Questões de Concurso Público Prefeitura de Braço do Norte - SC 2023 para Professor - Língua Portuguesa
Foram encontradas 8 questões
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 5.
UM ARRISCADO ESPORTE NACIONAL
(1º§) Os leigos sempre se medicaram por conta própria, já que de médico e louco todos temos um pouco, mas esse problema jamais adquiriu contornos tão preocupantes no Brasil como atualmente. Qualquer farmácia conta hoje com um arsenal de armas de guerra para combater doenças de fazer inveja à própria indústria de material bélico nacional. Cerca de 40% das vendas realizadas pelas farmácias nas metrópoles brasileiras destinam-se a pessoas que se automedicam. A indústria farmacêutica de menor porte e importância retira 80% de seu faturamento da venda "livre" de seus produtos, isto é, das vendas realizadas sem receita médica.
(2º§) Diante desse quadro, o médico tem o dever de alertar a população para os perigos ocultos em cada remédio, sem que, necessariamente, faça junto com essas advertências uma sugestão para que os entusiastas da automedicação passem a gastar mais em consultas médicas. Acredito que a maioria das pessoas se automedica por sugestão de amigos, leitura, fascinação pelo mundo maravilhoso das drogas "novas" ou simplesmente para tentar manter a juventude. Qualquer que seja a causa, os resultados podem ser danosos.
(3º§) É comum, por exemplo, que um simples resfriado ou uma gripe banal leve um brasileiro a ingerir doses insuficientes ou inadequadas de antibióticos fortíssimos, reservados para infecções graves e com indicação precisa. Quem age assim está ensinando bactérias a se tornarem resistentes a antibióticos. Um dia, quando realmente precisar de remédio, este não funcionará. E quem não conhece aquele tipo de gripado que chega a uma farmácia e pede ao rapaz do balcão que lhe aplique uma "bomba" na veia, para cortar a gripe pela raiz? Com isso, poderá receber, na corrente sanguínea, soluções de glicose, cálcio, vitamina C, produtos aromáticos − tudo sem saber dos riscos que corre pela entrada súbita destes produtos na sua circulação.
(MEDEIROS, Geraldo. − Revista VEJA − dezembro de 2005.) - (armazemdetexto.blogspot.com)) .
Considerando que "função" é a intenção, marque a função da linguagem que predomina no trecho do (2º§), transcrito a seguir:
"Diante desse quadro, o médico tem o dever de alertar a população para os perigos ocultos em cada remédio, sem que, necessariamente, faça junto com essas advertências uma sugestão para que os entusiastas da automedicação passem a gastar mais em consultas médicas".
Se o processo constitutivo de um texto é resultante de uma bagagem do próprio autor, podemos associar essa ação à intertextualidade, já que o texto foi criado por alguém que leu inúmeros outros textos. Logo, estabelece-se uma conexão implícita devido ao que Kristeva (2005, p. 185) vai chamar de "absorção de uma multiplicidade de textos (de sentidos)", graças ao possível espaço intertextual.
(Fonte:13ª Jornada Nacional de Literatura (upf.br)) − (P.4).
Interdiscursividade é o processo em que incorporam percursos temáticos e/ou percursos figurativos, temas e/ou figuras de um discurso em outro (+ ideológico).
(Fonte:https://www5.pucsp.br/cps/downloads/biblioteca /encontro_2_sem_filme.pdf#:~:text=Interdiscursividade).
Sobre o contexto de "intertextualidade e interdiscursividade", marque a alternativa INCORRETA:
Marque a frase escrita no sentido denotativo:
As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma das funções faz relação com um dos elementos da comunicação, que também são seis: emissor, receptor, código, canal, mensagem, referente.
(MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. Ed. Scipione. São Paulo).
Nesse contexto, sabendo que Chico Buarque usa verbos no modo imperativo com a intenção de fazer contato direto com o receptor, marque a alternativa com o nome da função da linguagem que predomina no poema:
Bom Conselho
Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança
Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
(Chico Buarque)
Coesão e coerência são atributos indispensáveis, porque eles favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. (...).
(MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (planalto.gov.br)) − (P.19/20).
Entre os elementos que estabelecem a "Coesão e coerência" não se pode incluir o que se apresenta na alternativa: