Questões de Concurso Público UFU-MG 2012 para Psicólogo Clínico
Foram encontradas 20 questões
No artigo “Os Caminhos da formação dos sintomas” (1917), Freud descreve que os sintomas neuróticos são resultados de um conflito, surgindo em função de um novo método de satisfazer a libido.
A respeito dos sintomas neuróticos, assinale a alternativa INCORRETA.
Os mecanismos de defesa são utilizados pelo ego em sua luta contra perigos intrapsíquicos e extrapsíquicos ou ambientais. A esse respeito, considere as proposições abaixo e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Na repressão, há um dispêndio constante de energia, o que é, por si mesmo, antieconômico. Na clínica, observa-se um empobrecimento geral do paciente, que fica sem poder dispor sua energia para outros fins.
II. ( ) Na formação reativa, a pessoa não desenvolve certos mecanismos de defesa para utilizá-los quando se produz a ameaça de um perigo instintivo; diferentemente, ela modifica a estrutura de seu ego como se o perigo estivesse sempre presente, a fim de que esteja preparada em qualquer momento.
III. ( ) A sublimação caracteriza-se por não haver uma inibição do objetivo, uma alteração dentro do ego, e nem mesmo uma dessexualização.
IV. ( ) A anulação relaciona-se com a formação reativa e consiste na realização de um ato determinado com a finalidade de anular ou reparar o significado de um anterior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A realização do exame mental pode ser uma ferramenta útil para a avaliação do paciente. Neste exame, durante a entrevista, realiza-se o exame das funções, concomitantemente à construção da história de vida do paciente.
Associe as funções da coluna esquerda com os seus respectivos conceitos, apresentados na coluna da direita.
1. Atenção
2, Sensopercepção
3. Juízo Critico
4. Pensamento
( ) É uma dimensão da consciência que designa a capacidade para manter o foco em uma atividade. Designa, ainda, o esforço voluntário para selecionar certos aspectos de um fato, experiência do mundo interno (p.ex. memórias), ou externo, fazendo com que a atividade mental se volte para eles em detrimento dos demais.
( ) É a capacidade para perceber e avaliar adequadamente
a realidade externa e separá-la dos aspectos do mundo
interno ou subjetivo. Implica separar sentimentos,
impulsos e fantasias próprios, de sentimentos e impulsos
de outras pessoas.
( ) Designa a capacidade de perceber e interpretar os estímulos que se apresentam aos órgãos dos sentidos. Os estímulos podem ser: auditivos, visuais, olfativos, táteis e gustativos.
( ) É o conjunto de funções integrativas capazes de associar conhecimentos novos e antigos, integrar estímulos externos e internos, analisar, abstrair, julgar, concluir, sintetizar e criar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna da direita, de cima
para baixo.
Sobre a forma de administração dos recursos psicológicos na elaboração do adoecimento, considere as afirmativas abaixo.
I. As soluções tentadas na negação têm um quê de mágica, de modo que a pessoa age como se a doença não existisse. O pensamento é onipotente.
II. Os sintomas das pessoas na posição de depressão, na órbita reacional, preenchem os critérios diagnósticos para a depressão como um transtorno mental bem especificado.
III. Na revolta, a emoção predominante é a raiva, o pensamento gira em torno da sensação de injustiça. Uma pessoa que permanece tempo demais na posição de revolta acaba por desenvolver um padrão de estresse.
IV. O pensamento na posição de enfrentamento é do tipo onipotente, caracteriza-se pela sua amplitude, é bastante inclusivo e não nega os aspectos positivos ou negativos da realidade e da doença.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
De acordo com Kaës (1991), sem instituições, o mundo constituir-se-ia apenas em relações de forças, e nenhuma civilização seria possível.
Segundo esse autor, são fontes de sofrimento na/da instituição, EXCETO:
Em relação à neurose e à psicose, considere as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na neurose, o ego, em sua dependência da realidade, suprime um fragmento do id (da vida instintual), ao passo que, em uma psicose, esse mesmo ego, a serviço do id, se afasta de um fragmento da realidade.
( ) As neuroses implicam um processo deteriorativo das funções do ego, a tal ponto que há, em graus variáveis, algum sério prejuízo do contato com a realidade.
( ) Os portadores de estruturas psicóticas caracterizam-se pelo fato de apresentarem algum grau de sofrimento e de desadaptação em uma ou mais de uma área importante de sua vida.
( ) Tanto na neurose, como na psicose interessa a questão não apenas relativa a uma perda da realidade, mas também a um substituto para a realidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O psicólogo clínico, ao atuar na área de saúde, precisa conhecer sobre a psicofarmacologia.
Sobre as ações farmacológicas, assinale a alternativa correta.
A resolução CFP N.º 007/2003 institui que, na elaboração de documentos, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Quanto às modalidades de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.
A dor e o medo são provavelmente os mais primitivos sofrimentos do homem, diante dos quais, ao contrário do que ocorre com o frio e a fome, ele fica totalmente impotente.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Atualmente, o uso descontrolado e ilegal de substâncias que alteram o funcionamento do cérebro tornou-se um sério problema de saúde pública.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação ao psicodiagnóstico, considere as afirmativas abaixo.
I. O psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prevenção, quando visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.
II. O psicodiagnóstico pode ser realizado por uma equipe multiprofissional para a consecução dos objetivos, quando é utilizado o modelo de avaliação psicológica, incluindo técnicas e testes psicológicos.
III, O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, abrange todos os modelos de avaliação psicológica das diferenças individuais.
IV. O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.