Questões de Concurso Público UFV-MG 2017 para Contador
Foram encontradas 15 questões
A regulação de entidades que operam em determinados setores da economia, seja de forma direta pelo governo ou por meio de agências reguladoras, pode criar direitos ou obrigações para as entidades do setor público, o que poderá requerer o reconhecimento de ativos e passivos. Com relação aos critérios necessários para um julgamento com o objetivo de reconhecimento de ativos, analise as seguintes afirmativas:
I. Ativo é um recurso controlado no presente pela entidade como resultado de evento passado.
II. Ativo é um recurso com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos.
III. Ativo é um recurso com potencial de serviços que possibilita a entidade alcançar os seus objetivos sem, necessariamente, gerar entrada líquida de caixa.
Está CORRETO o que se afirma em:
O Balanço Patrimonial é o demonstrativo que evidencia a posição das contas que constituem o Ativo e o Passivo. Com relação ao que resulta do confronto entre o Ativo Real e o Passivo Real, analise as seguintes afirmativas:
I. Se o Ativo Real > Passivo Real, então resulta que o saldo patrimonial é negativo.
II. Se o Ativo Real < Passivo Real, então resulta que o saldo patrimonial é negativo.
III. Se o saldo patrimonial é negativo, então esse valor deve ser registrado no lado do passivo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
O Balanço Orçamentário demonstra o confronto entre as receitas previstas e as despesas fixadas com o que foi realizado. Com base no resultado final do exercício entre as diferenças dos valores planejados com os valores realizados, analise as seguintes afirmativas:
I. Se a Receita Prevista > Receita Arrecadada, então resulta em excesso de arrecadação.
II. Se a Receita Prevista < Receita Arrecadada, então resulta em insuficiência de arrecadação.
III. Se a Receita Prevista < Despesa Realizada, então resulta em déficit orçamentário.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) na área pública segue padrão semelhante ao modelo adotado pelo setor privado, com as devidas adaptações. A estrutura da DFC a ser adotada pela entidade do setor público está definida na NBC T 16.6, das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC), do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), da Secretaria do Tesouro Nacional. Com base na classificação dos fluxos de caixa das atividades, analise as seguintes operações:
I. Desembolso para a aquisição de ativo não circulante.
II. Ingresso de Transferências Intergovernamentais a Municípios.
III. Ingresso de Transferências de Capital Recebidas.
A alternativa que apresenta CORRETAMENTE a classificação dos fluxos de caixa das atividades apresentados em I, II e III, respectivamente, é:
A dívida ativa da fazenda pública consiste no conjunto de créditos que o Estado tem com terceiros. A respeito desse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. Assim como a dívida pública, a dívida ativa deve ser lançada contabilmente como um passivo.
II. No âmbito federal, a Controladoria Geral da União é o ente responsável pela apuração da liquidez e certeza dos créditos da União, que serão inscritos em dívida ativa.
III. A inscrição de créditos na dívida ativa representa contabilmente um fato modificativo que tem como resultado um acréscimo patrimonial no órgão ou unidade competente para inscrição em dívida ativa e um decréscimo patrimonial no órgão ou entidade originadora do crédito.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
“O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) – Estrutura Conceitual. A regra é a primeira da área convergida às internacionalmente aceitas e vai nortear toda a contabilidade pública. Um dos principais pontos da norma é a definição da sociedade como usuária principal da informação contábil, o que facilitará a transparência e o controle social.” (OLIVEIRA, J. CFC publica a norma Estrutura Conceitual da contabilidade pública. Disponível em:<http://cfc.org.br/noticias>. Acesso em: 02 mar. 2017).
Considerando a NBC TSP, analise as afirmativas a seguir:
I. Essa estrutura conceitual e as demais NBCs TSP aplicam-se, obrigatoriamente, às entidades do
setor público quanto à elaboração e divulgação dos RCPGs. Estão compreendidos no conceito de
entidades do setor público: os governos nacionais, estaduais, distrital e municipais e seus respectivos
poderes, órgãos, secretarias, departamentos, agências, fundos e consórcios públicos. Não estando
incluídas as autarquias, fundações e outras repartições públicas congêneres das administrações
indiretas (empresas estatais dependentes).
II. As características qualitativas da informação incluídas nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) são a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.
III. A NBC TSP revoga diversas resoluções do CFC, dentre as principais: a resolução que define os Princípios Contábeis, as resoluções das NBC T SP 16.6 até 16.9 e revoga parcialmente a NBC T SP 16.1.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Considere as seguintes informações referentes à codificação, à classificação e aos saldos contábeis em 30/11/2016 das receitas orçamentárias arrecadadas por determinado ente da federação:
No mês de dezembro de 2016, o departamento de contabilidade da entidade contabilizou as seguintes receitas orçamentárias:
A alternativa que apresenta CORRETAMENTE, os saldos das receitas tributárias e patrimoniais, em
31/12/2016, respectivamente é:
No Balanço Orçamentário do exercício financeiro de 2016 de determinada entidade do setor público, as despesas orçamentárias totalizaram R$ 8.300.000,00. Desse total, R$ 1.080.000,00 referem-se às seguintes despesas orçamentárias realizadas no mês de dezembro de 2016:
A alternativa que apresenta CORRETAMENTE o total das despesas correntes e de capital realizadas no
mês de dezembro de 2016, respectivamente é: