Questões de Concurso Público UFU-MG 2019 para Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais
Foram encontradas 10 questões
A argumentação de Charlie Brown, no que diz respeito à postura de deprimido, é
convincente, pois
Considere o diálogo apresentado a seguir.
A: Estou com vontade de escrever uma gramática explícita de novo.
B: O quê? Você já escreveu uma?
A: Não. Mas já tive essa vontade antes.
POSSENTI, S. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998. p. 69.
A língua possui diferentes e variados recursos, como o humor, por exemplo, que possibilitam que nossos objetivos sejam atendidos. O efeito humorístico do diálogo apresentado é desencadeado, em parte, graças
A não ser que o trem saia dos trilhos mais cedo, amigo, você terá que passar pela vida, por esta vertigem, este sopro desenfreado, esta roda imprevisível. O caminho é seu. Ele pode ser insosso, obrigatório, arrastado, preto e branco, só preto, só branco e você, só um passante. Ou pode ser intenso, colorido e você, o melhor dos hedonistas modernos. Por isso, esteja presente em si mesmo enquanto vive. Não sobrevoe o presente a sonhar com o futuro, corroer o passado, ou entregar-se a lamentações pela vida que não tem. Mas, pior, não se torne mais um zumbi vagando adormecido sem nada sentir, compondo um grande saco desalmado de carne e ossos imprestáveis. Você já está aqui, faça direito. Por mais óbvio que possa parecer, tudo o que se tem agora é o agora. Então, não tome um vinho, tome o vinho. Não trabalhe, trabalhe. Não ouça uma música, ouça a música. Várias vezes, cem vezes até que aquilo o arranque da dormência e faça nascer um sorriso de orelha a orelha apenas por estar vivo.
É isso, amigo, para ser grande, é preciso ser inteiro.
Disponível em: Brenne, L. http://www.revistabula.com. Acesso: 21 fev. 2019. (Adaptado)
Ao alternar, no final do texto apresentado, as formas gramaticais um/o e uma/a, o produtor do texto tem o propósito de
As pessoas estão vivendo mais ao redor do mundo. Em 1950, a expectativa de vida média global ao nascer era de apenas 46 anos. Em 2015, cresceu para mais de 71. Em alguns países, o progresso não foi muito suave. Doenças, epidemias e eventos inesperados são um lembrete de que vidas cada vez mais longas não são garantidas. Enquanto isso, as mortes que podem nos deixar mais preocupados – terrorismo, guerra e desastres naturais – compõem menos de 0,5% do total de mortes. Mas em todo o mundo, muitos ainda estão morrendo jovens e de causas evitáveis.
Disponível em:<https://vivabem.uol.com.br/> . Acesso: 21 fev. 2019.
Os recursos que a língua disponibiliza aos seus usuários podem ser empregados de diferentes maneiras. Em se tratando do termo destacado no trecho apresentado, é correto afirmar que ele
Considere a tirinha apresentada a seguir.
A tirinha é um gênero a partir do qual o quadrinista aborda diferentes temas, objetivando
atingir diferentes propósitos discursivos. Considerando-se o exemplar de tira apresentado, é correto
afirmar que o quadrinista visa a
Considere o trecho apresentado a seguir.
Infelizmente a corrupção está na maioria quase absoluta da população brasileira. Os políticos apenas são uma pequena representação da maioria da nossa sociedade. O povo fala dos políticos, mas faz corrupção todo dia. [...]
Recentemente o mais bem sucedido empresário de futebol do Brasil deu entrevistas, garantindo a existência de um esquema no qual os empresários, e até clubes, brasileiros pagam para que seus atletas sejam convocados pela seleção, para que com isso seus jogadores sejam valorizados e vendidos.
Disponível em:<http://www.administradores.com.br> . Acesso: 21 fev. 2019 (Adaptado).
Em relação ao modo como os dois termos destacados no texto foram empregados, assinale a alternativa correta.
Cada vez mais as pessoas “abandonam” os outros para viver num mundo de relações via celular. Às vezes de maneira assustadora. Vou muito para o Rio de Janeiro, sem carro. No meu trajeto, costumo escolher a Avenida Niemeyer, cuja vista é linda. Mas é cheia de curvas. Durante o trajeto, preciso me acalmar e recitar o mantra “om... ommmm” quando os motoristas atendem seus celulares. Dá medo, com o abismo pela frente! A falta de educação é dos dois lados. Quem liga, se não é atendido, continua tocando sem parar. O motorista muitas vezes atende e diz que não dá para falar. A pessoa do outro lado nem liga e continua o assunto. Alguns atores que eu conheço estão detonando suas carreiras. Ficam no WhatsApp até o momento de gravar. Atuar exige concentração, “entrar” no personagem. Se a pessoa “conversa” por mensagens até o momento exato de interpretar, fará pior. Está com a cabeça em outro lugar.
