Questões de Concurso Público Prefeitura de Maracajá - SC 2020 para Farmacêutico
Foram encontradas 19 questões
I. O receituário de medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial tem validade somente na unidade federativa em que foi emitido. II. Na Notificação de Receita B, é permitida a prescrição de medicamento para tratamento de até 60 dias. III. Pode-se prescrever substâncias ou medicamentos antiparkinsonianos e anticonvulsivantes para até 6 (seis) meses de tratamento. IV. A Notificação de Receita A tem validade de 30 dias em todo território nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. A receita pode ser prescrita em receituário simples, em duas vias e conter o nome completo, idade e sexo do paciente. Todos estes dados devem ser preenchidos pelo prescritor. Entretanto, nos casos em que a receita não contenha os dados de idade e sexo do paciente, estes poderão ser preenchidos pelo farmacêutico responsável pela dispensação. II. A segunda via da receita pode se tratar de uma cópia carbonada ou de uma cópia simples da primeira via, não sendo obrigatória a inscrição “segunda via”. III. A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 30 (trinta) dias a contar da data de sua emissão. IV. Em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. A farmacocinética estuda a atividade do fármaco no interior do organismo a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos. II. Com os conhecimentos de farmacodinâmica é possível adequar posologia, via de administração e intervalo entre cada dose, visando melhorar o resultado terapêutico e, ao mesmo tempo, reduzir a probabilidade de desenvolver efeitos tóxicos potenciais. III. A biodisponibilidade de um fármaco descreve a proporção e velocidade de aparecimento na corrente sanguínea de determinada dose administrada.
Está CORRETA a alternativa:
(1) Componente Básico da Assistência Farmacêutica (2) Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (3) Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica
( ) O acesso a este Componente se dá através de abertura de processo administrativo, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo deste Componente, ao qual o município onde reside está vinculado. ( ) Destina-se a garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico. O acesso a esses medicamentos está condicionado à notificação compulsória junto à Vigilância Epidemiológica. ( ) Os medicamentos que fazem parte deste componente são financiados pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios. No âmbito deste componente, além do repasse financeiro, aos Estados e/ou Municípios, o Ministério da Saúde também é responsável pela aquisição e distribuição das insulinas Humanas NPH e Regular, entre outros itens.
I. Inibidores seletivos da reabsorção de serotonina. II. Inibidores seletivos da reabsorção de noradrenalina. III. Bloqueadores inespecíficos da absorção da monoamina.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) A assistência farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, apenas no âmbito coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. ( ) O conjunto de ações de que trata a assistência farmacêutica envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços de análises clínicas, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. ( ) A Assistência Farmacêutica é uma atividade privativa do profissional Farmacêutico e suas ações dizem respeito somente a ele. ( ) A Assistência Farmacêutica possui como importantes marcos históricos a aprovação da Política Nacional de Medicamentos e Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
I. Promoção do uso racional de medicamentos. II. Desenvolvimento científico e tecnológico. III. Reorientação da Assistência Farmacêutica. IV. Atualização permanente da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). V. Promoção da produção de medicamentos.
Das afirmativas acima são CORRETAS:
I. Os medicamentos dispensados por esse sistema são entregues à equipe de enfermagem de forma a não requerer manipulação antes da administração. II. Os medicamentos não administrados em um determinado período de, no máximo, 24 horas podem ser armazenados na unidade de internação pela equipe de enfermagem para uso após este prazo. III. Redução de custos com medicamentos devido ao melhor controle de estoque e faturamento, além da redução do tempo gasto pela enfermagem para separar os medicamentos. IV. Esse sistema facilita o cumprimento dos planos terapêuticos e permite detectar omissões de doses.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS.