Questões de Concurso Público UFU-MG 2023 para Analista de Tecnologia da Informação - Área 2 - Infraestrutura de Redes e Serviços
Foram encontradas 11 questões
Em uma máquina com sistema operacional OpenSUSE 15.4, tem-se um arquivo CSV (commaseparated values) denominado "lista.csv", com dados de toda a comunidade acadêmica da Universidade, conforme exemplificado no excerto a seguir:
nome,email,tipo
joao da silva,[email protected],professor
maria de andrade,[email protected],aluno
jose de freitas,[email protected],tecnico
paula ramos,[email protected],terceirizado
Marque a alternativa que representa uma maneira, via interface de linha de comando, de extrair desse arquivo uma lista contendo apenas os e-mails (um por linha) de todos os que não são do tipo "aluno", salvando o resultado em um arquivo denominado "nao-alunos.txt". Considere que os comandos são executados sobre o interpretador de comandos "bash".
No sistema operacional openSUSE 15.4m, o "cron" pode ser utilizado para executar comandos, automaticamente, em momentos pré-definidos. O "cron" utiliza uma tabela de tempo especialmente formatada, provendo algumas opções por padrão.
Considere a entrada no arquivo /etc/crontab a seguir:
10 */2 * * 1,3,5 root rm -rf /tmp/files/
Assinale a alternativa que melhor representa o significado da entrada indicada acima.
Considere as asserções a seguir acerca das ferramentas de interface de linha de comando para gerenciamento de processos no sistema operacional openSUSE 15.4.
I. O comando "ipcs" apresenta uma lista com os recursos de comunicação entre processos em uso no sistema, tais como segmentos de memória compartilhada e semáforos.
II. O comando "top -U 0" exibe tabela de processos de todos os usuários com informações de uso de processador, memória e outros recursos, por processo e taxa de atualização das informações exibidas a cada 0 segundos.
III. O comando "nice" permite ajustar a proporção de tempo de processador que será dado ao comando passado como parâmetro, com valores maiores indicando maior prioridade de uso do processador.
IV. O comando "pstree" exibe uma listagem de processos em forma de árvore, permitindo consultar a relação entre processos em execução.
Estão corretas apenas as asserções
No sistema operacional openSUSE 15.4, o servidor DNS (Domain Name System) BIND tem sua configuração tipicamente armazenada no arquivo "/etc/named.conf", enquanto os dados dos domínios gerenciados são armazenados em arquivos separados com extensão ".zone", na pasta "/var/lib/named". Considere o trecho de um arquivo .zone apresentado a seguir:
$TTL 2D
example.com. IN SOA dns root.example.com. (
2003072441 ; serial
1D ; refresh
2H ; retry
1W ; expiry
2D ) ; minimum
IN ? dns
IN ? 10 mail dns
dns IN A 192.168.1.116
mail IN A 192.168.3.108
www IN A 192.168.2.103
IN ? 192.168.2.104
ntp IN ? dns
Assinale a alternativa que corresponde a possíveis valores aceitos para as lacunas indicadas com ponto de interrogação (?), respeitando a ordem em que aparecem.
FONTE: TANEMBAUM, A. S. Sistemas operacionais modernos. 4ª ed. Makron Books.
FONTE: TANEMBAUM, A. S. Sistemas operacionais modernos. 4ª ed. Makron Books.
I. O sistema de arquivos representado na figura é um Gráfico Acíclico Orientado (Directed Acyclic Graph - DAG, em inglês). II. Se os diretórios realmente contiverem endereços de disco, então uma cópia desses endereços terá de ser feita no diretório do usuário B, quando o arquivo "?" for compartilhado pelo usuário C. Se B ou C, subsequentemente, adicionarem blocos ao arquivo "?", os novos blocos serão listados somente no diretório do usuário que estiver realizando a adição. III. Em sistemas UNIX, temos o conceito de i-node que, de maneira resumida, pode ser definido como uma pequena estrutura de dados associada a um arquivo em si. Considerando o usuário C como o proprietário original do arquivo "?" e o uso de i-nodes, caso o arquivo "?" seja compartilhado com o usuário B, depois excluído pelo usuário C, o consumo de espaço em disco será contabilizado apenas na quota do usuário B. IV. Através do uso de links simbólicos, um arquivo do tipo link é gerado, contendo apenas o caminho do arquivo ao qual ele é ligado. Quando o proprietário original C do arquivo "?" o excluir, o link simbólico é atualizado para o caminho do arquivo, agora localizado no diretório do usuário B, preservando o arquivo.
Estão corretas apenas as asserções
I. A edição Windows Server 2016 Datacenter foi projetada para servidores grandes e poderosos, em um ambiente altamente virtualizado. Cada licença adquirida permite um número máximo de 512 (quinhentos e doze) ambientes de sistema operacional (OSEs - Operating System Environments, em inglês) ou contêineres do Hyper-V. II. A edição Windows Server 2016 Standard permite 2 (dois) ambientes de sistema operacional (OSEs - Operating System Environments, em inglês) e inclui o mesmo conjunto básico de recursos da edição Datacenter. No entanto, ela não tem os novos recursos de armazenamento e rede, como, Storage Spaces Direct, Storage Replica e pilha de rede com mais opções para a virtualização. III. O recurso denominado Storage Replica fornece replicação de volume de armazenamento, síncrona ou assíncrona, entre servidores locais ou remotos, por meio do protocolo JBOD (Just a Bunch of Disks) versão 3.0. IV. O termo “Ambiente de Sistema Operacional” (OSE - Operating System Environments, em inglês) referese às instâncias do Windows Server 2016 que estão sendo executadas em um computador. Um OSE pode ser físico ou virtual. Por exemplo, um servidor executando uma única máquina virtual Windows Server 2016 no Hyper-V estaria usando dois OSEs, um OSE no servidor físico e um OSE na máquina virtual.
Estão corretas apenas as asserções