A praga atingiu até o setor de serviços. Dia destes estava no caixa de uma livraria. A mocinha passava meus livros e revistas com displicência enquanto falava ao celular. De repente, se confundiu. Teve de passar tudo de novo. Desligou. Voltou ao trabalho, mas aí o celular tocou e a fila atrás de mim só aumentava. O máximo que ouvi da parte dela foi:
– Desculpa.
Disponível em: CARRASCO, W. https://epoca.globo.com/colunas. Acesso: 25 fev. 2019.
Considerando-se o modo como o texto apresentado foi produzido, constituem-se objetivos do, EXCETO,
Imagine um curso de graduação em que você terá menos de um terço de professoras mulheres. Então imagine que você nunca terá qualquer referência bibliográfica feminina em nenhuma das disciplinas cursadas. Imagine, então, que você decida falar de sua pesquisa num evento em que você é a única mulher na mesa. Em seguida, imagine que a banca de sua monografia terá uma mulher e dois homens. Mas você insiste em pesquisar e a seleção para o mestrado tem uma mulher e quatro homens na banca. Na do doutorado, a mesma coisa. Do concurso para professor, o mesmo. Quais são as chances de você, mulher, sentir que você pertence a essa área?
Disponível em:<https://www.cartacapital.com.br/> . Acesso: 25 fev. 2019.
O produtor deste trecho, ao apresentar um cenário hipotético, em que a mulher tem pouco ou nenhum espaço, chama a atenção para
Estudo diz que eletrônicos em excesso afetam cérebro infantil
A longa exposição a aparelhos eletrônicos pode afetar a estrutura cerebral, diz pesquisa
Disponível em:<https://www.diariodaregiao.com.br> . Acesso: 02 fev. 2019.
Possível Surface Phone poderia ser dobrável em 360°, indica patente.
Disponível em:<https://www.tecmundo.com.br> . Acesso: 02 fev. 2019.
Em relação ao modo como o verbo “pode” foi usado nas manchetes apresentadas, assinale a alternativa correta.
Quais são os maiores entraves para a alfabetização?
Pensando com os pés no chão – linha mestra do livro – é que sempre se pensou a alfabetização em termos de método. Lá em Lagoa Santa [município mineiro em que coordena o Núcleo de Alfabetização e Letramento, que faz formação continuada com as professoras da rede local], cujo processo é uma didatização do que está nesse livro, as pessoas vão nos visitar e a primeira pergunta que fazem é: “que método vocês usam na alfabetização?”. Como se a alfabetização fosse uma questão de método. E sempre foi assim.
O que você tinha de bibliografia na área de alfabetização era a defesa de um ou outro método, disputas, desentendimentos em torno de como ensinar. Mas sem pensar em como ensinar o que e para quem.
Temos uma bibliografia estatística bastante grande desse período, sobretudo dos anos 70, que mostrava quantos alunos eram reprovados a cada ano. A taxa de reprovação da alfabetização era sempre alta do 1º para o 2º ano, pois ainda havia essa ideia de que o menino tinha de ser alfabetizado do 1º para o 2º ano. A gente tinha classes de alfabetização, o que expressa o desconhecimento do que é esse processo, achar que você alfabetiza uma criança em um ano.
Depois, quando vieram os ciclos, começou a reprovação no fim do ciclo. Resolveram que não pode reprovar no fim do ciclo, então o menino chega ao 6º ano, 7º ano semialfabetizado. Quer dizer, o fracasso, antes concentrado numa série inicial, atualmente se dilui ao longo do ensino básico. E até hoje está assim por quê? Porque continuamos discutindo método, sem entender o processo, como se se pudesse achar de repente um método que fosse uma varinha de condão, uma receita.
Entrevista com Magda Soares. Disponível em: < http://www.revistaeducacao.com.br/e-preciso-ter-varios-metodos-paraalfabetizar-afirma-especialista/>. Acesso: 15 abr. 2019.
Considerando-se que, dependendo dos propósitos comunicativos dos usuários de uma língua, as formas gramaticais podem assumir diferentes funções, é correto afirmar que você, destacado em duas passagens no texto apresentado, refere-se