Questões de Concurso Público UFV-MG 2025 para Médico/Medicina da Família e Comunidade

Foram encontradas 30 questões

Q3289949 Não definido
Paciente feminina, 42 anos, gestora do lar, separada, vem em uma consulta na Unidade de Atenção Primária à Saúde, acompanhada da irmã. Ao ser questionada sobre o motivo da consulta, a paciente fala, demonstrando irritabilidade, que não sabe o motivo de ter sido trazida para a consulta. A irmã relata que a paciente, nas últimas semanas, tem tido comportamentos inadequados. Quando o médico pediu para detalhar esses comportamentos, a irmã relatou episódios de comportamentos impulsivos, humor irritável, agitação psicomotora e insônia. A paciente não foi colaborativa durante a consulta, porém apresentou discurso organizado, vigil e orientada no tempo e no espaço. A irmã disse que estes sintomas começaram após a paciente separar-se do marido. Não há histórico de sintomas parecidos com os atuais no histórico da paciente.

Considerando esta avaliação, assinale a alternativa que indica a hipótese diagnóstica que o médico deve considerar inicialmente: 
Alternativas
Q3289950 Não definido
Um profissional médico graduou-se e fez residência médica de Medicina de Família e Comunidade (MFC) em um grande centro urbano. Após finalizar a residência, foi trabalhar no interior, em uma comunidade de zona rural. Ao iniciar seus trabalhos na Estratégia Saúde da Família, deparou-se com situações de intoxicação por agrotóxicos, doenças infecto-parasitárias e acidentes com animais peçonhentos; que era uma realidade que ele nunca tinha vivenciado. Dessa forma, o profissional iniciou cursos de capacitação com esses temas.
Assinale a alternativa que indica o principio da MFC seguido por este profissional:
Alternativas
Q3289951 Não definido
Uma mãe leva seu filho de 24 meses para uma consulta de puericultura na Unidade Básica de Saúde. A criança é acompanhada longitudinalmente pela equipe da Unidade desde o pré-natal da mãe. A criança foi amamentada exclusivamente até os 6 meses, apresenta uma alimentação balanceada e tem as taxas de crescimento e desenvolvimento adequadas para a idade. A mãe pergunta para a médica se não está na hora de fazer um exame de sangue para ver como está a saúde do filho. A médica explica que o acompanhamento da criança é adequado e não existe indicação para o exame no momento. A mãe insiste e a médica explica novamente e mantém a conduta de não solicitar exames.
Em relação a conduta ética da médica nesta situação, pode-se afirmar que a médica: 
Alternativas
Q3289952 Não definido
De acordo com a Política Nacional da Atenção Básica (2017), o acolhimento deve ter características que permitam o acesso adequado da população aos serviços de Atenção Básica à Saúde.
Em relação ao acolhimento, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3289953 Não definido
Durante a reunião de uma Equipe de Saúde da Família, observou-se que muitas pessoas da comunidade têm dificuldades para compreender orientações sobre prevenção de doenças crônicas. A equipe decidiu realizar atividades educativas baseadas na educação popular em saúde.
Nesta perspectiva, assinale a alternativa que indica uma estratégia que poderia ser utilizada pela equipe: 
Alternativas
Q3289954 Não definido
Leia o diálogo abaixo, ocorrido durante uma reunião de equipe de saúde interprofissional:
Gerente da equipe: - Gostaria de discutir com vocês um novo fluxo de atendimento para os pacientes idosos.
A ideia é fazermos uma triagem de risco de todo paciente acima de 60 anos.
Enfermeira: - Acho que não é um bom momento para novidades, não estamos tendo tempo para fazer o básico.
Nutricionista: - Eu não tenho muito tempo também, mas se for uma ordem, a gente segue.
Técnica de enfermagem: - Podem contar comigo para o que for preciso.
Médica: - Que tal compartilharmos sobre o que cada um acha da proposta para depois resolvermos como faremos?

Considerando os atributos de comunicação para um bom trabalho em equipe, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3289955 Não definido

Em relação aos instrumentos de abordagem familiar, correlacione a primeira coluna com a segunda:


1 Instrumentos de classificação familiar.

2 Instrumentos de representação familiar. 

3 Instrumentos de avaliação familiar. 

4 Instrumentos de abordagem familiar.


( ) Entrevista familiar

( ) Ciclos de vida

( ) Ecomapa

( ) P.R.A.C.T.I.C.E

( ) Genograma

( ) Terapia familiar sistêmica


Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Q3289956 Não definido
Paciente masculino de 52 anos, negro, agricultor, casado, pai de 4 filhos (16, 14, 10 e 8 anos), analfabeto, mora em área rural com difícil acesso ao transporte público e aos serviços de saúde. Possui uma renda baixa para sustentar a família. Possui diagnóstico de hipertensão e, apesar das orientações da equipe de saúde, não adere ao tratamento adequadamente. A equipe discutiu este caso durante uma reunião e avaliou que, além das condições clínicas do paciente, outro(s) fator(es) estava(m) influenciando seu processo de cuidado.
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE esse(s) fator(es):
Alternativas
Q3289957 Não definido
Durante uma consulta em um ambulatório de Atenção Primária à Saúde, um homem trans de 28 anos, inicia seu relato à médica expressando que sente dificuldade em frequentar serviços de saúde, pois avalia que suas demandas nunca são contempladas. A médica ouve atentamente, usa o nome social do paciente e inicia uma abordagem de comunicação adequada para a situação.
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE essa prática de comunicação adequada:
Alternativas
Q3289958 Não definido
Sobre o significado do termo “Prevenção Quaternária”, conforme a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, assinale a alternativa que conceitua CORRETAMENTE esse termo:
Alternativas
Q3289959 Não definido
Mulher de 27 anos vem à consulta ambulatorial com a queixa de ter notado um “machucadinho na vagina”. Durante anamnese, foi possível obter as seguintes informações, que foram registradas em forma de SOAP no prontuário:

S – Machucado em região genital há 2 semanas. Nega febre ou outros sintomas correlatos. Não refere dor local. Vida sexual ativa, com uso de preservativo ocasional, com parceiro único. Nunca apresentou lesões em região genital anteriormente. Demonstra preocupação de ser uma doença sexualmente transmissível.
A – Exame físico geral sem alteração. Úlcera única em região genital, na região interna medial de pequenos lábios vaginais direito. A lesão possui base eritematosa, centro ulcerado, não doloroso, de aproximadamente 1cm x 1cm.

Considerando a não possibilidade de testes rápidos no local de atendimento, assinale a alternativa que indica qual seria o registro do A (avaliação) e do P (plano) farmacológico CORRETO para essa avaliação clínica:
Alternativas
Q3289960 Não definido
Uma criança de 7 anos, sexo masculino, é levada à consulta de um Médico de Família, pela mãe, devido a sintomas de espirro, coriza e obstrução nasal, que tem sido recorrentes no último mês, principalmente pela manhã. Durante a consulta, observa-se que a criança respira predominantemente pela boca. É relatado histórico de dermatite atópica quando era bebê.
Com base nesse caso, a abordagem inicial adequada é: 
Alternativas
Q3289961 Não definido
Homem de 50 anos foi na Unidade Básica de Saúde realizar controle do quadro de hipertensão arterial sistêmica. Durante o exame físico, o médico percebe algumas lesões dermatológicas em forma de placas planas de bordas mal definidas, não descamativas, de variados tamanhos, em região de tronco. O paciente relata que as lesões não doem, nem coçam e deve ter uns 6 meses que ele as notou, mas que nunca procurou atendimento médico por achar que não seria nada demais.
A primeira conduta que o profissional que está atendendo deve ter é:
Alternativas
Q3289962 Não definido
Na abordagem da saúde do idoso, utilizam-se ferramentas de avaliação das condições clínicas e funcionais para planejar planos terapêuticos individualizados às necessidades de cada pessoa idosa.
Assinale a alternativa que indica o nome da ferramenta de avaliação da vulnerabilidade clinica funcional do idoso:
Alternativas
Q3289963 Não definido
As AVD (Atividade de Vida Diária) são funções exercidas pelos indivíduos em seu cotidiano que servem como parâmetro para avaliação da funcionalidade individual, assim como para avaliar o nível de autonomia e de dependência. Considere um idoso que consegue tomar banho sozinho, se alimentar sozinho, fazer sua própria comida, usar telefone, precisa de ajuda para lidar com dinheiro e fazer compras e só sai de casa com auxilio de alguém.
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a classificação da AVD desse idoso:
Alternativas
Q3289964 Não definido
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE um princípio da Atenção Primária à Saúde:
Alternativas
Q3289965 Não definido
O método por estimativa rápida constitui um processo adequado para realização do diagnóstico situacional, primeira etapa do planejamento em saúde de uma equipe da estratégia de saúde da família.
Sobre esse método, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3289966 Não definido
O registro médico orientado por problemas:
Alternativas
Q3289967 Não definido
Sobre a epidemiologia clínica e o raciocínio clínico, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3289968 Não definido
O terceiro componente do método clínico centrado na pessoa, denominado “encontrando um terreno comum”, propõe a elaboração de um plano de manejo de cuidados conjunto entre médico e paciente.
Assinale a alternativa que descreve uma ação INAPROPRIADA do médico:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: D
6: A
7: A
8: B
9: D
10: D
11: C
12: C
13: C
14: C
15: C
16: D
17: B
18: D
19: A
20: B