Questões de Concurso Público UNEMAT 2018 para Psicólogo
Foram encontradas 10 questões
Clima organizacional é um conceito importante para a compreensão do modo como o contexto do trabalho afeta o comportamento e as atitudes das pessoas neste ambiente, sua qualidade de vida e o desempenho da organização, referindo-se às influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano (SIQUEIRA, 2008). Clima consiste em percepções compartilhadas que os membros desenvolvem através das suas relações com as políticas, as práticas, e os procedimentos organizacionais tanto formais quantos informais (TORO, 2001).
SIQUEIRA, M. M. M. (Org). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto alegre: Artmed, 2008.
Considere as assertivas sobre clima organizacional.
I. É constituído por elementos cognitivos.
II. É constituído por elementos afetivos.
III. É uma percepção do aspecto particular do trabalho, visto pelos trabalhadores.
IV. É o significado da ligação individual no contexto de trabalho.
Assinale a alternativa que contém as assertivas
corretas.
Para que o psicólogo exerça sua função ou atribuição, é necessário que este se paute nas resoluções do Conselho Federal de Psicologia, bem como no código de ética da classe. O que significa que é dever do psicólogo estar atualizado conforme as regulamentações existam e sejam modificadas. Nesse sentido, a Resolução 001/2009 retrata sobre o registro documental. Este é um documento de caráter sigiloso e constitui-se em um conjunto de informações que tem por objetivo contemplar o trabalho prestado de forma sucinta, a descrição e a evolução da atividade e os procedimentos técnico-cientifico adotados. O psicólogo está obrigado a manter registro documental dos serviços prestados (Resolução CFP n.001/2009). Este se diferencia dos prontuários, uma vez que o prontuário tem a finalidade de facilitar a manutenção e o acesso de informações a demais usuários, isto é, à equipe multidisciplinar.
Conselho Federal de Psicologia. Cartilha de Avaliação Psicológica, 2013.
Conselho Federal de Psicologia. Regulamentação. N. 003/2007.
Conselho Federal de Psicologia. Norma regulamentadora. N. 001/2009. (Adaptado).
Tendo por base as Resoluções citadas, assinale a alternativa correta.
O termo entrevista pode ser entendido como um encontro combinado entre duas ou mais pessoas para elucidar atos, ideias e planos sobre um dos participantes. Por avaliação psicológica entende-se uma série de procedimentos que tem por objetivo medir fenômenos ou processos psicológicos. Assim, entrevista psicológica “é um conjunto de técnicas de investigação, um processo, que ocorre num tempo delimitado, é dirigida pelo psicólogo que se utiliza dos conhecimentos que tem, estabelecendo uma relação profissional com o entrevistado, com o objetivo claro de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou contextuais, para ao final tomar algum tipo de decisão que pode incluir recomendações, orientações, diagnóstico, encaminhamento, contratação de serviços, desligamento ou qualquer tipo de intervenção que beneficie o entrevistado (TAVARES, 2000)”.
SANTOS, S. G. A entrevista em Avaliação Psicológica. Revista Especialize On-line. Goiânia. Edição esp. Vol.08. 2014.
Conselho Federal de Psicologia. Cartilha de Avaliação Psicológica. 2013.
De acordo com o conceito de entrevista
psicológica, assinale a alternativa que a descreve.
A entrevista de encaminhamento é utilizada em diversos contextos, inclusive na área educacional/escolar e pode ser uma decorrência da entrevista diagnóstica, por exemplo, o encaminhamento para psicoterapia. Entretanto, também existem aquelas entrevistas de encaminhamento que decorrem de uma breve entrevista inicial, que funciona como uma triagem com a finalidade apenas de avaliar a demanda do indivíduo para que se possa propor o seguimento do atendimento. É bastante comum que isso ocorra, conforme Tavares (2000), em serviços de saúde pública. A entrevista de triagem e encaminhamento servirá especialmente para avaliar a gravidade da crise, se é necessário encaminhar para avaliação psiquiátrica imediatamente, para qual profissional encaminhar e assim por diante. Nesse sentido, um aluno, ao passar pelo processo de entrevista de triagem e ser encaminhado para um psicólogo clínico, levará um documento sobre si.
SANTOS, S. G. A entrevista em avaliação psicológica. Revista Especialize On-line. Goiânia – ed. Especial vol1 n.08. 2014. Acesso em: mar. 2018.
Conselho Federal de Psicologia. Regulamentação n.007/2003.
Considerando o modelo de encaminhamento
proposto pelo psicólogo, em conjunto com a Resolução
007/2003 (Manual de Elaboração de Documentos
Escritos), o documento a ser encaminhado para o
psicólogo clinico será:
Desde o nascimento e ao longo do percurso de sua existência, todo o indivíduo estabelece diferentes vínculos com pessoas, grupos, instituições, partidos políticos, ideologias, dentre outros. Sob a perspectiva psicológica, a formação de vínculos dá-se através de pressupostos da aprendizagem social, da teoria psicanalítica, da teoria cognitivo-comportamental, bem como da teoria etológica do apego. Podemos ainda encontrar explicações sobre vínculos sociais em microteorias sobre processos de identificação social, categorização social, comparação social e no princípio de iniquidade. Dentro das organizações, o vínculo entre empresa e empregado é de grande valia, existindo uma relação de troca entre empregado e organização. Nesse processo de permuta, as organizações planejam atrair, manter e incentivar seus membros trabalhadores através de políticas de gestão de pessoas.
José Carlos Zanelli, Jairo Eduardo Borges-Andrade e Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Nessa perspectiva de vínculo e sobre o processo de troca entre empregado e organizações, assinale a alternativa correta.
Diversidade cultural é definida como uma representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais que têm significações culturais distintas. O conceito de identidade grupal relaciona-se à identificação física e cultural com um determinado grupo social e à subsequente não identificação com outros grupos conhecidos que determinam, por sua vez, os limites do próprio grupo (Cox, 1994). O gerenciamento da diversidade está-se em grande parte tratando do desenvolvimento e estabelecimento de normas organizacionais que valorizam as diferenças entre os grupos para a melhoria da efetividade organizacional e não que promovam essa efetividade apesar das diferenças. A maioria das pessoas acredita que a diversidade no trabalho refere-se apenas ao aumento da representação racial, nacional, de gênero ou classe. Considerando apenas essas fontes, as organizações seguem um dos dois caminhos na gestão da diversidade: em nome da igualdade e da justiça ou de uma forma mais abrangente, como uma forma de obter abordagens novas e significativas ao trabalho. Essas duas perspectivas têm guiado a maioria das iniciativas de gerenciamento da diversidade em: perspectiva da discriminação e justiça; perspectiva do acesso e legitimidade e perspectiva da aprendizagem e efetividade.
José Carlos Zanelli, Jairo Eduardo Borges-Andrade e Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Sobre as perspectivas da gestão da diversidade acima expostas, assinale a alternativa correta.
A motivação é o processo que gera estímulos e interesses para a vida das pessoas e estimula comportamentos e ações, sendo o mecanismo que justifica, explica, estimula. Motivação, dentro das organizações, portanto, é vital na dinâmica entre pessoas, influenciando diretamente na eficácia das reações, e possui dois vetores: motivação externa e motivação interna. Motivação interna é caracterizada pelo conjunto de percepções que o indivíduo tem sobre sua existência, como ele valoriza e gosta dos próprios pensamentos e comportamentos, enquanto que a motivação externa é formada pelo conjunto de valores, missão e visão de um determinado ambiente que permite relações interpessoais adequadas, feitas dentro de um clima que leve à realização das pessoas nesse ambiente.
CASTRO, A.P (2002) Motivação; in BOOG, G. Manual de gestão de pessoas e equipes: estratégias e tendências, vol.1. São Paulo: Editora Gente, 2002. (Adaptado)
Diante do exposto, assinale a alternativa corretas
sobre as fontes de motivação interna.
A compreensão do termo QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) vem sofrendo mudanças ao longo do tempo e das relações de trabalho, principalmente na sociedade moderna, que está em constante evolução. A QVT passou a ser um tema multifacetado, sendo discutido com enfoque multidisciplinar. Segundo LimongiFrança, há alguns desencadeadores de QVT que são típicos em nossa sociedade pós industrial. São caracterizados por: por vínculos e estrutura da vida pessoal; fatores socioeconômicos; metas empresariais; e pressões organizacionais.
Limongi-França, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial/Ana Cristina Limongi-França. – 2.ed. – São Paulo: Atlas, 2011.
Dessa forma, assinale a alternativa que descreve
corretamente o termo QVT.
Segundo Sznelwar e Zidan (2000), “Os aspectos que foram considerados como fundamentais para a gênese do sofrimento das pessoas são os que se referem à forte pressão temporal caracterizada pela necessidade constante de se superar; insuficiência de pausas e de intervalos; fortes restrições de diálogos; restrições à livre movimentação; manutenção constante da atenção e fortes solicitações da memória; estímulo à competitividade entre os colegas; conflitos constantes entre os superiores hierárquicos e fragmentação e inserção muito limitada das tarefas no processo de produção”.
Limongi-França, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial/Ana Cristina Limongi-França. – 2.ed. – São Paulo: Atlas, 2011.
Sobre as doenças ocupacionais e os Dort (Distúrbios osteomusculares relacionados com o trabalho), assinale a alternativa correta.
Aconselhamento psicológico pode ser considerado genericamente como uma experiência que visa a ajudar as pessoas a planejar, tomar decisões, lidar com a rotina de pressões e crescer, com a finalidade de adquirir uma autoconfiança positiva. Pode ser considerada uma relação de ajuda que envolve quem busca auxilio de alguém disposto a ajudar e apto pra essa tarefa, em uma situação que possibilite esse dar e receber apoio.
SCORSOLINI-COMUM, F. Aconselhamento psicológico e psicoterapia: aproximações e distanciamentos. Contexto Clínic [online]. Vol 7, n.1. p. 02-14. 2014.
Com base na definição de aconselhamento psicológico do texto acima, analise as assertivas abaixo.
I. Trata-se de um processo que envolve respostas aos sentimentos e pensamentos do cliente.
II. Envolve aceitação básica e percepções e dos sentimentos dos clientes.
III. Tem caráter difamatório e existência de condições ambientais para que se estabeleça a relação de ajuda.
IV. A demanda pelo aconselhamento deve partir das pessoas que estão próximas ao paciente.
V. O foco da orientação está no processo de comunicação entre aconselhador e paciente.
A partir do exposto, assinale a alternativa que contém as assertivas corretas.