Questões de Concurso Público Prefeitura de Maracajá - SC 2020 para Enfermeiro ESF

Foram encontradas 23 questões

Q1708056 Enfermagem
Com base na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (7.498 de 25 de junho de 1986), analise as afirmativas a seguir:
I – A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.
II – O Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe, como integrante da equipe de saúde, prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
III – O Enfermeiro pode realizar parto sem distócia somente quando tiver o título de especialista em obstetrícia.
IV – Auxiliares e Técnicos de Enfermagem somente podem desempenhar suas funções sob orientação e supervisão de Enfermeiro, com exceção dos técnicos que trabalham em laboratórios de análises clínicas.
Assinale a alternativa que representa as afirmativas INCORRETAS:
Alternativas
Q1708058 Enfermagem
Com base na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (7.498 de 25 de junho de 1986), analise as afirmativas a seguir:
I – Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem.
II – Organização e direção dos serviços de saúde e de suas atividades técnicas e auxiliares.
III – Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
IV – Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem.
Dentre as atividades elencadas, qual NÃO é privativa do Enfermeiro?
Alternativas
Q1708060 Enfermagem
Segundo a Lei 8142 de 28 de dezembro de 1990, o SUS conta, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:
Alternativas
Q1708061 Enfermagem
Com base na Política Nacional de Atenção Básica (Portaria 2436 de 21 de setembro de 2017), e em relação a Estratégia Saúde da Família, analise as afirmativas a seguir:
I – É a estratégia prioritária de atenção à saúde.
II – O Número de ACS depende da base populacional e o número máximo de pessoas por ACS é de 750.
III – O Número de ACS depende da base populacional e o número máximo de pessoas por ACS é de 850.
IV – Sua equipe mínima é composta por, pelo menos, Enfermeiro, Médico, Técnico ou Auxiliar de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS), com ou sem saúde bucal.
V - Sua equipe mínima é composta por, pelo menos, Enfermeiro, Médico, Técnico ou Auxiliar de Enfermagem e Agente de Endemias, com ou sem saúde bucal.
Estão CORRETAS as afirmativas:


