Questões de Concurso Público UNEMAT 2018 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 10 questões

Q909141 Enfermagem
Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Humanizar o SUS requer estratégias que são construídas entre os trabalhadores, usuários e gestores do serviço de saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Politica Nacional de Humanização. 1ª edição. 1ª reimpressão, Brasília, p. XX, 2013. Disponível em: w w w . saude.gov.br/bvs/humanizacao Acesso em jan. 2018.
Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa que apresenta os princípios norteadores da PNH.
Alternativas
Q909142 Enfermagem
A Eletrocardiografia é a transmissão de impulsos cardíacos a uma representação gráfica, que registra a atividade elétrica do coração e identifica alterações. O Eletrocardiógrafo é um equipamento que necessita de manutenção e observações necessárias, que poderão ser realizadas também pelo técnico de enfermagem na unidade de saúde em que atua. Tendo em vista a afirmação acima, considere as assertivas:
I. Utilização de produtos químicos com derivados de benzina para limpar os acessórios. II. Lavagem dos eletrodos uma vez por semana, utilizando-se água e sabão neutro com uma escova. III. Remoção das pilhas ou baterias, se o equipamento for ficar inativo por um período superior a 30 dias. IV. Utilização de abrasivos e produtos pontiagudos para limpeza contínua dos eletrodos escurecidos. V. Limpar os cabos com água e sabão neutro, quando necessário, tomando o cuidado de secar bem os conectores.
BRASIL, Manual técnico: normatização das rotinas e procedimentos de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde / Secretaria da Saúde, Coordenação da Atenção Básica. Série Enfermagem, 2. ed. - São Paulo: SMS, p. 89, 2014.
Considerando as afirmações acima, assinale a alternativa que apresenta aquelas cujos procedimentos para manutenção do Eletrocardiógrafo estão corretos.
Alternativas
Q909143 Enfermagem
A sistematização da assistência individual, familiar ou coletiva deve prever um planejamento e a escolha de um método científico para desenvolvimento ou execução de um programa. Esta execução, por sua vez, perpassará uma ou várias etapas de trabalho. A execução do processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente, envolvendo:
I. As ações ou intervenções médicas realizadas face aos diagnósticos médicos identificados. II. Os resultados alcançados como consequência das ações ou intervenções médicas e de enfermagem realizadas. III. Um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, família ou coletividade em um dado momento do processo de saúde e doença. V. Os diagnósticos de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade em um dado momento do processo saúde e doença. V. As ações ou intervenções de enfermagem realizadas face aos diagnósticos de enfermagem identificados.
BRASIL, Manual técnico: normatização das rotinas e procedimentos de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde/Secretaria da Saúde, Coordenação da Atenção Básica. Série Enfermagem, 2. ed. - São Paulo: SMS, p. 28, 2014.
Assinale a alternativa que expõe as ações que devem ser registradas formalmente no processo de Enfermagem.
Alternativas
Q909144 Enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta uma prática de enfermagem adequada à promoção da Segurança do Paciente, conforme previsto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Alternativas
Q909145 Enfermagem
Dentre os mais penosos e perigosos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem, estão a movimentação e o transporte de pacientes. A implementação de treinamentos e educação permanente acerca da mecânica corporal deve ser inserida como pauta nas instituições e escolas de saúde, para a prevenção de lesões musculoesqueléticas.
ALEXANDRE, N. M. C.; ROGANTE, M. M. Movimentação e transferência de pacientes: aspectos posturais e ergonômicos. Artigo original. Disponível em: w w w .ee.usp.br/reeusp/upload/html/510/body/v34n2a06.htm Acesso em: jan. 2018.
Assinale a alternativa que contém o procedimento inadequado devido ao risco aumentado de lesões musculoesqueléticas, provenientes do mal uso da mecânica corporal pela equipe de enfermagem.
Alternativas
Q909146 Enfermagem
O código de ética da enfermagem, ainda em vigor, aprovado pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 311/2007, estabelece normas e princípios, direitos e deveres pertinentes à conduta ética dos profissionais da enfermagem. Das relações com a pessoa, família e coletividade, este código de ética dispõe que é dever da equipe de enfermagem assegurar à pessoa, família e coletividade uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Código de ética dos profissionais de enfermagem. Resolução no 311/2007. Disponível em http://w w w .portalcofen.gov. Acesso em dez. 2017.
Considerando o Código de Ética da Enfermagem do COFEN nº 311/2007, assinale a alternativa que apresenta a situação fictícia que exemplifica a ocorrência de imperícia desenvolvida pelo técnico de enfermagem:
Alternativas
Q909147 Enfermagem
    P.J.S., 65 anos, sexo masculino, natural da cidade de Margarida, segundo dia de internação, deu entrada na clínica cirúrgica após ser submetido a uma laparotomia exploratória e a uma apendicectomia. Apresenta-se sonolento, hipocomunicativo e hipocorado. Apresenta uma ferida cirúrgica fechada de aproximadamente 20 cm, com secreção serossanguinolenta em pouca quantidade na região abdominal, longitudinalmente e, na região de quadrante inferior esquerdo, uma ferida com a colocação de Dreno de Penrose, pouco secretiva, com coloração sanguinolenta e odor característico.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução no 501/2015. Regulamenta a competência da equipe de enfermagem no cuidado às feridas e dá outras providências. Disponível em http:// http://w w w .cofen.gov.br/w pcontent/uploads/2015/12/Pub.DOU_Res_501-15.pdf. Acesso: dez. 2017.
    Considerando o caso hipotético e as competências técnicas da equipe de enfermagem previstas pela Resolução COFEN nº 501/2015, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q909148 Enfermagem

Texto para responder a questão


    Para receber sua alta hospitalar, a paciente A.M.P precisa receber por via endovenosa a última dose de 250 mg de ampicilina e terminar a infusão de Soro Fisiológico (SF) 0,9% que está recebendo. A acompanhante pergunta ao técnico de enfermagem quando a infusão do Soro Fisiológico irá terminar para que possam retornar ao seu domicílio. O técnico de enfermagem percebe que há ainda 300ml da solução e o gotejamento está a 45 gotas/minuto e que, na farmácia, há apenas frascos de 1,0 grama de ampicilina.


CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento. São Paulo: COREN-SP, 2017.

Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta o tempo correto que a paciente deverá aguardar para que a hidratação com o SF 0,9% termine e ela possa retornar ao seu domicílio.
Alternativas
Q909149 Enfermagem

Texto para responder a questão


    Para receber sua alta hospitalar, a paciente A.M.P precisa receber por via endovenosa a última dose de 250 mg de ampicilina e terminar a infusão de Soro Fisiológico (SF) 0,9% que está recebendo. A acompanhante pergunta ao técnico de enfermagem quando a infusão do Soro Fisiológico irá terminar para que possam retornar ao seu domicílio. O técnico de enfermagem percebe que há ainda 300ml da solução e o gotejamento está a 45 gotas/minuto e que, na farmácia, há apenas frascos de 1,0 grama de ampicilina.


CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento. São Paulo: COREN-SP, 2017.

Considerando que a ampicilina será diluída em 10 ml de água destilada, quanto(s) mililitro(s) (mL) deverá(ão) ser administrado(s) para atingir a dose prescrita?
Alternativas
Q909150 Enfermagem

Considerando a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem 0450/2013, assinale a opção que dispõe sobre a atuação esperada para a equipe de enfermagem quanto à Sondagem Vesical (SV), conforme o “Parecer Normativo para Atuação da Equipe de Enfermagem em Sondagem Vesical”.


CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução no 0450/2013. Normatiza o procedimento de Sondagem Vesical no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Disponível em http://www .cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-04502013-4_23266.html Acesso em: jan. 2018.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: B
5: E
6: B
7: D
8: A
9: B
10: D