e outras partes. A ilha de S. Tomé, onde se juntava o dinheiro de panos para engrossar o trato de Angola, se pôs em termos que já não parecem desta coroa, pois com ela não temos comércio nenhum.”

Disponível em:<www.humanas.ufpr.br/portal/cedope/files/2011/12/O

s-embates-políticos-e-ideológicos-no-reino-lusitanoda-Restauração-à-Viradeira-Algumas-consideraçõesJosé-Elias-Lara.pdf>  . Acesso em: 09 dez. 2020.  

O documento evidencia a situação econômica de Portugal em 1657, que se relaciona diretamente com:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: B
6: B
7: D