Questões de Concurso Público Prefeitura de Macieira - SC 2024 para Professor de História
Foram encontradas 3 questões
Organização Mundial do Comércio (OMC) advertiu que as tensões geopolíticas começam a impactar nos fluxos comerciais comerciais em todo o mundo
'Desde o início da década, o comércio global vive uma era de incertezas. A pandemia de covid-19 foi o primeiro e mais duro golpe na economia mundial, levando a uma recessão generalizada e provocando crises que ainda não foram superadas. Na sequência, quando o mundo mal começava a vida pós-pandemia, a guerra entre Ucrânia e Rússia — que levou o país de Vladimir Putin a ser severamente punido em termos econômicos pelo resto do planeta —, também deu sua parcela de contribuição para a desorganização das cadeias produtivas globais.
https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2023/11/6655467 -o-brasil-no-caminho-da-desglobalizacao.html#google_vignette
O processo de Desglobalização apresenta como característica:
O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada "família COP", formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.
Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a COP 30 será diferente de todas as outras. "Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem", sentenciou o presidente.
https://www.gov.br/planalto/pt-br/agenda-internacional/missoesinternacionais/cop28/cop-30-no-brasil
Os movimentos ambientalistas buscam:
Após 4 décadas, MST é um dos maiores movimentos populares da América Latina e o maior do Brasil
Há exatos 40 anos, na cidade de Cascavel (PR), pouco menos de 100 pessoas participavam do encontro que fundaria o maior movimento popular camponês do país e um dos maiores da América Latina. Quadro décadas depois, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está organizado em 24 estados, com 185 cooperativas, 1,9 mil associações, 120 agroindústrias, cerca de 400 mil famílias assentadas e outras 70 mil vivendo em acampamentos.
Em uma estimativa simples, segundo a média nacional de 2,79 de pessoas por residência constatada pelo Censo de 2022, ao menos 1,3 milhão de pessoas são integrantes e vivem em territórios organizados pelo MST.
https://www.brasildefato.com.br/2024/01/22/mst-completa-40-anose-se-torna-o-movimento-popular-campones-mais-longevoda-historia-do-brasil
O processo de reforma agrária idealizado pelo MST Movimento Nacional dos trabalhadores Rurais Sem Terra utiliza qual princípio constitucional?