Questões de Concurso Público UNEMAT 2018 para Engenheiro Eletricista

Foram encontradas 10 questões

Q910948 Engenharia Elétrica
Considere a necessidade de ligação de uma unidade consumidora em baixa tensão, a ser realizada na Cidade Universitária no Campus da UNEMAT de Cáceres-MT, onde funcionará o laboratório Herbário, contendo as cargas conforme as Figuras 1 e 2.
Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Tome como referência de cálculo a NBR 5410 e a Norma Técnica da Energisa-MT, NDU 001.
Assinale a alternativa correta que indica respectivamente a Demanda (kVA) total da UC, a Demanda (kW) total da UC e o Tipo e Categoria de atendimento a ser solicitado à concessionaria.
Alternativas
Q910949 Engenharia Elétrica

Considere a figura abaixo:


Imagem associada para resolução da questão

Edminister, Joseph. A. Circuitos Elétricos: reedição da edição clássica: resumo da teoria, 350 problemas resolvidos, 493 problemas propostos. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1991.
Indique a alternativa correta que apresenta respectivamente a Tensão Equivalente de Thevenin e a Resistência Equivalente de Thevenin, vistas do ponto AB.
Alternativas
Q910950 Engenharia Elétrica
Observe a figura abaixo e analise o trecho do projeto elétrico de instalação predial (trecho 1-2):
Imagem associada para resolução da questão

Indique a alternativa correta que apresenta as informações dos condutores em duto indicados nos itens I, II, III e IV, respectivamente.
Alternativas
Q910951 Engenharia Elétrica

Segundo a Norma ABNT NBR 5419/2005, analise as informações abaixo:


I. Deve ser lembrado que um SPDA impede a ocorrência das descargas atmosféricas.

II. Um SPDA projetado e instalado conforme a Norma ABNT NBR 5419/2005 assegura a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens.

III. O projeto, a instalação e os materiais utilizados em um SPDA devem atender plenamente a a Norma ABNT NBR 5419/2005. Não são admitidos quaisquer recursos artificiais destinados a aumentar o raio de proteção dos captores, tais como captores com formatos especiais, ou de metais de alta condutividade, ou ainda ionizantes, radioativos ou não. Os SPDA que tenham sido instalados com tais captores devem ser redimensionados e substituídos de modo a atender a esta Norma.

IV. Do ponto de vista da proteção contra o raio, não é indicado a utilização de um subsistema de aterramento único integrado à estrutura,

V. Uma inspeção visual do SPDA deve ser efetuada anualmente.


Assinale a alternativa que contém as informações corretas.

Alternativas
Q910952 Engenharia Elétrica
A Norma de distribuição unificada, NDU-002 da Energisa-MT, estabelece as condições para o fornecimento de energia elétrica em tensão primária.
NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA – NDU-002. Fornecimento de energia elétrica em tensão primária.
Com base na referida Norma assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q910953 Engenharia Elétrica
    Um sistema trifásico, simétrico e equilibrado 60Hz, com ligação estrela-estrela, é alimentado por uma fonte simétrica.
O valor de tensão na fase B é dado por: Vbn =100 (cos377t – 120)
    O sistema alimenta uma carga Zc, trifásica equilibrada de valor 3+ j4 Ω e a impedância da linha é zero.
    Considere que cos 36,87 = 0,8 e cos 53,13 = 0,6. A partir do exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q910954 Engenharia Elétrica
Um dos métodos utilizados para se calcular a quantidade de luminárias a ser instalada em um determinado ambiente é o MÉTODO DOS LUMENS, que é baseado no cálculo do fluxo luminoso necessário para se obter um iluminamento médio na área desejada. Sabendo que em uma sala de leitura de 10mx8m e 3 metros de altura, a iluminância média (E) definida pela NBR ISSO/CIE 8995-1 é de 500lux.
Considerando que a luminária escolhida é composta de 4 lâmpadas de 500 lumens cada, os valores de refletância de parede (ρp) é de 50%, fator de utilização de 0,57 e fator de depreciação de 0,85. Creder, Hélio. Instalações elétricas. - 15.ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2007.

Calcule a quantidade mínima de luminárias, usando o MÉTODO DOS LUMENS, e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q910955 Engenharia Elétrica
A Resolução Normativa 414, de 9 de setembro de 2010, estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica.
Conforme seu conteúdo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q910956 Engenharia Elétrica
Um determinado fabricante de produtos elétricos disponibiliza em seu catálogo diversos tipos de lâmpadas e em sua descrição são informados: fluxo-luminoso[lm] / tensão de funcionamento[v] / vida útil média (x mil) [horas] / potência [w], sempre nesta ordem. Creder, Hélio. Instalações elétricas. - 15.ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2007.
Tendo por base esta informação, assinale a alternativa que representa a lâmpada com maior eficiência luminosa.
Alternativas
Q910957 Engenharia Elétrica
Ao realizar uma medição de carga em um Bloco do Campus Universitário de Cáceres, constatou-se os seguintes valores:
Potência Ativa = 60 kw, Fator de Potência= 0,6 indutivo.
Sabendo que: cos (23,074º) =0,92 e tg (23,074) = 0,426
Analise as afirmações abaixo. I. A potência reativa desse bloco de carga é 80kvar. II. Se instalarmos um banco de 30 kvar neste bloco de carga, o novo valor para o fator de Potência será de 0,894. III. Para corrigir o fator de potência para 0,92 é necessário um banco de capacitor de 25,56kvar. IV. Se instalarmos um banco de 30 kvar neste bloco de carga, o novo valor para o fator de Potência será de 0,395.
Considerando as informações acima e a partir do cálculo realizado, assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: E
5: B
6: A
7: C
8: D
9: A
10: A