Questões de Concurso Público UFU-MG 2020 para Médico - Medicina de Família e Comunidade
Foram encontradas 14 questões
A Atenção Primária à Saúde (APS) possui um conjunto de atributos que a define e que a ela deve ser incorporado permanentemente para que atinja conceito amplo. Estes atributos são divididos em nucleares (ou essenciais) e em derivados.
Assinale a alternativa que apresenta somente atributos essenciais da APS.
Uma mulher de 64 anos está em acompanhamento pelo médico de família da UBS de seu bairro há 6 meses, com diagnóstico de diabetes de longa data. Ela vem com exames de rotina, com alterações que apontam para uma nefropatia severa, mesmo com uso correto de medicação, com adesão à dieta e ao exercício físico. Ao checar o resultado dos exames, o médico de família resolve encaminhá-la ao nefrologista e pede que ela retorne em nova consulta assim que for atendida pelo especialista.
A situação relatada acima refere-se a um componente importante do processo de trabalho do médico de família na atenção primária. Baseando-se nessas informações, assinale a alternativa que conceitua esse componente.
Medicina de família e comunidade é uma especialidade médica com foco privilegiado na APS.
Assinale a alternativa que descreve algumas características essenciais dessa especialidade que possibilitam papel estratégico na conformação dos sistemas de saúde.
João Vitor, 63 anos, foi à consulta de seguimento, marcada com seu médico de família. Não tem queixas novas e levou os exames pedidos na consulta com a enfermeira. O médico de família olha os exames e diz a João que ele terá de iniciar o uso de insulina. Ele relata que tem muito medo de tomar insulina e que gostaria de tentar fazer uma dieta e de tomar os medicamentos orais com maior regularidade. O médico de família orienta sobre os riscos dessa conduta, mas refaz a receita e agenda uma avaliação com a nutricionista do NASF.
Assinale a alternativa que apresenta o componente do Método Clínico Centrado na Pessoa aplicado pelo médico de família ao paciente.
Explorar a experiência da doença é fundamental para obtenção de desfechos clínicos adequados e melhorar a satisfação de médicos e de pacientes.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de avaliação de uma das dimensões da experiência do paciente com a doença.
Douglas, 7 anos, chega bem cedo à UBS para atendimento na demanda espontânea, acompanhado de sua mãe. Faz tratamento na unidade para asma persistente, utilizando corticoide inalatório e, há 6 meses, não apresenta nenhuma crise. Nunca foi internado e a maioria das crises foram controladas em casa ou na UBS, tendo de ir somente uma vez ao pronto-socorro do bairro. Há 3 dias, começou a apresentar coriza e febre baixa, mas estava bem. Ao amanhecer, apresentou “chiado” e sua mãe resolveu levá-lo à UBS.
Exame Físico
T: 36,3° C; peso: 15 Kg; saturação: 98%; bom estado geral, brincando na sala de espera.
Exame pulmonar: sem tiragem, frequência respiratória: 25 incursões por minuto; ausculta pulmonar: sibilos esparsos em ápice pulmonar sem nenhuma outra alteração.
De acordo com os dados apresentados, assinale a alternativa que indica a melhor conduta para Douglas no momento do atendimento.
Melissa, 3 meses, foi em demanda espontânea à UBS, pois a mãe estava muito preocupada com a palidez da criança. Ela começou a dar caldinho de feijão para Melissa desde o dia anterior. Antes estava em aleitamento materno exclusivo. Nasceu a termo com 2900 g, sem intercorrências no pré-natal e no parto. Teste do pezinho normal. Apresentando fezes e urina sem alterações.
Exame Físico
Hipocorada 1+/4, ativa, anictérica, sem outras alterações.
Peso: 6.500 g; pega adequada na amamentação.
Exames complementares
Hemograma: Hb 9g/dL, sem outras alterações.
Assinale a alternativa que apresenta o provável diagnóstico de Melissa e a conduta a ser tomada.
No primeiro ano de vida da criança, existem diversos exames (físico ou testes clínicos) que são realizados, embora muitos deles não tenham comprovada evidência científica para o rastreamento de possíveis problemas relacionados a essa faixa etária.
Assinale a alternativa que apresenta um exame de rastreamento com grau de recomendação A ou B, que deve ser realizado em crianças até 1 ano de idade.
Joana, 35 anos, casada, vai à demanda espontânea da UBS, relatando que há 4 dias apresenta corrimento intenso, de coloração branca e consistência grumosa. Relata prurido vaginal importante, edema em vulva e ardência para urinar. Não faz uso de métodos contraceptivos, pois o marido é vasectomizado, mas relata que está muito preocupada, já que disseram que esta é uma doença sexualmente transmissível.
Em relação ao diagnóstico e à abordagem do quadro de Joana, é correto afirmar que o diagnóstico mais provável seja de
Anália, 59 anos, vai à consulta de rotina. Faz acompanhamento para Hipertensão Arterial Sistêmica há 1 ano e usa Enalapril 20 mg, duas vezes ao dia, regularmente. Tem feito atividade física regular, nega tabagismo, etilismo e já perdeu 7 Kg desde que teve o diagnóstico de HAS. Não tem nenhuma outra comorbidade e todos os exames de seguimento estavam normais. Há 6 meses, vem medindo a PA na UBS, duas vezes por semana, e acha que está alterada.
EF: PA média 158/108 mmHg; IMC: 29; sem alterações cardíacas.
Com base na descrição acima, qual seria a melhor conduta para Anália?
A paciente Ana, 62 anos, irá iniciar insulinoterapia em dose única antes de se deitar.
Em relação ao automonitoramento da glicemia capilar (AMGC) de Ana, qual deve ser a orientação correta?
Jorge, 45 anos, casado, 2 filhos (15 e 17 anos), trabalhava como segurança noturno, mas está desempregado há mais de 1 ano. Foi demitido do último emprego, pois chegava atrasado e dormia durante o trabalho. Diversas vezes chegava alcoolizado e sem condições de ficar na empresa. É diabético, mas não faz uso da metformina prescrita pelo médico da UBS. Sua esposa Ana, 43 anos, trabalha no mercado do bairro. O filho Igor está terminando o estudo secundário e passa a maior parte do tempo com os amigos na rua. Jorge tem consumido bebidas alcoólicas diariamente, não está mais procurando emprego, tem ficado agitado e não pensava em parar de beber, até que esteve internado por causa de um quadro de descompensação do diabetes. Durante a internação, Ana foi a UBS para solicitar ajuda.
Sobre os cuidados dispensados pela equipe de saúde da família no acompanhamento de pacientes usuários de álcool, assinale a alternativa correta.