Alternativas
Q1708062 Enfermagem
Qual a IST com maior taxa de transmissão vertical no Brasil?
Alternativas
Q1708063 Enfermagem
O Ministério da Saúde desenvolve ações com vistas a promoção da segurança do paciente, por meio de medidas de educação e divulgação das boas práticas para profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, e com ações preventivas como a implementação das seis metas da OMS. Analise as afirmativas a seguir:
I – Identificar corretamente o paciente.
II – Melhorar a comunicação entre os pacientes.
III – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos.
IV – Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente incertos.
V – Higienizar as mãos para evitar infecções.
VI – Reduzir as internações.
Fazem parte das seis metas da OMS as afirmativas:
Alternativas
Q1708064 Enfermagem
O suicídio é um problema de saúde pública e sua complexidade envolve fatores de risco e fatores de proteção. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco para o suicídio são:
I – Transtornos mentais, como esquizofrenia e transtornos de humor.
II – Não usar álcool e outras drogas.
III – Tentativas futuras de suicídio.
IV – Doenças orgânicas crônicas e com estigma social.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1708065 Enfermagem
Com base na Política Nacional de Atenção Básica (Portaria 2436 de 21 de setembro de 2017), as ações e serviços da Atenção Básica deverão seguir padrões essenciais e ampliados. Assinale a alternativa que conceitua os valores essenciais e ampliados, respectivamente:
Alternativas
Q1708066 Enfermagem
Segundo a Resolução COFEN 358 de 2009, as etapas do Processo de Enfermagem são, respectivamente:
Alternativas
Q1708067 Enfermagem
Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde a certificação de país livre do Sarampo, porém, perdeu a certificação em 2018, após serem registrados 10.262 casos. Em 2019, de acordo com o Ministério da Saúde, foram confirmados 561 casos de sarampo entre os meses de janeiro a julho. A vacinação é a forma mais eficaz e segura para prevenção de doenças como o sarampo. Assinale a alternativa que melhor representa o esquema vacinal básico para combater o sarampo:
Alternativas
Q1708068 Enfermagem
A vacina pentavalente garante a proteção contra quais doenças?
Alternativas
Q1708069 Enfermagem
Mulher de 34 anos, solteira, chega na unidade de saúde para consulta de Enfermagem e refere disúria, polaciúria, urgência miccional e hematúria leve. O profissional Enfermeiro avalia estar diante de um quadro de Infecção urinaria, realizou consulta de Enfermagem e investigou os sinais de alerta.
Assinale a alternativa que corresponda a dois sinais de alerta para Infecção urinária:
Alternativas
Q1708070 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde, a Gestação de Alto Risco é “aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada. Trata-se de uma situação limítrofe que pode implicar riscos tanto para a mãe quanto para o feto e há um determinado número de gestantes que, por características particulares, apresentam maior probabilidade de evolução desfavorável, são as chamadas “gestantes de alto risco”. São fatores de risco para gestação de alto risco:
Alternativas
Q1708071 Enfermagem
Com base nas orientações do Ministério da Saúde em relação aos cânceres do colo do útero, ovário e mama. Analise as afirmativas a seguir:
I – O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV) em 10% das ocorrências deste câncer.
II – O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 20% a 30% do total de casos da doença.
III – O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero.
IV – O câncer do colo do útero e o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina do Brasil.
V – O câncer do colo do útero tem como alguns de seus fatores de risco o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, o tabagismo e o início precoce da atividade sexual.
VI – Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de risco para o câncer de mama.
VII – A menarca (primeira menstruação) precoce (antes dos 12 anos) e a idade tardia na menopausa (após os 52 anos) podem estar associadas a risco aumentado de câncer de ovário.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q1708072 Enfermagem
Conforme o Ministério da Saúde, os Pontos de Atenção da RUE para o Cuidado Integral a saúde da Criança são:
Alternativas
Q1708073 Enfermagem
A dengue caracteriza-se por uma série de sintomas inespecíficos, os quais, em muitas vezes, são confundidos com outros quadros virais comuns, devendo o profissional enfermeiro estar atento aos critérios clínicos-epidemiológico de inserção e descarte desta patologia, assim como aos sinais de alarme.
Segundo o Ministério da Saúde, são sinais de alarme, EXCETO:
Alternativas
Q1708074 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde, as DCNT se constituem como o grupo de doenças de maior magnitude no país e atingem indivíduos de todas as camadas socioeconômicas, de forma mais intensa, aqueles pertencentes a grupos vulneráveis, como os idosos e os de baixa escolaridade e renda. Assinale a alternativa que corresponda as DCNTs de maior impacto na saúde do Brasileiro:
Alternativas
Q1708075 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco para DCNT são responsáveis, em grande parte, pela epidemia de sobrepeso e obesidade, pela elevada prevalência de hipertensão arterial e pelo colesterol alto. Assinale a alternativa que corresponda aos principais fatores de risco para DCNT:
Alternativas
Q1708076 Enfermagem
Com base nas orientações do Ministério da Saúde, o rastreamento para hipertensão arterial deve ser realizado da seguinte forma:
Alternativas
Q1708077 Enfermagem

Com base no fragmento da Consulta de Enfermagem a seguir, assinale a alternativa com os dois Diagnósticos de Enfermagem mais adequados para a situação, devidamente fundamentados.


Um homem de 53 anos de idade, aposentado, tabagista e com ensino fundamental incompleto, faz acompanhamento há dois meses na Unidade de Saúde da Família para tratamento de Hipertensão. Não trabalha devido ao problema de saúde e não gosta de praticar exercícios físicos. Segundo ele, assistir televisão é sua principal atividade de lazer. Relata que ingere muita água, que faz três refeições diárias e que está com dificuldades para dormir, acordando várias vezes durante a noite. Em determinada ocasião, compareceu para consulta de enfermagem relatando dor no pé direito. Ao exame físico, constatou-se peso corporal de 99 kg, 1,70 m de altura, índice de massa corporal (IMC) de 34,25 kg/m2 e pressão arterial de 180 x 90 mmHg. O resultado do HGT às 06:30 foi de 120 mg/dL.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: B
6: A
7: D
8: C
9: D
10: C
11: B
12: A
13: C
14: D
15: B
16: D
17: A
18: C
19: D
20: B